Graduação em Marketing (Bacharelado) (Petrópolis, Rio de Janeiro)
Universidade Católica de Petrópolis
DFP_
Diploma oferecido:Bacharelado em c
Localização:Petrópolis - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Perfil do Egresso:
O curso de Marketing da UCP forma um profissional que sustenta sua atuação na ética e responsabilidade social. Privilegiam-se, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que "reflitam a heterogeneidade das demandas sociais" bem como atendam às questões de empregabilidade, que exigem liderança construtiva e capacidade de expressão. Prepara-se então, o egresso do Curso de Marketing para lidar com o imprevis-to, ser intelectualmente autônomo e flexível às mudanças, capaz de antecipar-se aos problemas e buscar constantemente a excelência nos processos mercadológicos em que estão envolvidos. Capacita-o a compreender as demandas da sociedade e o comporta-mento do consumidor: observar a cultura, os valores, os costumes e uso da sociedade, atribuindo-lhes significado. Deve assimilar o funcionamento geral da indústria, do comér-cio e dos serviços disponíveis para a população. Com competência, deve estar preparado para fazer planejamento estratégico, mercadológico e desenvolver e administrar produtos e serviços, bem como, lidar com tecnologias e informações que influem na tomada de de-cisões. Uma das mais importantes contribuições oferecidas ao egresso é ter dado opor-tunidade do mesmo vivenciar mecanismos capazes de despertar sua vocação empre-endedora, estimulando características comportamentais como auto-motivação, energia, capacidade de realização, iniciativa e persistência. Destacam-se ainda as habilidades:
Dominar conhecimentos técnicos;
Interpretar cenários e situações nos âmbitos macro e micro;
Organizar informações e utilizar-se de sistemas de informações e ferramentas complementares para sua aplicação;
Organizar o pensamento e reproduzi-lo dentro dos padrões lingüísticos;
Efetuar planejamento estratégico e mercadológico;
Desenvolver novos produtos e/ou serviços ou aprimorar os existentes;
Efetuar pesquisas que instrumentalizem as decisões no ambiente mercadológico;
Planejar e implantar programas de comunicação integrada adequados;
Implantar inovações com utilização da Tecnologia da Informação nos negócios;
Otimizar os recursos disponíveis à vista das necessidades da empresa e do mercado;
Conhecer e observar a legislação pertinente, especificamente àquelas relacionadas ao direito do consumidor;
Observar postura ética em todas as atividades de Marketing;
Assumir comportamento empreendedor, consolidando idéias em negócios oportunos que incrementem o mercado em que está inserido;
Ser um agente de mudança, identificando novos paradigmas a serem assumidos, promovendo a modernização do mercado e a evolução da sociedade;
A Profissão e o Mercado de Trabalho:
Está em tramitação na Câmara o Projeto de Lei 6293/05, do Deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), que tem como meta a regulamentação da atividade profissional de Marketing. O texto impõe a necessidade de diploma na área para o exercício da profissão, com ex-ceção àqueles que comprovarem exercer a profissão por pelo menos cinco anos ininter-ruptos anteriores à data de publicação da Lei. A proposta tramita em caráter conclusivo. Nestes casos, não há a necessidade de o projeto ser votado em plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo.
Em seu artigo primeiro, o Projeto de Lei define: "O Profissional de Marketing é todo aquele que desempenha atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artísti-co, com vistas a criar e redigir textos publicitários, roteirizar spots e comerciais de TV, dirigir peças para rádio e TV, planejar investimentos e inserções de campanhas publici-tárias na mídia, atender clientes anunciantes, produzir arte gráfica em publicidade e pro-paganda, gerenciar contas de clientes e administrar agências de publicidade".
A UCP propõe-se a preparar seus alunos para compor o novo cenário que se constrói pri-meiramente no mercado de trabalho e em seguida, não menos importante, direcionado para atender às demandas da região serrana. O foco de atuação é no atendimento das novas necessidades que surgem, estimulando os alunos a empreenderem suas mentes num processo criativo de desenvolvimento e aplicação de práticas mercadológicas para o oferecimento de produtos e serviços, integrando seus conhecimentos adquiridos no exer-cício acadêmico para gerar desenvolvimento para a região em que está inserida.
Quanto à atuação profissional, identificam-se os principais ambientes e suas práticas on-de o egresso estará apto a atuar:
Área de pesquisa qualitativa em comportamento de consumo e identificação de demandas de mercado;
Área de comunicação, em planejamento de estratégias de comunicação integrada; gerenciamento das ferramentas do composto de comunicação; consolidação de posicionamento de marcas;
Área de planejamento estratégico, criando e implantando estratégias para o desenvolvimento organizacional;
No varejo, identificando novas práticas de marketing de serviço, relacionamento;
Terceiro setor, desenvolvendo projetos de responsabilidade social e captação de recursos para os mesmos;
Na indústria, no desenvolvimento de novos produtos; estratégias de logística e distribuição;
No setor de serviços, planejando e implementando novos procedimentos para gerenciamento de experiências dos consumidores, clientes e/ou mercados;
Nas organizações em geral, desenvolvendo e gerindo projetos em todos os níveis;
Na área de RH, desenvolvendo estratégias de endomarketing para incremento da relação entre o público interno e a organização.
No setor de T.I., introduzindo práticas mercadológicas para levantamento de novas demandas, lançamento e comercialização de processos, produtos e serviços inovadores; identificação do ferramental da T.I como recursos a serem criativamente aplicados a serviço do Marketing;
Nas pequenas e médias empresas, adaptar os procedimentos mercadológicos à realidade do segmento, fomentando e consolidando a iniciativa empreendedora, reduzindo a mortalidade da pequena e média empresa brasileira.
O curso de Marketing da UCP forma um profissional que sustenta sua atuação na ética e responsabilidade social. Privilegiam-se, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que "reflitam a heterogeneidade das demandas sociais" bem como atendam às questões de empregabilidade, que exigem liderança construtiva e capacidade de expressão. Prepara-se então, o egresso do Curso de Marketing para lidar com o imprevis-to, ser intelectualmente autônomo e flexível às mudanças, capaz de antecipar-se aos problemas e buscar constantemente a excelência nos processos mercadológicos em que estão envolvidos. Capacita-o a compreender as demandas da sociedade e o comporta-mento do consumidor: observar a cultura, os valores, os costumes e uso da sociedade, atribuindo-lhes significado. Deve assimilar o funcionamento geral da indústria, do comér-cio e dos serviços disponíveis para a população. Com competência, deve estar preparado para fazer planejamento estratégico, mercadológico e desenvolver e administrar produtos e serviços, bem como, lidar com tecnologias e informações que influem na tomada de de-cisões. Uma das mais importantes contribuições oferecidas ao egresso é ter dado opor-tunidade do mesmo vivenciar mecanismos capazes de despertar sua vocação empre-endedora, estimulando características comportamentais como auto-motivação, energia, capacidade de realização, iniciativa e persistência. Destacam-se ainda as habilidades:
Dominar conhecimentos técnicos;
Interpretar cenários e situações nos âmbitos macro e micro;
Organizar informações e utilizar-se de sistemas de informações e ferramentas complementares para sua aplicação;
Organizar o pensamento e reproduzi-lo dentro dos padrões lingüísticos;
Efetuar planejamento estratégico e mercadológico;
Desenvolver novos produtos e/ou serviços ou aprimorar os existentes;
Efetuar pesquisas que instrumentalizem as decisões no ambiente mercadológico;
Planejar e implantar programas de comunicação integrada adequados;
Implantar inovações com utilização da Tecnologia da Informação nos negócios;
Otimizar os recursos disponíveis à vista das necessidades da empresa e do mercado;
Conhecer e observar a legislação pertinente, especificamente àquelas relacionadas ao direito do consumidor;
Observar postura ética em todas as atividades de Marketing;
Assumir comportamento empreendedor, consolidando idéias em negócios oportunos que incrementem o mercado em que está inserido;
Ser um agente de mudança, identificando novos paradigmas a serem assumidos, promovendo a modernização do mercado e a evolução da sociedade;
A Profissão e o Mercado de Trabalho:
Está em tramitação na Câmara o Projeto de Lei 6293/05, do Deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), que tem como meta a regulamentação da atividade profissional de Marketing. O texto impõe a necessidade de diploma na área para o exercício da profissão, com ex-ceção àqueles que comprovarem exercer a profissão por pelo menos cinco anos ininter-ruptos anteriores à data de publicação da Lei. A proposta tramita em caráter conclusivo. Nestes casos, não há a necessidade de o projeto ser votado em plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo.
Em seu artigo primeiro, o Projeto de Lei define: "O Profissional de Marketing é todo aquele que desempenha atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artísti-co, com vistas a criar e redigir textos publicitários, roteirizar spots e comerciais de TV, dirigir peças para rádio e TV, planejar investimentos e inserções de campanhas publici-tárias na mídia, atender clientes anunciantes, produzir arte gráfica em publicidade e pro-paganda, gerenciar contas de clientes e administrar agências de publicidade".
A UCP propõe-se a preparar seus alunos para compor o novo cenário que se constrói pri-meiramente no mercado de trabalho e em seguida, não menos importante, direcionado para atender às demandas da região serrana. O foco de atuação é no atendimento das novas necessidades que surgem, estimulando os alunos a empreenderem suas mentes num processo criativo de desenvolvimento e aplicação de práticas mercadológicas para o oferecimento de produtos e serviços, integrando seus conhecimentos adquiridos no exer-cício acadêmico para gerar desenvolvimento para a região em que está inserida.
Quanto à atuação profissional, identificam-se os principais ambientes e suas práticas on-de o egresso estará apto a atuar:
Área de pesquisa qualitativa em comportamento de consumo e identificação de demandas de mercado;
Área de comunicação, em planejamento de estratégias de comunicação integrada; gerenciamento das ferramentas do composto de comunicação; consolidação de posicionamento de marcas;
Área de planejamento estratégico, criando e implantando estratégias para o desenvolvimento organizacional;
No varejo, identificando novas práticas de marketing de serviço, relacionamento;
Terceiro setor, desenvolvendo projetos de responsabilidade social e captação de recursos para os mesmos;
Na indústria, no desenvolvimento de novos produtos; estratégias de logística e distribuição;
No setor de serviços, planejando e implementando novos procedimentos para gerenciamento de experiências dos consumidores, clientes e/ou mercados;
Nas organizações em geral, desenvolvendo e gerindo projetos em todos os níveis;
Na área de RH, desenvolvendo estratégias de endomarketing para incremento da relação entre o público interno e a organização.
No setor de T.I., introduzindo práticas mercadológicas para levantamento de novas demandas, lançamento e comercialização de processos, produtos e serviços inovadores; identificação do ferramental da T.I como recursos a serem criativamente aplicados a serviço do Marketing;
Nas pequenas e médias empresas, adaptar os procedimentos mercadológicos à realidade do segmento, fomentando e consolidando a iniciativa empreendedora, reduzindo a mortalidade da pequena e média empresa brasileira.
Introducao ao marketing
Introdução à filosofia
Linguagem e redação
Teoria geral da administração
Comunicação em marketing
Contabilidade e análise de balanços
Metodologia da pesquisa
Introdução à teologia I
Matemática I
Teoria organizacional
Endomarketing
Psicologia social
Introdução à teologia II
Matemática II
Introdução à estatística
Planejamento de comunicação
Marketing direto
Ética
Marketing de serviços
Introdução à economia I - microeconomia
Psicologia organizacional
Estatística econômica e introdução à econometria
Relações públicas e assessoria de imprensa
Promoção de vendas e merchandising
Marketing de relacionamento
Gestão de novos produtos
Distribuição e logística
Sociologia do mercado
Psicologia do consumidor
análise de conjuntura
Técnicas pesquisa de mercado
Gestão da qualidade
Marketing de varejo
Gestão e formação de preços
Planejamento estratégico
Marketing social
Estágio supervisionado marketing I
Jogos de negócios
Projeto de monografia
Empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios
Ética profissional marketing
Direito em marketing
Técnicas de redação publicitária
estágio supervisionado marketing II
Monografia em marketing
Marketing na internet
Marketing internacional
Marketing esportivo e cultural
Estudo de casos
Introdução à filosofia
Linguagem e redação
Teoria geral da administração
Comunicação em marketing
Contabilidade e análise de balanços
Metodologia da pesquisa
Introdução à teologia I
Matemática I
Teoria organizacional
Endomarketing
Psicologia social
Introdução à teologia II
Matemática II
Introdução à estatística
Planejamento de comunicação
Marketing direto
Ética
Marketing de serviços
Introdução à economia I - microeconomia
Psicologia organizacional
Estatística econômica e introdução à econometria
Relações públicas e assessoria de imprensa
Promoção de vendas e merchandising
Marketing de relacionamento
Gestão de novos produtos
Distribuição e logística
Sociologia do mercado
Psicologia do consumidor
análise de conjuntura
Técnicas pesquisa de mercado
Gestão da qualidade
Marketing de varejo
Gestão e formação de preços
Planejamento estratégico
Marketing social
Estágio supervisionado marketing I
Jogos de negócios
Projeto de monografia
Empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios
Ética profissional marketing
Direito em marketing
Técnicas de redação publicitária
estágio supervisionado marketing II
Monografia em marketing
Marketing na internet
Marketing internacional
Marketing esportivo e cultural
Estudo de casos
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