Graduação em Letras Português/Inglês (Licenciatura) (Piracicaba, São Paulo)
Universidade Metropolitana de Santos
DFP_
Localização:Piracicaba - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Perfil do Candidato:
O Curso de Graduação - Licenciatura em Letras destina-se a estudantes egressos do Ensino Médio ou equivalente, profissionais atuantes na educação, profissionais de outras áreas de graduação, pesquisadores, devidamente aprovados no processo seletivo de acesso.
Concepção do curso:
O curso de letras-licenciatura forma professores nas línguas vernácula, inglesa e espanhola, bem como suas literaturas. Visa, ainda, o desenvolvimento de projetos científicos da área e a elaboração de textos e suas especificidades reconhecendo as possibilidades para ações educativas a partir de um projeto humanizador no qual está imbuída, sobretudo, a ética, fundamento que norteia toda a concepção da relação ensino-aprendizagem, bem como a própria questão da cidadania, posto que somos sujeitos da nossa história.
Perfil Profissional do Egresso em Letras
O Curso de Graduação – Licenciatura em Letras formará profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Sendo assim, independentemente da modalidade escolhida, o profissional de letras deverá lidar com as linguagens, nos contextos oral e escrito, de forma crítica e ética, usar corretamente os recursos da língua materna e da língua estrangeira, compreendendo-as quanto à estrutura, organização e funcionamento em seus diferentes níveis e modalidades, bem como reconhecer as suas variedades lingüísticas e culturais; refletir criticamente sobre temas e questões relativas aos conhecimentos lingüísticos e literários; utilizar novas tecnologias pedagógicas que permitam a construção do conhecimento para os diferentes níveis de ensino. Tendo em vista este perfil, o curso de letras da FECH da Unimes, em sua modalidade presencial deverá contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
domínio do uso da língua portuguesa e da língua inglesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
preparação profissional para atender as demandas do mercado de trabalho que valorizam os professores de idiomas, que são contratados em escolas especializadas, empresas, escolas de ensino fundamental e médio, revistas, jornais, editoração, revisão textual, artes e comunicação, tradução e interpretação simultânea, tradução de artigos, assessorias a grupos de executivos, internet, designer gráfico, áreas de publicidade e marketing, secretariado,m crítica literária, elaboração de projetos que envolvam o ensino nas escolas;
visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações lingüísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
percepção de diferentes contextos interculturais;
utilização dos recursos de informática;
domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio;
domínio de métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
O Curso de Graduação - Licenciatura em Letras destina-se a estudantes egressos do Ensino Médio ou equivalente, profissionais atuantes na educação, profissionais de outras áreas de graduação, pesquisadores, devidamente aprovados no processo seletivo de acesso.
Concepção do curso:
O curso de letras-licenciatura forma professores nas línguas vernácula, inglesa e espanhola, bem como suas literaturas. Visa, ainda, o desenvolvimento de projetos científicos da área e a elaboração de textos e suas especificidades reconhecendo as possibilidades para ações educativas a partir de um projeto humanizador no qual está imbuída, sobretudo, a ética, fundamento que norteia toda a concepção da relação ensino-aprendizagem, bem como a própria questão da cidadania, posto que somos sujeitos da nossa história.
Perfil Profissional do Egresso em Letras
O Curso de Graduação – Licenciatura em Letras formará profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Sendo assim, independentemente da modalidade escolhida, o profissional de letras deverá lidar com as linguagens, nos contextos oral e escrito, de forma crítica e ética, usar corretamente os recursos da língua materna e da língua estrangeira, compreendendo-as quanto à estrutura, organização e funcionamento em seus diferentes níveis e modalidades, bem como reconhecer as suas variedades lingüísticas e culturais; refletir criticamente sobre temas e questões relativas aos conhecimentos lingüísticos e literários; utilizar novas tecnologias pedagógicas que permitam a construção do conhecimento para os diferentes níveis de ensino. Tendo em vista este perfil, o curso de letras da FECH da Unimes, em sua modalidade presencial deverá contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
domínio do uso da língua portuguesa e da língua inglesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
preparação profissional para atender as demandas do mercado de trabalho que valorizam os professores de idiomas, que são contratados em escolas especializadas, empresas, escolas de ensino fundamental e médio, revistas, jornais, editoração, revisão textual, artes e comunicação, tradução e interpretação simultânea, tradução de artigos, assessorias a grupos de executivos, internet, designer gráfico, áreas de publicidade e marketing, secretariado,m crítica literária, elaboração de projetos que envolvam o ensino nas escolas;
visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações lingüísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
percepção de diferentes contextos interculturais;
utilização dos recursos de informática;
domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio;
domínio de métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
Comunicação: Educação e Novas Tecnologias
Didática
Filosofia da Educação
História da Educação
Leitura e Produção de texto
Psicologia da educação
Sociologia da educação
Introdução aos estudos da linguagem e literatura
Língua Inglesa-I
Língua Portuguesa-I
Literatura Brasileira-I
Literatura Portuguesa-I
Metodologia da pesquisa científica
Metodologia e Prática da Língua e Literatura-I
Política e Organização da educação básica
Leitura e Linguagem Juvenil
Língua Inglesa – II
Língua Portuguesa – II
Literatura Inglesa
Literatura Inglesa e Norte Americana
Literatura Brasileira – II
Literatura Portuguesa – II
Metodologia e Prática de Língua e Literatura – II
Didática
Filosofia da Educação
História da Educação
Leitura e Produção de texto
Psicologia da educação
Sociologia da educação
Introdução aos estudos da linguagem e literatura
Língua Inglesa-I
Língua Portuguesa-I
Literatura Brasileira-I
Literatura Portuguesa-I
Metodologia da pesquisa científica
Metodologia e Prática da Língua e Literatura-I
Política e Organização da educação básica
Leitura e Linguagem Juvenil
Língua Inglesa – II
Língua Portuguesa – II
Literatura Inglesa
Literatura Inglesa e Norte Americana
Literatura Brasileira – II
Literatura Portuguesa – II
Metodologia e Prática de Língua e Literatura – II
DFP_