Localização:Osvaldo Cruz - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
OBJETIVOS
Com o desenvolvimento das citadas competências, o curso de Letras pretende alcançar os seguintes objetivos específicos:
1) Promover a prática, a investigação e a difusão de experiências pedagógicas inovadoras;
2) Proporcionar aos alunos a ampliação de seu universo cultural e o desenvolvimento da sensibilidade para as transformações do mundo contemporâneo;
3) Desenvolver uma linha formativa centrada na promoção de valores positivos, na consciência da responsabilidade do professor na formação de novas gerações, enquanto detentoras dos destinos da nação, e na consciência da necessidade da educação continuada.
PERFIL
O Curso de Letras, na ótica de formação de professores, deixa de ser tratado da perspectiva dos conteúdos para ser tratado da perspectiva das competências, devendo, estas, portanto, constituir o eixo da formulação do Projeto Pedagógico.
O profissional formado pelo curso de Letras deve ser dotado das competências comuns à formação de professores para a educação básica e das competências específicas de sua área de atuação.
Na área específica de Letras, o egresso deve ter as seguintes competências:
Relacionadas aos conteúdos da Educação Básica (área de linguagens, códigos e suas tecnologias):
» compreender e diferenciar os sistemas simbólicos das linguagens verbal, visual, informática, artística e corporal;
» usar as linguagens para: construir significados, organizar o pensamento, comunicar fatos, conhecimentos e informações, expressar significados, emoções, valores, sentimentos;
» identificar e confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;
» conhecer a função, natureza, organização e estrutura das linguagens, a ponto de saber relacionar textos ou conteúdos com seu contexto e usar os vários recursos expressivos das linguagens;
» compreender e dominar a língua portuguesa para gerar significados, organizar a realidade física e social e construir a própria identidade;
» conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais;
» entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhe dão suporte e aos problemas que se propõem solucionar;
» entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicação, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias;
» entender o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social;
» aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
PRIMEIRO ANO
1º SEMESTRE
Língua Portuguesa I
Língua Inglesa I
Fundamentos Teóricos da Educação I
Psicologia da Educação I
Política, Organização e Dinâmica da Escola I
Didática I
Pesquisa em Educação I
2º SEMESTRE
Língua Portuguesa II
Língua Inglesa II
Fundamentos Teóricos da Educação II
Psicologia da Educação II
Política, Organização e Dinâmica da Escola II
Didática II
Pesquisa em Educação II
SEGUNDO ANO
3º SEMESTRE
Língua Portuguesa III
Língua Inglesa III
Teoria da Literatura I
Lingüística I - Fonética e Fonologia Descritivas
Informática, Tecnologias e Ensino I
4º SEMESTRE
Língua Portuguesa IV
Língua Inglesa IV
Teoria da Literatura II
Lingüística II - Morfologia Descritiva
Informática, Tecnologias e Ensino II
TERCEIRO ANO
5º SEMESTRE
Língua Portuguesa V
Língua Inglesa V
Literaturas em Língua Portuguesa I
Literaturas em Língua Inglesa I
Lingüística III - Sintaxe
Lingüística III - Semântica, Estilística e Pragmática
Libras I
6º SEMESTRE
Língua Portuguesa VI
Língua Inglesa VI
Literaturas em Língua Portuguesa II
Literaturas em Língua Inglesa II
Lingüística IV - Sintaxe
Lingüística IV - Semântica, Estilística e Pragmática
Libras II