Graduação em Matemática (Licenciatura) (Várzea Grande, Mato Grosso)
Centro Universitário de Várzea Grande
DFP_
Localização:Várzea Grande - Mato Grosso
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão
Formar profissionais-cidadãos nas diferentes áreas do conhecimento humano, aptos ao exercício pleno da cidadania, à inserção nos setores produtivos e à participação no desenvolvimento da sociedade regional e brasileira.
Perfil do Formando
O profissional de Matemática estará apto a: Dominar a ciência matemática na docência do ensino fundamental e médio; Contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experiência para a evolução da matemática; exercer a profissão com zelo e propriedade, observando as prescrições previstas na lei; ter espírito investigativo, senso de observação e boa compreensão dos fenômenos matemáticos e culturais; formular, elaborar e executar estudos e pesquisas; estar preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação; estar consciente da responsabilidade como educador, nos vários contextos de sua atuação profissional.
Apresentar os conteúdos a serem socializados de maneira clara e de sua articulação interdisciplinar e também do conhecimento pedagógico, a fim de saber mobilizar o conhecimento em situações concretas, apresentado respostas adequadas e fazendo invenções produtivas nos Ensinos Fundamental e Médio. Para tanto, receberá uma formação que lhe garanta conhecimento sobre a dimensão cultural, social, política e econômica da educação, sobre crianças, jovens e adultos, cultura geral e profissional e sobre processos de investigação que lhe possibilite compreender o papel social da escola.
Diferencial
O Licenciado em Matemática, além de atuar como professor do Ensino Fundamental e Médio da Rede de Ensino, está apto a ingressar em cursos de Pós – Graduação e também prestar concursos públicos, estaduais e federais.
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
As atividades de extensão no curso ocorrem a partir da oferta, personalizada, às diferentes turmas do curso, apresentando os cursos de extensão que podemos oferecer, geralmente no segundo período de cada ano.
A Iniciação Científica é realizada, sempre, por volta do dia 06 de maio do ano letivo, quando se comemora o dia do matemático. É realizado o Encontro da Matemática.
Infra-Estrutura de Ensino
A infraestrutura que atende o curso de Matemática conta com amplas e refrigeradas salas de aula, um laboratório de matemática, onde ocorrem as aulas práticas, tanto das disciplinas específicas do curso, como de prática de ensino. Este laboratório foi construído, utilizando madeira e vidro nos objetos de aprendizagem, resultando em um nível de qualidade excelente para o ensino.
Formar profissionais-cidadãos nas diferentes áreas do conhecimento humano, aptos ao exercício pleno da cidadania, à inserção nos setores produtivos e à participação no desenvolvimento da sociedade regional e brasileira.
Perfil do Formando
O profissional de Matemática estará apto a: Dominar a ciência matemática na docência do ensino fundamental e médio; Contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experiência para a evolução da matemática; exercer a profissão com zelo e propriedade, observando as prescrições previstas na lei; ter espírito investigativo, senso de observação e boa compreensão dos fenômenos matemáticos e culturais; formular, elaborar e executar estudos e pesquisas; estar preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação; estar consciente da responsabilidade como educador, nos vários contextos de sua atuação profissional.
Apresentar os conteúdos a serem socializados de maneira clara e de sua articulação interdisciplinar e também do conhecimento pedagógico, a fim de saber mobilizar o conhecimento em situações concretas, apresentado respostas adequadas e fazendo invenções produtivas nos Ensinos Fundamental e Médio. Para tanto, receberá uma formação que lhe garanta conhecimento sobre a dimensão cultural, social, política e econômica da educação, sobre crianças, jovens e adultos, cultura geral e profissional e sobre processos de investigação que lhe possibilite compreender o papel social da escola.
Diferencial
O Licenciado em Matemática, além de atuar como professor do Ensino Fundamental e Médio da Rede de Ensino, está apto a ingressar em cursos de Pós – Graduação e também prestar concursos públicos, estaduais e federais.
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
As atividades de extensão no curso ocorrem a partir da oferta, personalizada, às diferentes turmas do curso, apresentando os cursos de extensão que podemos oferecer, geralmente no segundo período de cada ano.
A Iniciação Científica é realizada, sempre, por volta do dia 06 de maio do ano letivo, quando se comemora o dia do matemático. É realizado o Encontro da Matemática.
Infra-Estrutura de Ensino
A infraestrutura que atende o curso de Matemática conta com amplas e refrigeradas salas de aula, um laboratório de matemática, onde ocorrem as aulas práticas, tanto das disciplinas específicas do curso, como de prática de ensino. Este laboratório foi construído, utilizando madeira e vidro nos objetos de aprendizagem, resultando em um nível de qualidade excelente para o ensino.
I NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Educação, Sociedade e Concepção Matemática
1. Produção de Leitura e de Texto
3. Psicologia da Aprendizagem
4. Álgebra Elementar
5. Investigação Científica
6. Fundamentos as Álgebra
7. Prática em Fundamentos de Matemática
8. Álgebra
9. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
10. Sociologia
10. Didática
11. Tópicos emergentes em educação
12. Filosofia
13. Elementos de Matemática
14. Trigonometria e Combinatória
15. Geometria Plana
15. Prática em Gestão Escolar
II NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Escola, Estado, Cidadania e o Saber Matemático
1. Cálculo Diferencial
2. Probabilidade e Estatística
3. Geometria no Espaço
4. Metodologia do Ensino da Matemática
5. Prática Instrumental para o Ensino da Matemática
6. Estágio Supervisionado – Diagnóstico Escolar
7. Cálculo Integral
8. Geometria Analítica no Espaço
9. Cálculo Vetorial no Plano e no Espaço
10. Cônicas e Quádricas
11. Práticas para o ensino Fundamental
12. Estágio Supervisionado – Docência no Ensino Fundamental
III NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Ensino e Matemática
1. Cálculo de Funções de Varias Variáveis
2. Estruturas Algébricas
3. Matemática Comercial e Financeira
4. Cálculo Numérico
5. Prática para o Ensino Médio
6. Estágio Supervisionado – Docência no Ensino Médio
7. Análise Real
8. Álgebra Linear
9. História da Matemática
10. Funções de Variáveis Complexas
11. Prática para Projetos Educativos
12. Estágio Supervisionado – Formação Continuada
1. Produção de Leitura e de Texto
3. Psicologia da Aprendizagem
4. Álgebra Elementar
5. Investigação Científica
6. Fundamentos as Álgebra
7. Prática em Fundamentos de Matemática
8. Álgebra
9. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
10. Sociologia
10. Didática
11. Tópicos emergentes em educação
12. Filosofia
13. Elementos de Matemática
14. Trigonometria e Combinatória
15. Geometria Plana
15. Prática em Gestão Escolar
II NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Escola, Estado, Cidadania e o Saber Matemático
1. Cálculo Diferencial
2. Probabilidade e Estatística
3. Geometria no Espaço
4. Metodologia do Ensino da Matemática
5. Prática Instrumental para o Ensino da Matemática
6. Estágio Supervisionado – Diagnóstico Escolar
7. Cálculo Integral
8. Geometria Analítica no Espaço
9. Cálculo Vetorial no Plano e no Espaço
10. Cônicas e Quádricas
11. Práticas para o ensino Fundamental
12. Estágio Supervisionado – Docência no Ensino Fundamental
III NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Ensino e Matemática
1. Cálculo de Funções de Varias Variáveis
2. Estruturas Algébricas
3. Matemática Comercial e Financeira
4. Cálculo Numérico
5. Prática para o Ensino Médio
6. Estágio Supervisionado – Docência no Ensino Médio
7. Análise Real
8. Álgebra Linear
9. História da Matemática
10. Funções de Variáveis Complexas
11. Prática para Projetos Educativos
12. Estágio Supervisionado – Formação Continuada
DFP_