Graduação em Letras - Português (Licenciatura) (Recife, Pernambuco)
Universidade Católica de Pernambuco
DFP_
Localização:Recife - Pernambuco
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
O Curso de Letras – Licenciatura Plena em Português da UNICAP objetiva formar professores de língua portuguesa e de literaturas de língua portuguesa para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, com orientações para o campo da pesquisa. Ele forma profissionais nas áreas de educação no que diz respeito à linguagem e à literatura. O projeto do Curso oferece condições para o profissional aplicar esses conhecimentos em estágios, extensão e pesquisa, e seja capaz de refletir criticamente sobre temas e questões relativas aos conhecimentos lingüísticos e literários. Esse profissional pode desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.
Perfil Profissional
Considerando-se as várias possibilidades de atuação profissional, o currículo do curso de Letras – Português contemplará conteúdos e habilitará o licenciado, de modo que ele demonstre em seu perfil uma formação humanística e conhecimentos lingüísticos e literários que possibilitem a compreensão da realidade regional, nacional e internacional, assim como a sua ação como agente transformador; domínio da língua portuguesa, quanto à estrutura, ao funcionamento e às suas variedades regionais e socioculturais; capacidade de operar como professor do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com orientações para o campo da pesquisa.
Mercado de Trabalho
O licenciado em Português pode atuar no magistério, em Instituições do Ensino Fundamental e Médio, em escolas da rede pública e privada, órgãos públicos, editoras de livros e revistas, empresas jornalísticas e agências de publicidade. Pode exercer as atividades de redator, revisor e organizador de textos, nos centros culturais, centros de documentação e informação, bem como trabalhar em congressos e seminários.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Supervisionado
O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
O Curso de Letras – Licenciatura Plena em Português da UNICAP objetiva formar professores de língua portuguesa e de literaturas de língua portuguesa para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, com orientações para o campo da pesquisa. Ele forma profissionais nas áreas de educação no que diz respeito à linguagem e à literatura. O projeto do Curso oferece condições para o profissional aplicar esses conhecimentos em estágios, extensão e pesquisa, e seja capaz de refletir criticamente sobre temas e questões relativas aos conhecimentos lingüísticos e literários. Esse profissional pode desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.
Perfil Profissional
Considerando-se as várias possibilidades de atuação profissional, o currículo do curso de Letras – Português contemplará conteúdos e habilitará o licenciado, de modo que ele demonstre em seu perfil uma formação humanística e conhecimentos lingüísticos e literários que possibilitem a compreensão da realidade regional, nacional e internacional, assim como a sua ação como agente transformador; domínio da língua portuguesa, quanto à estrutura, ao funcionamento e às suas variedades regionais e socioculturais; capacidade de operar como professor do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com orientações para o campo da pesquisa.
Mercado de Trabalho
O licenciado em Português pode atuar no magistério, em Instituições do Ensino Fundamental e Médio, em escolas da rede pública e privada, órgãos públicos, editoras de livros e revistas, empresas jornalísticas e agências de publicidade. Pode exercer as atividades de redator, revisor e organizador de textos, nos centros culturais, centros de documentação e informação, bem como trabalhar em congressos e seminários.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Supervisionado
O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
Disciplinas
Educacao e pratica social
Est de texto interp e prod I
Ling port nocoes de gramatica
Cultura e arte I
Intro aos estud da linguagem
Introducao a teologia
Fund psicolog da educacao I
Introducao a filosofia
Ling port fonetic e fonologia
Estudos de linguistica I
Estudos das formas narrativas
Elaboracao de trab academicos
Fund psicolog da educacao II
Morfossintaxe textual I
Estudos das formas poeticas I
Linguistica textual
Literatura infanto juvenil
Didatica
Morfossintaxe textual II
Est e prod de text argumen I
Literaturas de lingua port I
Humanismo e cidadania
Planej e aval da aprendizagem
Estagio curricular na escola
Gramatica revisao critica I
Lingua latina nocoes
Literaturas de lingua port II
Projeto pedagogico
Est curric no ens de port I
Ling port evolucao historica
Laboratorio de ling portugues
Lit brasileira fundamentos
Politica e legisl educacional
Est curric no ens de port II
Ling portuguesa semantica
Lit bras prod contemporanea I
Est curric no ens de port III
Lab de ling port e literatura
Lit bras prod reg contempor I
Literatura comparada
Educacao e pratica social
Est de texto interp e prod I
Ling port nocoes de gramatica
Cultura e arte I
Intro aos estud da linguagem
Introducao a teologia
Fund psicolog da educacao I
Introducao a filosofia
Ling port fonetic e fonologia
Estudos de linguistica I
Estudos das formas narrativas
Elaboracao de trab academicos
Fund psicolog da educacao II
Morfossintaxe textual I
Estudos das formas poeticas I
Linguistica textual
Literatura infanto juvenil
Didatica
Morfossintaxe textual II
Est e prod de text argumen I
Literaturas de lingua port I
Humanismo e cidadania
Planej e aval da aprendizagem
Estagio curricular na escola
Gramatica revisao critica I
Lingua latina nocoes
Literaturas de lingua port II
Projeto pedagogico
Est curric no ens de port I
Ling port evolucao historica
Laboratorio de ling portugues
Lit brasileira fundamentos
Politica e legisl educacional
Est curric no ens de port II
Ling portuguesa semantica
Lit bras prod contemporanea I
Est curric no ens de port III
Lab de ling port e literatura
Lit bras prod reg contempor I
Literatura comparada
DFP_