Graduação em Matemática (Licenciatura) (Presidente Prudente, São Paulo)
Universidade do Oeste Paulista
DFP_
Localização:Presidente Prudente - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
OBJETIVO
Preparar o professor para os Ensinos Fundamental e Médio com:
-Sólido domínio de conceitos matemáticos, em interação com outras áreas do conhecimento;
-Capacidade de expressar-se e comunicar-se matematicamente de forma clara, precisa e objetiva;
-Visão histórica e crítica da Matemática, que resulte na capacidade de avaliar livros-textos, estruturação de cursos e tópicos de ensino;
-Clareza do papel social de professor, dispondo de instrumentos didático-pedagógicos para que garanta a qualidade do processo ensino-aprendizagem em matemática;
-Capacidade de buscar informações, utilizar novas tecnologias, aprender continuamente, fazendo de sua prática profissional uma fonte de produção de conhecimento.
VOCÊ SABIA?
Empresas de informática, tecnologia da informação, financeiras, e empresas de consultoria e pesquisa de mercado estão contratando matemáticos para que trabalhem em conjunto om outros profissionais?
PERFIL PROFISSIONAL
O profissional egresso do Curso de Licenciatura em Matemática deverá:
- apresentar uma sólida formação para aplicação de conceitos matemáticos;
- ter capacidade que lhe possibilite a vivência crítica da realidade educacional, seus problemas e a experimentação de novas propostas que sejam consideradas como a evolução dos estudos da Educação Matemática;
- ter habilidade para se envolver em outros campos do conhecimento, necessários ao exercício da docência;
- estar apto para exercer com competência as funções de organizador, facilitador, incentivador e avaliador no processo ensino-aprendizagem;
- capacidade de leitura e produção de textos matemáticos;
- habilidade de pesquisa;
- facilidade para transpor experiências no desenvolvimento e utilização de recursos metodológicos;
- sensibilidade para localizar, por meio de interpretação adequada, as situações problemáticas e dar encaminhamento às soluções que se façam necessárias;
- capacidade de estabelecer fortes vínculos de relacionamento com os futuros alunos, exercendo sobre eles uma influência positiva;
- versatilidade para atuar em diversos meios, inclusive os mais adversos, de modo competente e engajado, sabendo lidar com os problemas e buscando soluções.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
O professor de Matemática poderá atuar na docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior(após o Mestrado) e no campo da pesquisa científica.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Escolas de Ensino Fundamental e Médio, institutos de pesquisa, indústrias, instituições financeiras, empresas de informática e outros campos.
FAIXA SALARIAL
O salário dos professores da rede pública ou particular de ensino, varia de acordo com a quantidade de horas/aulas, para o profissional que atua em outros segmentos a pretensão salarial aumenta conforme o cargo ocupado.
Preparar o professor para os Ensinos Fundamental e Médio com:
-Sólido domínio de conceitos matemáticos, em interação com outras áreas do conhecimento;
-Capacidade de expressar-se e comunicar-se matematicamente de forma clara, precisa e objetiva;
-Visão histórica e crítica da Matemática, que resulte na capacidade de avaliar livros-textos, estruturação de cursos e tópicos de ensino;
-Clareza do papel social de professor, dispondo de instrumentos didático-pedagógicos para que garanta a qualidade do processo ensino-aprendizagem em matemática;
-Capacidade de buscar informações, utilizar novas tecnologias, aprender continuamente, fazendo de sua prática profissional uma fonte de produção de conhecimento.
VOCÊ SABIA?
Empresas de informática, tecnologia da informação, financeiras, e empresas de consultoria e pesquisa de mercado estão contratando matemáticos para que trabalhem em conjunto om outros profissionais?
PERFIL PROFISSIONAL
O profissional egresso do Curso de Licenciatura em Matemática deverá:
- apresentar uma sólida formação para aplicação de conceitos matemáticos;
- ter capacidade que lhe possibilite a vivência crítica da realidade educacional, seus problemas e a experimentação de novas propostas que sejam consideradas como a evolução dos estudos da Educação Matemática;
- ter habilidade para se envolver em outros campos do conhecimento, necessários ao exercício da docência;
- estar apto para exercer com competência as funções de organizador, facilitador, incentivador e avaliador no processo ensino-aprendizagem;
- capacidade de leitura e produção de textos matemáticos;
- habilidade de pesquisa;
- facilidade para transpor experiências no desenvolvimento e utilização de recursos metodológicos;
- sensibilidade para localizar, por meio de interpretação adequada, as situações problemáticas e dar encaminhamento às soluções que se façam necessárias;
- capacidade de estabelecer fortes vínculos de relacionamento com os futuros alunos, exercendo sobre eles uma influência positiva;
- versatilidade para atuar em diversos meios, inclusive os mais adversos, de modo competente e engajado, sabendo lidar com os problemas e buscando soluções.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
O professor de Matemática poderá atuar na docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior(após o Mestrado) e no campo da pesquisa científica.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Escolas de Ensino Fundamental e Médio, institutos de pesquisa, indústrias, instituições financeiras, empresas de informática e outros campos.
FAIXA SALARIAL
O salário dos professores da rede pública ou particular de ensino, varia de acordo com a quantidade de horas/aulas, para o profissional que atua em outros segmentos a pretensão salarial aumenta conforme o cargo ocupado.
Disciplinas
Fundamentos de matemática I
Cálculo diferencial e integral I
Geometria analítica vetorial I
Lógica matemática
Filosofia da ciência
Língua portuguesa/leitura e produção de textos
Educação física I
Fundamentos de matemática II
Cálculo diferencial e integral II
Geometria analítica vetorial II
Álgebra
Métodos e técnicas de pesquisa
Psicologia da aprendizagem e adolescência
Educação física II
Cálculo diferencial e integral III
Fundamentos de matemática III
Estatística I
Estrutura e func. do ensino fundamental e médio
Física I
História da matemática
Equações diferenciais
Estatística II
Desenho geométrico
Didática
Física II
Matemática financeira
Estágio supervisionado I
Análise matemática I
Cálculo numérico
Topologia
Álgebra linear I
Metodologia do ensino da matemática
Geometria analítica
Língua brasileira de sinais - Libras
Estágio supervisionado II
Funções de variáveis complexas
Análise matemática II
Álgebra linear II
Recursos tecnológicos na matemática
Metodologia do ensino da matemática e da física
Geometria euclidiana
Estágio supervisionado III
Fundamentos de matemática I
Cálculo diferencial e integral I
Geometria analítica vetorial I
Lógica matemática
Filosofia da ciência
Língua portuguesa/leitura e produção de textos
Educação física I
Fundamentos de matemática II
Cálculo diferencial e integral II
Geometria analítica vetorial II
Álgebra
Métodos e técnicas de pesquisa
Psicologia da aprendizagem e adolescência
Educação física II
Cálculo diferencial e integral III
Fundamentos de matemática III
Estatística I
Estrutura e func. do ensino fundamental e médio
Física I
História da matemática
Equações diferenciais
Estatística II
Desenho geométrico
Didática
Física II
Matemática financeira
Estágio supervisionado I
Análise matemática I
Cálculo numérico
Topologia
Álgebra linear I
Metodologia do ensino da matemática
Geometria analítica
Língua brasileira de sinais - Libras
Estágio supervisionado II
Funções de variáveis complexas
Análise matemática II
Álgebra linear II
Recursos tecnológicos na matemática
Metodologia do ensino da matemática e da física
Geometria euclidiana
Estágio supervisionado III
DFP_