Graduação em Letras - Português/Espanhol e Respectivas Literaturas (Licenciatura) (Pelotas, Rio Grande do Sul)
Universidade Federal de Pelotas
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Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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A Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas proposta neste Projeto deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua (s) e/ou literatura (s) capazes de: a) dominar o uso da língua portuguesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas; b) compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de explicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares; c) empenhar-se no combate ao preconceito lingüístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto quanto no ensino da língua padrão; d) dominar o uso da língua estrangeira objeto de seu curso, em manifestações orais e escritas; e) aplicar teorias lingüísticas à análise dos diversos níveis da (s) língua (s) objeto de seu estudo; f) analisar obras representativas da literatura correspondente à língua objeto de estudo, como forma de conhecimento de culturas diversas, engajamento social, compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, ou como forma de punição, que possa concorrer para o desenvolvimento de sua sensibilidade estética; g) dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso; h) analisar criticamente materiais didáticos e paradidáticos; i) utilizar multimeios como recursos didáticos; j) executar planos de ação interdisciplinar; k) conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania; l) conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.
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