Graduação em Letras - Português/Inglês (Licenciatura) (Natal, Rio Grande do Norte)

Universidade Potiguar
Localização:Natal - Rio Grande do Norte
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Objetivos do Curso Formar profissionais para atuar na Educação Básica – Ensino Fundamental II e Médio – nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, bem como em atividades que requeiram os conhecimentos dessas disciplinas. Os estudantes de Letras devem estar aptos a lidar criticamente com as linguagens e comprometidos com os valores éticos e culturais. Mercado de Trabalho * O profissional licenciado em Letras, especificamente, atua na área do magistério como professor de Língua Portuguesa e estrangeira (inglês) e de Literatura, no Ensino Fundamental e Médio. * A partir dos anos de 1990, o crescente desenvolvimento dos meios de comunicação e dos sistemas de informação abriu um vasto campo de atividades para o profissional de Letras. Desde então esse profissional passou a atuar também como elaborador de projetos técnicos educacionais; redator, revisor e consultor de textos em jornais, TV, editoras e agências de publicidade; animador de eventos culturais voltados à literatura e à arte em geral; tradutor e intérprete nos variados contextos de uso das línguas estrangeiras; na área técnica de elaboração e assessoramento linguísticos para grupos de empresarios. Vale salientar que sempre haverá trabalho para o graduado em letras em qualquer segmento da comunicação humana. Diferenciais do Curso * Corpo docente é composto, em sua maioria, por Mestres e Doutores com pesquisas e publicações direcionadas ao ensino de línguas e de literatura e aos estudos da linguagem; * Projeto Pedagógico estruturado a partir de um tronco comum: Português e respectivas Literaturas, que possibilita ao aluno escolher uma das duas habilitações: o Português e respectivas Literaturas; o Português/Inglês e respectivas Literaturas; * Salas de aula confortáveis; * Laboratórios de línguas equipados com o que há de mais moderno na área, além dos de informática. Mas o principal “laboratório” do curso de Letras é a biblioteca que possui um acervo de, aproximadamente, 25.000 (vinte e cinco mil) livros em um ambiente adequado para o estudo individual ou em grupo. * Programa de Monitoria; * Projetos de Extensão; * Programa de Iniciação Científica; * Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de caráter monográfico, visando ao aperfeiçoamento do profissional de Letras em uma Pós-Graduação; * Permanente contato, para troca de experiências, com professores e alunos de outras Instituições de Ensino Superior - IES; * Parcerias em eventos com outras IES; * Apoio ao aluno no desenvolvimento de atividades acadêmicas ou profissionais; * Promoção de eventos de pesquisa e de extensão: Congressos, Colóquios, Jornadas, Semana de Letras, Fórum e Seminários.
Matriz Curricular I. FORMAÇÃO GERAL: compreende a 1ª série do curso. * Conteúdos: incluem estudos que possibilitam ao discente efetuar uma leitura crítica da realidade, instrumentalizar-se para compreender, comunicar-se e agir cientificamente diante das questões que lhe forem apresentadas. * Competências e habilidades: o aluno, no final da formação geral, terá condições de ler, analisar e interpretar textos de variados gêneros, considerando suas especificidades estilísticas e discursivo-pragmáticas. II. FORMAÇÃO BÁSICO-PROFISSIONALIZANTE: compreende a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª 5ª e 6ª séries do curso. * Conteúdos: estão ligados à área dos Estudos Linguísticos e Literários, embasados na percepção de língua e de literatura como prática social e como forma mais elaborada das manifestações culturais, o que proporciona articular a reflexão teórico-crítica com os domínios da prática profissional em língua e literatura de Língua Portuguesa. * Competências e habilidades: o aluno, ao término da formação básico-profissionalizante, terá condições de investigar e analisar diferentes teorias da linguagem e da literatura, aplicando-as a problemas relativos ao ensino e à aprendizagem de Língua Portuguesa, num processo contínuo de construção do conhecimento. III. FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE: compreende a 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do curso. * Conteúdos: estão voltados à discussão sobre a formação do profissional de Letras, ao planejamento das atividades de estágio, bem como à prática docente de Língua Portuguesa e de sua respectiva literatura em escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio. * Competências e habilidades: o aluno, ao concluir a formação profissionalizante, estará apto a exercer a docência em Língua Portuguesa e respectiva literatura em escolas públicas e em particulares de Ensino Fundamental e Médio, apresentando uma postura de educador pesquisador e reflexivo, capaz de redimensionar sua prática. Estará apto também, como profissional liberal, a ministrar curso de Língua Portuguesa em empresas industriais, comerciais e outras instituições, a prestar serviços de revisão de textos, elaboração de projetos e desenvolvimento de pesquisas científicas.
Público-Alvo Alunos do Ensino Médio interessados em desenvolver formação profissional na docência de línguas: português e inglês e suas respectivas literaturas, bem como profissionais de outras áreas que queiram aprofundar seus conhecimentos nessas línguas e em suas respectivas literaturas.