Graduação em Letras - Português/Espanhol e Respectivas Literaturas (Licenciatura) (Goiânia, Goiás)
Instituto Cuiabano de Educação
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Localização:Goiânia - Goiás
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Para concretizar sua política de formação, a coordenação do ISE tem como filosofia:
"Promoção de ensino de qualidade através da criação e desenvolvimento de atividades acadêmicas que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes essenciais à formação humana e profissional."
A partir dessa filosofia, os projetos pedagógicos foram consolidados num conjunto de princípios que configuram sua identidade e expressam sua missão:
"Servir como elemento de desenvolvimento e construção do saber, criando alternativas de soluções para os problemas postos pela sociedade, referenciando-se na ciência e tecnologia como fator de avanço e progresso da humanidade."
O curso de Letras destina-se à formação de profissionais na área de linguagens (verbal e não verbal) que venham a atuar em vários campos sociais da educação, decorrentes das novas necessidades e demandas socioculturais e econômicas. Tais campos são as escolas e os sistemas escolares, a pesquisa educacional, os movimentos sociais, as diversas mídias, as atividades de animação cultural e lazer e outros que se fizerem necessários.
Para o enfrentamento de exigências colocadas pelo mundo contemporâneo, são requeridos dos educadores novos objetivos, novas habilidades cognitivas, mais capacidade de pensamento abstrato e flexibilidade de raciocínio, capacidade de percepção de mudanças. Para tanto, repõe-se a necessidade de formação geral e profissional implicando o repensar dos processos de aprendizagem e das formas do aprender a aprender, a familiarização com os meios de comunicação e o domínio da linguagem da mídia, o desenvolvimento de competências comunicativas e capacidades criativas para análise de situações novas.
Assim, na sua concepção, o currículo do curso privilegia os conteúdos necessários ao desenvolvimento das competências exigidas para o exercício profissional tratando-os nas suas diferentes dimensões, tais como: na sua dimensão conceitual – na forma do saber conhecer, teorias, informações, conceitos, na sua dimensão procedimental – na forma do saber fazer e na sua dimensão atitudinal – na forma do saber ser, constituído por valores e atitudes que estarão em jogo na situação profissional. Os diferentes âmbitos do conhecimento profissional do professor prevêem conteúdos com essas diferentes dimensões. A seleção dos conteúdos deve, por essa razão, levar em conta a situação de um trabalho com a linguagem para auxiliar os alunos, futuros professores, a superarem os problemas constantes de produção de leitura e de escrita.
OBJETIVOS GERAIS:
• Proporcionar ao acadêmico uma fundamentação teórica sólida de leitura e de escrita, permitindo-lhe estabelecer dialogicamente uma relação entre a realidade educacional existente e a realidade desejada;
• Possibilitar ao acadêmico uma formação holística externalizando uma visão sistêmica de mundo, cada vez mais consistente e coesa com as novas mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e profissionais pelas quais passa a sociedade;
• Proporcionar ao acadêmico pressupostos teóricos consistentes permitindo-o uma mudança na concepção do processo de leitura /escrita e de uma transformação da prática pedagógica, imbricada no seu cotidiano;
• Formar professores capazes de adequar o universo da língua materna e línguas estrangeiras em suas diversas variedades e usos, percebendo que na sua prática o professor atua como mediador entre o aluno e o conhecimento como aspectos centrais;
• Propiciar espaços importantes a ser, competentemente, preenchidos na luta pela progressiva democratização e transformação da escola;
PERFIL PROFISSIONAL
O perfil do profissional que pretendemos formar está sintonizado com o projeto de futuro, como profissional que irá atuar no terceiro milênio, o que pressupõe a capacidade de utilizar os recursos da língua oral e escrita, de articular a expressão lingüística e literária com os sistemas em relação aos quais os recursos expressivos da linguagem se tornam significativos:
• Capacidade de organização, expressão e comunicação do pensamento em situações formais e em língua culta;
• Domínio teórico e descritivo dos componentes fonológico, morfo-sintático, léxico, semântico e pragmático da língua portuguesa;
• Domínio das diferentes noções de gramática e (re) conhecimento das variedades lingüísticas existentes, bem como dos vários níveis e registros de linguagem;
• Capacidade de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento de uma língua, em particular da língua portuguesa;
• Capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e linguagem, incluindo problemas de ensino da língua materna, à luz de diferentes teorias;
• Capacidade de analisar criticamente as diferentes teorias que fundamentam as investigações de língua e linguagem;
• Domínio ativo e crítico de um repertório representativo de literatura em língua portuguesa;
• Domínio do conhecimento histórico e teórico necessário para refletir sobre as condições sob as quais a escrita se torna literatura.
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