Graduação em Letras - Português, Inglês e suas Literaturas (Licenciatura) (Botucatu, São Paulo)
Faculdades Integradas de Botucatu
DFP_
Localização:Botucatu - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O conhecimento de um idioma estrangeiro torna-se cada vez mais importante para o mercado de trabalho, porém, mais do que nunca, é necessário saber nossa própria língua, uma vez que, dizem os especialistas, quem não escreve o português corretamente não tem espaço no mundo do trabalho, pois o domínio da língua é importantíssimo em qualquer atividade produtiva. Esta importância crescente aumenta as oportunidades de trabalho do profissional de letras, já que sua função é estudar e ensinar a língua e a literatura de diversos países.
O que você pode fazer como profissional de Letras
Ensino: atuar em colégios públicos e particulares de ensino fundamental e médio. Com pós-graduação, lecionar em faculdades. Ensinar línguas estrangeiras em escolas de idiomas.
Como autônomo: utilizando a INTERNET, assessorar grupos de executivos, desenvolver atividades na área de comunicação e revisão de textos.
Resultado da última avaliação realizada pelo Ministério da Educação
Exame Nacional de Cursos - “Provão” - Conceito C.
Prova realizada em 2003.
Avaliação do Processo de Aprendizagem dos Alunos
A Avaliação é vista no contexto do desenvolvimento de competências, devendo-se considerar:
1. Avaliar o desempenho escolar, ou seja, avaliar as competências em desenvolvimento dos futuros profissionais dos diversos cursos é verificar não apenas se assimilaram os conhecimentos necessários, mas também, quanto e como eles se mobilizam para resolver situações problemas, reais ou simuladas, relacionadas, de alguma forma, com o exercício profissional.
2. Na avaliação do aproveitamento escolar, em função dos objetivos propostos, são utilizados, no decorrer de cada bimestre, dois ou mais instrumentos elaborados pelo professor e, se necessário coadjuvado pelo coordenador do curso.
3. A avaliação do desempenho escolar, parte integrante do processo ensino – aprendizagem, é feita por disciplina e incide sobre a freqüência e o aproveitamento escolar.
4. Para a avaliação do desempenho escolar o aluno é submetido à verificações parciais e exames finais.
5. Para aferição das notas, pode o professor submeter o aluno a formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar, tais como observação sistematizada, prova escrita, prova multidisciplinar, projetos, relatórios, seminário, painéis, pesquisas bibliográficas e de campo, estudos de casos e outros mecanismos de avaliação, incluindo-se a auto-avaliação.
6. A prova multidisciplinar (PMD), assim como todos os outros instrumentos já mencionados, destina-se a avaliar a aquisição de habilidades e competências consentâneas com o perfil do egresso que se pretende formar. Parte-se da idéia de que as competências profissionais são construídas ao longo do curso e que em cada série estas competências são específicas, embora interajam e dependam umas das outras. A prova é aplicada uma vez a cada semestre, contendo questões objetivas e descritivas correspondentes aos conteúdos curriculares que o aluno está cursando, apresentadas de forma contextualizada, através de vários instrumentos globalizadores, tais como os estudos de caso, os “cases” e outros.
7. Na elaboração e estabelecimento de critérios para a avaliação de provas, trabalhos e/ou seminários multidisciplinares participam os professores dos componentes curriculares pertinentes aos conteúdos a serem avaliados, de comum acordo com a classe e o coordenador do curso.
8. As formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar bem como os critérios são de conhecimento dos alunos e constam do Plano de Ensino.
9. Na elaboração dos instrumentos de avaliação é observada a norma de preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
10. Compete ao professor da disciplina elaborar os exercícios escolares, as provas intervalares e os exames finais, determinando as demais formas de avaliação a que devam se submeter os alunos, assim como julgar-lhes os resultados.
11. Os resultados da avaliação do aproveitamento escolar são sistematicamente registrados, analisados com o aluno e sintetizados numa nota única, bimestralmente enviada à Secretaria e, posteriormente publicado.
O aproveitamento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo dos resultados obtidos pelo aluno nos exercícios escolares, nas provas intervalares e, se for o caso, no exame final. O sistema de avaliação da formação ou desenvolvimento das competências profissionais está articulado a um programa de acompanhamento e orientação do futuro profissional e assistido, dentro de reais possibilidades, a uma estrutura monitorial para a superação das eventuais dificuldades nas disciplinas, sob o gerenciamento do professor e coordenação do curso.
O que você pode fazer como profissional de Letras
Ensino: atuar em colégios públicos e particulares de ensino fundamental e médio. Com pós-graduação, lecionar em faculdades. Ensinar línguas estrangeiras em escolas de idiomas.
Como autônomo: utilizando a INTERNET, assessorar grupos de executivos, desenvolver atividades na área de comunicação e revisão de textos.
Resultado da última avaliação realizada pelo Ministério da Educação
Exame Nacional de Cursos - “Provão” - Conceito C.
Prova realizada em 2003.
Avaliação do Processo de Aprendizagem dos Alunos
A Avaliação é vista no contexto do desenvolvimento de competências, devendo-se considerar:
1. Avaliar o desempenho escolar, ou seja, avaliar as competências em desenvolvimento dos futuros profissionais dos diversos cursos é verificar não apenas se assimilaram os conhecimentos necessários, mas também, quanto e como eles se mobilizam para resolver situações problemas, reais ou simuladas, relacionadas, de alguma forma, com o exercício profissional.
2. Na avaliação do aproveitamento escolar, em função dos objetivos propostos, são utilizados, no decorrer de cada bimestre, dois ou mais instrumentos elaborados pelo professor e, se necessário coadjuvado pelo coordenador do curso.
3. A avaliação do desempenho escolar, parte integrante do processo ensino – aprendizagem, é feita por disciplina e incide sobre a freqüência e o aproveitamento escolar.
4. Para a avaliação do desempenho escolar o aluno é submetido à verificações parciais e exames finais.
5. Para aferição das notas, pode o professor submeter o aluno a formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar, tais como observação sistematizada, prova escrita, prova multidisciplinar, projetos, relatórios, seminário, painéis, pesquisas bibliográficas e de campo, estudos de casos e outros mecanismos de avaliação, incluindo-se a auto-avaliação.
6. A prova multidisciplinar (PMD), assim como todos os outros instrumentos já mencionados, destina-se a avaliar a aquisição de habilidades e competências consentâneas com o perfil do egresso que se pretende formar. Parte-se da idéia de que as competências profissionais são construídas ao longo do curso e que em cada série estas competências são específicas, embora interajam e dependam umas das outras. A prova é aplicada uma vez a cada semestre, contendo questões objetivas e descritivas correspondentes aos conteúdos curriculares que o aluno está cursando, apresentadas de forma contextualizada, através de vários instrumentos globalizadores, tais como os estudos de caso, os “cases” e outros.
7. Na elaboração e estabelecimento de critérios para a avaliação de provas, trabalhos e/ou seminários multidisciplinares participam os professores dos componentes curriculares pertinentes aos conteúdos a serem avaliados, de comum acordo com a classe e o coordenador do curso.
8. As formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar bem como os critérios são de conhecimento dos alunos e constam do Plano de Ensino.
9. Na elaboração dos instrumentos de avaliação é observada a norma de preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
10. Compete ao professor da disciplina elaborar os exercícios escolares, as provas intervalares e os exames finais, determinando as demais formas de avaliação a que devam se submeter os alunos, assim como julgar-lhes os resultados.
11. Os resultados da avaliação do aproveitamento escolar são sistematicamente registrados, analisados com o aluno e sintetizados numa nota única, bimestralmente enviada à Secretaria e, posteriormente publicado.
O aproveitamento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo dos resultados obtidos pelo aluno nos exercícios escolares, nas provas intervalares e, se for o caso, no exame final. O sistema de avaliação da formação ou desenvolvimento das competências profissionais está articulado a um programa de acompanhamento e orientação do futuro profissional e assistido, dentro de reais possibilidades, a uma estrutura monitorial para a superação das eventuais dificuldades nas disciplinas, sob o gerenciamento do professor e coordenação do curso.
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