Graduação em Letras - Português/Inglês (Licenciatura) (Presidente Prudente, São Paulo)
			
						Universidade do Oeste Paulista
Localização:Presidente Prudente - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
OBJETIVO
 Formar docentes capazes de:
 - Articular as realidades histórico-culturais e histórico-sociais da comunidade da qual fazem parte;
 - Atuar na pesquisa, consciente de seu papel nas instituições de ensino;
 - Dar condições teórico-pedagógicas aos alunos, orientando-os de forma que possam atuar com competência nos contextos sociais, culturais e históricos, para procurar solucionar problemas relacionados à educação.
 VOCÊ SABIA?
 Que o acadêmico de Letras pode participar de semanas de estudo, sarau universitário, Simpósio de Iniciação Científica (SIC), Jornada de Educação, cursos de extensão universitária, viagens culturais (Museu da Língua Portuguesa, Masp, Memorial da América Latina), entre outras?
 PERFIL PROFISSIONAL
 A comunicação humana é o principal objeto de estudo do Curso de Letras. O aluno se ocupa, de maneira geral, dos diferentes aspectos da linguagem, que vão da gramática de uma língua - sua história e sua estrutura - até a mais alta expressão cultural e artística de um povo, que é a literatura produzida por ele.
 Nessa perspectiva, o graduado em Letras demonstra a capacidade de utilizar os recursos da língua oral e escrita, articulação da expressão lingüística e literária com os sistemas de referência além de desempenha o papel de multiplicador.
 Portanto, o perfil do graduado em Letras inclui:
 
 a)domínio técnico e descritivo dos componentes fonológicos, morfossintáticos, léxicos, semânticos e pragmáticos da língua em estudo, através de termos especializados;
 b)capacidade de organização, expressão e comunicação do pensamento em língua culta;
 c)domínio ativo e crítico de um repertório representativo de Literatura em Língua Portuguesa;
 d)domínio do conhecimento histórico e teórico necessário para refletir sobre as condições em que a escrita se torna literatura;
 e)formação de leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros lingüísticos;
 f)capacidade de articulação da expressão lingüística e literária com os sistemas de referência, em relação aos quais os recursos expressivos da linguagem se tornam significativos;
 g)capacidade de operar como professor, pesquisador e consultor, num processo contínuo de construção do conhecimento e utilização de novas tecnologias.
 PRINCIPAIS ATIVIDADES
 Docência (Português / Literatura e Inglês)no Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas ou particulares, assessoria, editoração, tradução, secretariado bilíngüe, revisão de texto.
 ÁREAS DE ATUAÇÃO
 Escolas públicas e particulares, editoras e empresas.
 FAIXA SALARIAL
 O salário dos professores da rede pública ou particular de ensino, varia de acordo com a quantidade de horas/aulas, para o profissional que atua em outros segmentos a pretensão salarial aumenta de acordo com o cargo ocupado.
Disciplinas
 
 Língua portuguesa I
 Língua latina
 Língua inglesa I
 Teoria da literatura I
 Literatura portuguesa I
 Prática de leitura e redação I
 Educação física I
 Língua portuguesa II
 Prática de leitura e redação II
 Língua inglesa II
 Literatura portuguesa II
 Teoria da literatura II
 Métodos e técnicas de pesquisa
 Educação física II
 Língua portuguesa III
 Linguística I
 Língua inglesa III
 Literatura brasileira I
 Estrutura e func. do ens. fundamental e médio
 Literatura inglesa
 Língua portuguesa IV
 Literatura brasileira II
 Didática
 Linguistica II
 Língua inglesa IV
 Metodologia de ensino de inglês
 Língua brasileira de sinais - libras
 Estágio supervisionado I
 Língua portuguesa V
 Literatura afro-brasileira
 Literatura brasileira III
 Linguística III
 Língua inglesa V
 Literatura inglesa e norte americana I
 Estágio supervisionado II
 Língua portuguesa VI
 Psicologia da aprendizagem e da adolescência
 Literatura brasileira IV
 Língua inglesa VI
 Literatura inglesa e norte americana II
 Metodologia de ensino de português
 Estágio supervisionado III
 Literatura em sala de aula