Graduação em Matemática (Licenciatua) (Guarapari, Espírito Santo)
Faculdade de Ciências Educacionais
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Localização:Guarapari - Espírito Santo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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O Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências Educacionais (FACE) foi concebido de modo a oferecer aos alunos uma base sólida de todos os ramos do conhecimento da área das Ciências Exatas. O Projeto do Curso foi elaborado para propiciar ao egresso um perfil que abrange competências e habilidades inerentes ao profissional de excelente qualidade que fará a diferença em seu campo de atuação.
O PROFISSIONAL DA MATEMÁTICA
A principal função do Matemático é usar princípios, teoremas e regras matemáticas para resolver problemas. Entre os problemas em que ele pode ajudar a tratar temos questões relativas à engenharia civil, ao processamento de dados e algoritmos, à engenharia elétrica, à química, à física, dentre outras áreas. O que se pode ver é que há matemáticos presentes em praticamente todas as instituições de pesquisa e laboratórios da área de exatas.
A Matemática existe para simplificar os problemas, apesar de tantos a considerarem uma disciplina que complica a vida. Porém, essa realidade não é o cotidiano dessa área do conhecimento, pois uma vez que um problema passa a ser representado por um modelo ou equação matemática, a cada vez que outro problema do mesmo tipo surgir já se pode prever a resposta, poupando tempo, esforço e diminuindo os erros.
Há excelentes oportunidades de trabalho para o egresso da área de Matemática, pois a demanda por um bom profissional nessa área é crescente. Os postos de trabalho oferecidos são, em sua maioria, com bons salários e vantagens, principalmente para matemáticos com especialização de Mestre e Doutor nas Universidades Públicas e Particulares, como professor e pesquisador, em cursos que não se restringem à área das Ciências Exatas.
O CURSO DE MATEMÁTICA DA FACE
O Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências Educacionais (FACE) foi concebido de modo a oferecer aos alunos uma base sólida de todos os ramos do conhecimento da área das Ciências Exatas. O Projeto do Curso foi elaborado para propiciar ao egresso um perfil que abrange competências e habilidades inerentes ao profissional de excelente qualidade que fará a diferença em seu campo de atuação.
Os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da FACE têm a oportunidade de estar em uma área que atende às mais variadas atividades humanas, das mais simples da vida cotidiana, às mais complexas elaborações de outras ciências. Além disso, o curso de Matemática tem em si a especulação da ciência pura, em busca de respostas a questões geradas no próprio corpo teórico dessa área do conhecimento.
Para atender a essa dinâmica os professores do Curso procuram desenvolver trabalhos teórico-práticos, como mini-cursos e oficinas, visando possibilitar ao aluno vivenciar experiências em sua formação docente, que o prepare da maneira mais adequada para o exercício profissional e para a vida de futuro pesquisador da área das Ciências Exatas. Essas atividades são intensificadas na produção e oferecimento de mesas-redondas, mini-cursos e oficinas proporcionadas anualmente em Semanas da Matemática, com intensa participação do corpo docente e discente. Além disso, o projeto viabiliza aos estudantes espaços de simulação para a futura prática docente, em estágios previamente planejados em espaços educativos, formais e não-formais, da região.
Em todo o tempo o aluno do Curso de Licenciatura em Matemática da FACE é estimulado a raciocinar e encontrar caminhos pedagógicos para sua aprendizagem. Assim, todas as atividades pedagógicas, intervenções mediadoras, questionamentos e conversações, procuram resultar na interação dialética do aluno com o objeto de aprendizagem. Desta forma, cabe ao professor do Curso estimular o raciocínio, identificar o pensamento e acompanhá-lo, a fim de catalisar as potencialidades do aluno, para que o conhecimento e a racionalidade no seu sentido amplo sejam presentes para a formação de um cidadão crítico, participativo, em uma sociedade na qual o conhecimento científico e tecnológico é base para o exercício da cidadania e para a equidade social.
I Semestre
Língua Portuguesa
Metodologia do Trabalho Científico
Geometria Euclidiana
Introdução ao Cálculo
Desenho Geométrico e Descritivo
Cálculo Numérico I
Práticas Interdisciplinares I
II Semestre
Cálculo Diferencial Integral I
Estatística e Probabilidade
Geometria Analítica I
Filosofia e História da Educação
Sociologia da Educação
Cálculo Numérico II
Práticas Interdisciplinares II
III Semestre
Cálculo Diferencial Integral II
Álgebra Linear
Geometria Analítica II
Política e Organização da Educação Brasileira
Psicologia da Educação
Didática
Formação de Professor
Atividades Complementares
IV Semestre
Cálculo Diferencial Integral III
Física Geral Experimental I
Álgebra I
Matemática Financeira
Metodologia do Ensino da Matemática I
Estágio Supervisionado I
V Semestre
Física Geral Experimental II
Álgebra II
LIBRAS
História da Matemática
Educação Matemática
Trabalho de Conclusão de Curso I
Equações Diferenciais
Estágio Supervisionado II
VI Semestre
Análise Matemática
Laboratório de Matemática
Metodologia do Ensino da Matemática II
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estágio Supervisionado III
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