DFP_
Localização:Recife - Pernambuco
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
O curso de Matemática tem como objetivo central desenvolver características próprias do educador matemático, tais como raciocínio lógico, visão crítica e capacidade de resolver problemas. Prioriza, no processo de ensino-aprendizagem, uma abordagem da Matemática como instrumento que possibilite a resolução de questões advindas da prática social. O matemático poderá desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.
Perfil Profissional
O licenciado em Matemática será um profissional capaz de apresentar um bom domínio de conteúdos matemáticos; utilizar métodos pedagógicos diferentes no exercício de sua prática profissional; integrar vários campos da matemática para elaborar modelos, resolver problemas e interpretar dados; compreender e elaborar argumentação matemática; trabalhar com conceitos abstratos na resolução de problemas; discorrer sobre conceitos matemáticos, definições, teoremas, exemplos e propriedades; comunicar idéias e técnicas matemáticas; analisar criticamente textos matemáticos e redigir formas alternativas; interpretar e representar graficamente; possuir visualização geométrica; fazer uso de novas tecnologias; ser agente de transformação na escola.
Mercado de Trabalho
O licenciado em Matemática está qualificado para atuar nos ensinos Fundamental e Médio. Esse profissional pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, quais sejam: indústrias, instituições de ensino e organizações, ministrando aulas, assumindo cargos de direção, atuando como apoio nas áreas tecnológicas.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Supervisionado
O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
O curso de Matemática tem como objetivo central desenvolver características próprias do educador matemático, tais como raciocínio lógico, visão crítica e capacidade de resolver problemas. Prioriza, no processo de ensino-aprendizagem, uma abordagem da Matemática como instrumento que possibilite a resolução de questões advindas da prática social. O matemático poderá desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.
Perfil Profissional
O licenciado em Matemática será um profissional capaz de apresentar um bom domínio de conteúdos matemáticos; utilizar métodos pedagógicos diferentes no exercício de sua prática profissional; integrar vários campos da matemática para elaborar modelos, resolver problemas e interpretar dados; compreender e elaborar argumentação matemática; trabalhar com conceitos abstratos na resolução de problemas; discorrer sobre conceitos matemáticos, definições, teoremas, exemplos e propriedades; comunicar idéias e técnicas matemáticas; analisar criticamente textos matemáticos e redigir formas alternativas; interpretar e representar graficamente; possuir visualização geométrica; fazer uso de novas tecnologias; ser agente de transformação na escola.
Mercado de Trabalho
O licenciado em Matemática está qualificado para atuar nos ensinos Fundamental e Médio. Esse profissional pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, quais sejam: indústrias, instituições de ensino e organizações, ministrando aulas, assumindo cargos de direção, atuando como apoio nas áreas tecnológicas.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Supervisionado
O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
Disciplinas
Educacao e pratica social
Portugues instrumental II
Matematica I
Matematica II
Geometria I
Humanidade e transcedência
Fund psicolog da educacao I
Fil e conhecimen tecnologico
Informatica aplic a matematica
Matematica III
Matematica IV
Geometria II
Fund psicolog da educacao II
Fisica basica
Calculo dif e integral I
Fundam de matematica elementar
Geometria analitica
Didatica
Calculo dif e integral II
Algebra linear I
Historia da matematica
Humanismo e cidadania
Planej e aval da aprendizagem
Estagio curricular na escola
Estatistica e probabilidade
Calculo dif e integral III
Algebra linear II
Projeto pedagogico
Est curric no ens de matem I
Calculo dif e integral IV
Matematica computacional
Algebra I
Libras
Politica e legisl educacional
Est curric no ens de matem II
Analise real I
Algebra II
Est curric no ens de matem III
Funcoes de variavel complexa
Equacoes diferenciais
Analise real II
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