Graduação em Matemática (Licenciatura) (Salvador, Bahia)
Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador
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Localização:Salvador - Bahia
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Objetivos do Curso
Os objetivos indicados a seguir representam uma síntese dos fins a serem atingidos para a formação do educador/professor de matemática, considerando alguns pressupostos básicos que levam em conta a dinâmica da sociedade, os processos de produção do conhecimento e a democratização da educação.
Assim, busca-se meios de interpretar a realidade no convívio social, associando a teoria-prática, e entendendo-se a necessidade da re-elaboração constante do projeto pedagógico, concebido como multidimensional, tendo em vista o seu nível de abrangência.
Temos a seguir os objetivos relacionados:
1. Considerar a dimensão humana, isto é, o tipo de homem que se pretende formar, permitindo-lhe acesso ao conhecimento crítico, reflexivo apreendido em sua totalidade; a dimensão dos valores éticos, como a dignidade humana, a democracia, a autonomia e a dimensão política – que explicite o lugar que a instituição pretende ocupar na sociedade.
2. Compreender a necessidade de articulação entre conteúdos e metodologias, considerando a abordagem associada dos conteúdos e do tratamento didático como condição essencial para a formação docente.
3. Promover a aproximação da universidade com a comunidade, através de programas desenvolvidos conjuntamente com outras instituições educativas, sob a forma de extensão;
4. Estabelecer formas de diálogo com as escolas do sistema de educação básica, tomando-as como referência para estudo e observação;
5. Assegurar o uso de estratégias interdisciplinares de tratamento dos conteúdos como forma de articulação de diferentes saberes;
6. Proporcionar uma divulgação na comunidade sobre o papel do licenciado em matemática através de projetos de extensão, eventos científicos, estágios etc.
Perfil do profissional
Considerando as transformações e as grandes demandas contemporâneas da sociedade, o licenciado em matemática que pretendemos formar para atuar no ensino fundamental e no ensino médio, deve possuir uma formação humanística que possibilite uma releitura da escola e da sua própria atuação de educador em ambientes cada vez mais competitivo, onde o incremento e uso de novas tecnologias estão cada vez mais presentes. Isto significa formar o educador/professor de matemática numa perspectiva que envolva o ensino com a realidade do aluno.
Assim, o ensino de matemática deixa de ser um fim em si mesmo para ser um meio de interpretar a realidade no convívio social. Trabalhar com esta visão é buscar a associação da teoria com a prática.
O perfil profissiográfico desejado para o educador/professor de matemática no novo currículo do Curso de Licenciatura em Matemática apresenta algumas características apropriadas ao contexto atual, como as de um profissional ambicioso, crítico, pesquisador e em contínuo processo de educação.
A definição das qualificações do profissional a ser formado pelo curso leva em consideração a formação científica e humanística: nas dimensões ética, sócio-cultural e cidadã.
O novo momento econômico convive hoje com um ambiente cultural dinâmico. O homem deve buscar a harmonia, a paz. Sentir-se pleno, produtivo, realizado, integrado na sociedade. A formação do educador/professor de matemática deverá contemplar esta realidade, e a tomada de atitude para modificar esta realidade deve pressupor uma postura científica que proporcione a descoberta, o trabalho em equipes interdisciplinares, o desenvolvimento de investigações no seu campo de interesse, a resolução de problemas, o planejamento e execução de ações, no sentido de estabelecer rotas alternativas, para levar o seu aluno a desenvolver-se plenamente, com base nos resultados de suas avaliações.
Considerando algumas das funções do professor no processo de aprendizagem indicadas no documento, como: organizador, facilitador, mediador, incentivador, avaliador e as implicações de cada função especificamente, no próprio processo de ensino e de gestão educacional, o projeto pedagógicos amplia e consolida abordagens pedagógicas de modo a garantir aos egressos:
a) uma sólida formação de conteúdos matemáticos;
b) uma formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor ;
c) uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como também a experimentação de novas propostas que considere a evolução dos estudos da educação matemática;
d) uma formação geral complementar envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério.
Áreas de Atuação
A realidade brasileira apresenta grandes necessidades educacionais, altos índices de analfabetismo, de evasão e de repetência. Professores com uma formação inadequada, oriundos de cursos de formação tradicional, presos aos desafios do passado, certamente, não encontrarão espaço no atual mercado de trabalho de um mundo altamente competitivo.
As grandes transformações da nossa sociedade, ocasionadas pela evolução dos transportes, das comunicações, pelas fortes mudanças políticas, contribuindo para a globalização da economia, fizeram com que a educação estivesse, como nunca em evidência e exigisse cada vez mais, profissionais bem formados, capazes de desenvolver as suas atividades com competência e criatividade.
Nesse sentido, o educador/professor de matemática deverá conhecer a realidade e o contexto da educação na escola e fora dela.
Para atuar na escola, a formação do educador/professor de matemática deve contemplar uma sólida formação matemática, além de uma formação geral ampla envolvendo outros campos do conhecimento necessário ao exercício do magistério.
O educador/professor de matemática poderá atuar no sistema de educação tecnológica, ou em instituições educacionais onde o profissional possa interagir com modalidades específicas de educação, como programas especiais, pesquisas, consultorias, na educação de jovens e adultos, e na educação popular e na própria escola, em movimentos organizações sociais.
No documento preliminar das diretrizes curriculares, elaborado pela Comissão de Especialistas SESu/MEC, consolidadas as propostas encaminhadas ao MEC, um ponto central das discussões, na área de Matemática é o fato de que, as demandas contemporâneas da sociedade redimensionam de certa forma o papel do professor que ensina matemática e consequentemente, redimensionam o próprio espaço de atuação do professor, que é a própria escola.
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