Graduação em Matemática (Licenciatura) (Barra Mansa, Rio de Janeiro)

Centro Universitário de Barra Mansa
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Localização:Barra Mansa - Rio de Janeiro
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Sobre o Curso
O curso de Matemática do UBM tem como objetivo formar educadores aptos ao exercício profissional competente, capazes de compreender a Matemática inserida no cotidiano social, cultural econômico, político e, sobretudo que possam integrar teoria e prática na ação educativa fomentando desta forma a Educação Matemática.
Estrutura do Curso
Atendendo a Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior; a resolução CNE/CP 2 de 19 de fevereiro de 2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura de graduação plena de formação professores da Educação Básica em nível superior; Resoluçáo nº 03, de 18 de fevereiro de 2003, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Matemática o Colegiado do Curso de Matemática aprovou Matriz Curricular 2004 com duração de 3 anos.
A matriz curricular foi elaborada de forma a envolver o aluno, desde o início do Curso, em atividades ligadas a prática de ensino. Os conteúdos curriculares foram selecionados e organizados, levando-se em consideração os objetivos do Curso, o perfil desejado do profissional e as habilidades e competências previstas para serem desenvolvidas no Curso.
Há uma inter-relação das disciplinas na concepção e execução do currículo contemplando conhecimentos Gerais, da Educação, Pedagógicos, Sociais, Políticos, Econômicos, Experimental e de Matemática. O curso possue vários laboratórios, são eles:
* Laboratório de Ensino de Matemática - O Laboratório de Ensino de Matemática tem por objetivo propiciar ao aluno acesso e a reflexão sobre formas de ensinar que se utilizem de materiais didáticos tais como: manipulativos, pictóricos, impressos e audiovisuais. Equipado de softwares educacionais na área do Ensino da Matemática, como Cabri-Géométre e Maple;
* Laboratório de Informática - O UBM mantém os laboratórios em funcionamento em período integral. Para utilização isolada, o aluno tem livre acesso, acompanhado por monitores.
Perfil do Estudante
O estudante que se propõe a ensinar a Matemática deve percebê-la como uma ciência contextualizada, sendo ele capaz de interpretar e explicar a realidade para tomada de decisões. Raciocínio lógico, postura crítica e a capacidade de resolver problemas também são necessários.
Mercado de Trabalho
Há uma carência muito grande de professores dessa área no ensino fundamental e médio.
As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do professor de Matemática o fazem um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável.
Recomenda-se cursar uma Pós-Graduação, caso o profissional tenha interesse em atuar no ensino superior ou na pesquisa acadêmica.
Quem faz mestrado ou doutorado é normalmente disputado pelas Instituições de Ensino Superior.
Dica do Profissional
A formação de um profissional de educação deve incentivá-lo a aprender sempre e a usar sua inteligência, criatividade e a capacidade de interagir com outras pessoas.
No caso particular do Professor de Matemática, é fundamental que ele tenha um sólido conhecimento matemático, que o torne capaz de ajudar seus alunos a serem também agentes de sua formação.
O grande desafio dos Educadores Matemáticos é ensinar a matemática útil, integrada ao mundo atual e direcionada para o bem-estar social.
1º Período
01 Filosofia Geral e da Educação
02 Psicologia Geral e da Educação
03 Comunicação Escrita e Oral I
04 Laboratório de Prática Educativa I
05 Matemática da Educação Básica
06 Funções Reais
07 Geometria Plana e Desenho Geométrico
08 Lógica Matemática
2º Período
01 Sociologia Geral e da Educação
02 Comunicação Escrita e Oral II
03 Laboratório de Prática Educativa II
04 Políticas e Planejamento da Educação
05 Cálculo: Limite, Continuidade e Derivada
06 Álgebra Linear
07 Trigonometria
3º Período
01 Legislação da Educação Básica
02 Didática Geral
03 Metodologia para o Ensino da Matemática
04 Laboratório de Prática Educativa III
05 Cálculo: Aplicações da Derivada
06 Geometria Espacial e Desenho Geométrico
07 Matemática Financeira
4º Período
01 Didática e Tecnologia
03 Laboratório de Prática Educativa IV
04 Matemática Finita
05 Geometria Analítica
06 Cálculo: integral e aplicações
5º Período
01 Teoria dos Números
02 Laboratório de Prática Educativa V
03 Estatística
04 Métodos e Técnicas de Iniciação Científica
05 Cálculo: seqüências e séries
6º Período
01 Laboratório de Prática Educativa VI
02 Libras
03 Estruturas Algébricas
04 Análise Matemática
05 Cálculo: derivadas, integral e aplicações em IRn
Documentos necessários à realização da matrícula:
* Certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias);
* Cópia da publicação do Diário Oficial do Estado, constando conclusão do Ensino Médio, para os alunos formados a partir de 1985, no Estado do Rio de Janeiro e São Paulo; Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias);
* Para portadores de Curso Superior: Histórico Escolar e Diploma (original e duas cópias);
* Certificado de Quitação do Serviço Militar (original e duas cópias);
* Carteira de Identidade (original e duas cópias);
* Certidão de Nascimento ou Casamento (original e duas cópias);
* Duas fotos 3 x 4 recentes;
* CPF (original e duas cópias);
* Título de Eleitor (original e duas cópias);
* Comprovante de residência.
OBS: Os menores de 18 anos deverão trazer os pais ou responsáveis legais, munidos de documentação para assinatura do requerimento de matrícula.
* O candidato que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado neste Edital perderá irrecorrivelmente o direito à mesma, sendo chamado, em substituição, o colocado na ordem imediata de classificação.
* O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar Parecer de equivalência de estudos emitido pelo Conselho de Educação competente.
* O candidato que tiver acesso direto, mediante comprovação de conclusão de Curso Superior, poderá requerer dispensa de disciplina (s) anteriormente cursada (s) nesta ou em outra Instituição.
* Havendo interesse do candidato e disponibilidade de vaga será permitida a troca de turno e/ou a transferência do Campus Barra Mansa ou Campus Cicuta e vice-versa, respeitada a ordem de classificação.
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