Graduação em Matemática (Licenciatura) (Pelotas, Rio Grande do Sul)
Universidade Católica de Pelotas
DFP_
Diploma oferecido:Licenciado em Matemática
Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
No momento em que Pelotas se volta para a implantação do Pólo Tecnológico, o mercado se vê carente de profissionais capazes de multiplicar conhecimento. O censo escolar do Ministério da Educação (MEC), concluído em 2002, aponta que em todo o Brasil faltam 710 mil professores, a maioria no Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série. No Ensino Médio o déficit chega a 235 mil profissionais. Uma das maiores demandas é por licenciados em matemática.
Como resultado, o governo federal está incentivando o ensino da disciplina para descobrir novos “cérebros” na área das ciências exatas, alavancar as inovações tecnológicas e incentivar a economia do país. Estes profissionais terão a incumbência de formar cabeças pensantes para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias.
Além de atuar em escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental, Médio, profissionalizante e superior, os profissionais formados nestas áreas têm como alternativa a atuação em empresas de consultoria, engenharia, informática e financeira, além de instituições científicas e de pesquisas avançadas. A forma como o curso é ministrado é voltada para a criatividade, inovação e iniciação científica. O curso de Matemática da UCPel faz link com o conhecimento em áreas afins, permitindo a atuação interdisciplinar do aluno.
Na UCPel, o curso de licenciatura em Matemática foi implantado em 1967. Com duração de oito semestres, é oferecido no turno da noite, tendo, além de Pelotas, extensões em Pinheiro Machado e Santa Vitória do Palmar.
Entre outros diferenciais, o curso proporciona aos alunos um laboratório completo de matemática, o Núcleo de Estudos Matemáticos (NEMAT), assim como o projeto Matemática ao Fim da Tarde, com a discussão de assuntos voltados para a área da educação tecnológica.
Os alunos de Matemática podem participar de diversas atividades extraclasse propostas pelo curso. Estas atividades enriquecem o aprendizado do estudante e são uma oportunidade de exercitar o conhecimento adquirido em aula. Elas podem ser através da participação em oficinas pedagógicas, minicursos, gincanas matemáticas, encontros, adesão a projetos especiais, como os desenvolvidos no SESI e Prosepa/BM, realização de trabalho de aulas de apoio, projetos de prática educativa e trabalho de pesquisa, além de participação em ciclos de palestras e Programa Intensivo de Atualização Matemática. Além disso, as atividades englobam projeto e construção de material didático-pedagógico para o Laboratório de Matemática do curso e criação e montagem de laboratórios em escolas.
- Laboratórios, Núcleo de Estudos Matemáticos – Nemat
- Estágios
- Conhecimento em áreas afins que permitam atuação interdisciplinar
- Exercício de iniciativa
- Criatividade
- Inovação
- Iniciação Científica
- Extensão
O curso de Matemática da UCPel preocupa-se em formar profissionais capazes de:
- Conhecer profundamente os fundamentos da Matemática, sua história e sua aplicação no cotidiano
- Estar comprometido com a ação pedagógica e aberto ao estudo de metodologias novas e adequadas à aprendizagem dos conteúdos trabalhados
- Revelar entusiasmo pelo ensino dos conteúdos matemáticos
- Trabalhar a teoria com base na realidade experimental e prática
- Ter respeito e apreço pela verdade científica
- Pautar suas ações pelos princípios éticos vigentes na comunidade em que atuará.
- Escolas públicas e particulares de ensino fundamental, médio, profissionalizante e superior
- Entidades públicas ou privadas relacionadas à Educação na área de Matemática ou áreas afins
- Empresas/ instituições de consultoria, engenharia, informática, financeiras, instituições científicas, pesquisas avançadas
Como resultado, o governo federal está incentivando o ensino da disciplina para descobrir novos “cérebros” na área das ciências exatas, alavancar as inovações tecnológicas e incentivar a economia do país. Estes profissionais terão a incumbência de formar cabeças pensantes para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias.
Além de atuar em escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental, Médio, profissionalizante e superior, os profissionais formados nestas áreas têm como alternativa a atuação em empresas de consultoria, engenharia, informática e financeira, além de instituições científicas e de pesquisas avançadas. A forma como o curso é ministrado é voltada para a criatividade, inovação e iniciação científica. O curso de Matemática da UCPel faz link com o conhecimento em áreas afins, permitindo a atuação interdisciplinar do aluno.
Na UCPel, o curso de licenciatura em Matemática foi implantado em 1967. Com duração de oito semestres, é oferecido no turno da noite, tendo, além de Pelotas, extensões em Pinheiro Machado e Santa Vitória do Palmar.
Entre outros diferenciais, o curso proporciona aos alunos um laboratório completo de matemática, o Núcleo de Estudos Matemáticos (NEMAT), assim como o projeto Matemática ao Fim da Tarde, com a discussão de assuntos voltados para a área da educação tecnológica.
Os alunos de Matemática podem participar de diversas atividades extraclasse propostas pelo curso. Estas atividades enriquecem o aprendizado do estudante e são uma oportunidade de exercitar o conhecimento adquirido em aula. Elas podem ser através da participação em oficinas pedagógicas, minicursos, gincanas matemáticas, encontros, adesão a projetos especiais, como os desenvolvidos no SESI e Prosepa/BM, realização de trabalho de aulas de apoio, projetos de prática educativa e trabalho de pesquisa, além de participação em ciclos de palestras e Programa Intensivo de Atualização Matemática. Além disso, as atividades englobam projeto e construção de material didático-pedagógico para o Laboratório de Matemática do curso e criação e montagem de laboratórios em escolas.
- Laboratórios, Núcleo de Estudos Matemáticos – Nemat
- Estágios
- Conhecimento em áreas afins que permitam atuação interdisciplinar
- Exercício de iniciativa
- Criatividade
- Inovação
- Iniciação Científica
- Extensão
O curso de Matemática da UCPel preocupa-se em formar profissionais capazes de:
- Conhecer profundamente os fundamentos da Matemática, sua história e sua aplicação no cotidiano
- Estar comprometido com a ação pedagógica e aberto ao estudo de metodologias novas e adequadas à aprendizagem dos conteúdos trabalhados
- Revelar entusiasmo pelo ensino dos conteúdos matemáticos
- Trabalhar a teoria com base na realidade experimental e prática
- Ter respeito e apreço pela verdade científica
- Pautar suas ações pelos princípios éticos vigentes na comunidade em que atuará.
- Escolas públicas e particulares de ensino fundamental, médio, profissionalizante e superior
- Entidades públicas ou privadas relacionadas à Educação na área de Matemática ou áreas afins
- Empresas/ instituições de consultoria, engenharia, informática, financeiras, instituições científicas, pesquisas avançadas
DFP_