Graduação em Matemática (Licenciatura) (São João del-Rei, Minas Gerais)
Universidade Federal de São João del-Rei
DFP_
Localização:São João del-Rei - Minas Gerais
Duração:2820 Horas
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O curso de Matemática da UFSJ forma o professor de Matemática para atuar na educação básica, numa perspectiva que procura relacionar as questões específicas ligadas ao conteúdo a ser ensinado e os aspectos educacionais mais amplos envolvidos no ensino e aprendizagem da Matemática.
Perfil do profissional a ser formado
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da matemática nos níveis fundamental e médio enfatizam a participação crítica e a autonomia do aluno, tendo como eixo orientador o papel da matemática na construção da cidadania. O professor de matemática, portanto, para que possa contribuir para a formação dos cidadãos brasileiros, precisa ser, ele próprio, crítico frente a diferentes situações, capaz de exercer sua autonomia intelectual e construir uma consciência de cidadania. Para formar profissionais com esse perfil, buscamos, então, através da formação inicial oferecida na UFSJ, criar condições e proporcionar situações que permitam aos futuros professores o desenvolvimento das seguintes competências:
- apresentar um bom domínio de conteúdos matemáticos e uma compreensão do papel da matemática no mundo;
- ser um profissional crítico e desafiador ao invés de mero transmissor de explicações e teorias ou treinador de técnicas e habilidades;
- ter uma visão educacional e conjuntural que lhe permita intervir na realidade;
- ser capaz de refletir no decurso de sua prática docente e a respeito dela;
- ser capaz de compreender desafios e apresentar respostas com senso crítico e autonomia;
- articular o conhecimento matemático com outras áreas do conhecimento;
- saber articular conteúdos específicos de Matemática com teorias de ensino e aprendizagem;
- utilizar as diversas tecnologias disponíveis como ferramentas para o ensino e a aprendizagem matemática;
- ser agente de transformação dentro da escola e na comunidade em que está inserido.
Além dessas competências, pretendemos que o curso ofereça, também, condições aos licenciandos de aquisição de habilidades para:
- expressar-se, escrita e oralmente, com clareza e precisão;
- analisar, selecionar e elaborar material didático;
- planejar cursos dentro de referenciais metodológicos;
- modelar e resolver problemas; - reunir, analisar e interpretar dados;
- interpretar gráficos e representar informações graficamente.
Nosso propósito é consolidar uma Licenciatura que permita ao futuro professor se apropriar de uma cultura profissional que lhe dê condições de refletir sobre a sua prática, tomá-la como objeto de investigação e ser capaz de compreender e definir o momento oportuno para nela intervir.
Perfil do profissional a ser formado
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da matemática nos níveis fundamental e médio enfatizam a participação crítica e a autonomia do aluno, tendo como eixo orientador o papel da matemática na construção da cidadania. O professor de matemática, portanto, para que possa contribuir para a formação dos cidadãos brasileiros, precisa ser, ele próprio, crítico frente a diferentes situações, capaz de exercer sua autonomia intelectual e construir uma consciência de cidadania. Para formar profissionais com esse perfil, buscamos, então, através da formação inicial oferecida na UFSJ, criar condições e proporcionar situações que permitam aos futuros professores o desenvolvimento das seguintes competências:
- apresentar um bom domínio de conteúdos matemáticos e uma compreensão do papel da matemática no mundo;
- ser um profissional crítico e desafiador ao invés de mero transmissor de explicações e teorias ou treinador de técnicas e habilidades;
- ter uma visão educacional e conjuntural que lhe permita intervir na realidade;
- ser capaz de refletir no decurso de sua prática docente e a respeito dela;
- ser capaz de compreender desafios e apresentar respostas com senso crítico e autonomia;
- articular o conhecimento matemático com outras áreas do conhecimento;
- saber articular conteúdos específicos de Matemática com teorias de ensino e aprendizagem;
- utilizar as diversas tecnologias disponíveis como ferramentas para o ensino e a aprendizagem matemática;
- ser agente de transformação dentro da escola e na comunidade em que está inserido.
Além dessas competências, pretendemos que o curso ofereça, também, condições aos licenciandos de aquisição de habilidades para:
- expressar-se, escrita e oralmente, com clareza e precisão;
- analisar, selecionar e elaborar material didático;
- planejar cursos dentro de referenciais metodológicos;
- modelar e resolver problemas; - reunir, analisar e interpretar dados;
- interpretar gráficos e representar informações graficamente.
Nosso propósito é consolidar uma Licenciatura que permita ao futuro professor se apropriar de uma cultura profissional que lhe dê condições de refletir sobre a sua prática, tomá-la como objeto de investigação e ser capaz de compreender e definir o momento oportuno para nela intervir.
Disciplinas
Álgebra I
Geomtria Plana
Álgebra II
Comunicação e Expressão
Trigonometria
Geometria Espacial
Introdução a História da Matemática
Organização da Educação Brasileira
Álgebra III
Geometria Analítica
Álgebra Linear I
Psicologia da Educação I
Introdução ao Cálculo
Cálculo Diferencial I
Álgbra Linear II
Estatística
Física I
Psicologia da Educação II
Cálculo Integral I
Cálculo Numérico
Física II
Séries Infinitas
Cálculo Vetorial
Cálculo Diferencial II
Cálculo Integral II
Introdução a Análise
Estruturas Algébricas I
Estruturas Algébricas II
Equações Diferenciais Ordinárias
Tópicos Especiais em Matemática
e/ou Educação Matemática
História da Matemática
Álgebra I
Geomtria Plana
Álgebra II
Comunicação e Expressão
Trigonometria
Geometria Espacial
Introdução a História da Matemática
Organização da Educação Brasileira
Álgebra III
Geometria Analítica
Álgebra Linear I
Psicologia da Educação I
Introdução ao Cálculo
Cálculo Diferencial I
Álgbra Linear II
Estatística
Física I
Psicologia da Educação II
Cálculo Integral I
Cálculo Numérico
Física II
Séries Infinitas
Cálculo Vetorial
Cálculo Diferencial II
Cálculo Integral II
Introdução a Análise
Estruturas Algébricas I
Estruturas Algébricas II
Equações Diferenciais Ordinárias
Tópicos Especiais em Matemática
e/ou Educação Matemática
História da Matemática
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