Graduação em Matemática (Licenciatura) (São Carlos, São Paulo)
Centro Universitário Central Paulista
DFP_
Localização:São Carlos - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O CURSO:
O Curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Central Paulista tem a finalidade de formar educadores na área de Matemática, com uma sólida formação em conteúdos de matemática, uma sólida formação pedagógica dirigida ao trabalho de professor, além de uma formação geral complementar em outros campos do conhecimento mais habilitados a atender às exigências atuais e futuras de mercado. Pretende formar um profissional comprometido com os resultados de sua atuação, pautando a sua conduta profissional em critérios humanistas e de rigor científico, bem como, em referenciais éticos e legais. A formação acadêmica deve não apenas dar condições para que ele exerça uma profissão, tendo um desempenho satisfatório mas, ir além disto: deve dar ao egresso a capacidade de identificar problemas relevantes à sua volta, avaliar diferentes posições quanto a esses problemas, conduzir sua postura de modo consciente e atuar junto à sociedade que investiu em sua formação sendo capaz de um envolvimento importante no quadro das mudanças sociais.
Estatísticas do Ministério da Educação mostram que a formação de professores de Matemática não tem acompanhado a demanda por eles em todas as regiões do país. Portanto, justifica-se a oferta do curso pelo seu grande valor social, no sentido de atender às necessidades regionais. Uma outra justificativa é atender profissionais que atuam no mercado de trabalho (analistas, engenheiros, administradores, etc.) no sentido de atualizarem seus conhecimentos e discutirem problemas comuns ao ensino e aplicação prática da Matemática. Observa-se, ainda, que as aplicações da matemática têm sido cada vez maiores nos últimos anos. O seu intercâmbio com a Física e as Engenharias já vem de longe e, mais recentemente, o mesmo tem acontecido com as Ciências Econômicas, Biológicas, Humanas e Sociais. As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação matemática tais como: raciocínio lógico, postura ética e a capacidade de resolver problemas têm propiciado ao licenciado em Matemática a possibilidade de também ocupar posições fora do ambiente acadêmico, em áreas nas quais o raciocínio abstrato é ferramenta indispensável.
Diante disso, o Curso de Licenciatura em Matemática da UNICEP cumpre um duplo papel, tanto na esfera social como dentro dos princípios que regem a instituição.
HISTÓRICO:
A ASSER – Associação de Escola Reunidas - foi criada em novembro de 1980 com o objetivo de desenvolver ações de ensino em todos os níveis, em São Carlos e região, mediante implementação de cursos e programas de nível fundamental, médio e superior, para formar o cidadão e o profissional, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural da comunidade em que está inserida.
Já na sua criação assumiu as Faculdades de Administração, Ciências Contábeis e Estudos Sociais da Associação Brasileira de Educadores Lassalistas, transferência homologada pelo Conselho Federal de Educação, Parecer CFE 1195/80 de 06/11/1980. Na oportunidade do reconhecimento das Faculdades de Ciências Contábeis e Estudos Sociais, houve a integração destas IES ao Centro de Ensino Superior de São Carlos, com a aprovação do regimento integrado: Parecer CFE nº.81024 de 12/12/1977. Em 1987, passou a manter o Colégio Cidade de São Carlos, com o sistema Anglo de Ensino.
Com o propósito de dotar São Carlos e sua região de uma IES com autonomia didático-científica que lhe conferisse condições de aprofundar estudos e investigações de questões regionais, houve, em 01/10/2001, a transformação em Centro Universitário Central Paulista – UNICEP.
Atualmente, a UNICEP oferece cursos de graduação nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas, em dois campi. Além dos cursos de graduação, oferece Capacitação Gerencial, Extensão Universitária e pós-graduação lato sensu (cursos de especialização e MBA).
No início de 2000, por iniciativa de um grupo de professores da UFSCar com formação em Matemática Aplicada e Computacional, foi criado o Curso de Matemática Aplicada Computacional do então Centro de Ensino Superior de São Carlos, atualmente UNICEP, Centro Universitário Central Paulista, com objetivo de formar um profissional diferenciado, e teve sua autorização de funcionamento definida pela portaria nO 1057 de 20 de julho de 2000, com conceito B. O curso recebeu a turma inicial em fevereiro de 2001 e sua primeira turma formou-se em 2004; seu reconhecimento foi homologado pelo MEC, de acordo com a portaria 1088 de 14/12/2006 (DOU 242 de 19/12/2006), com os seguintes conceitos: 1) Organização Didático-Pedagógica: CMB; 2) Corpo Docente: CMB; 3) Instalações: CMB.
Com o objetivo principal de formar professores de Matemática para o Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio -, foi instalado, em 2004, mediante Resolução CONSEPE nO 004 de 04/07/2004, o Curso de Licenciatura em Matemática. Em sua reunião de 08 de setembro de 2004, o Conselho de Graduação do Curso de Matemática aprovou o Projeto Pedagógico para a criação do Curso de Licenciatura em Matemática, com 60 vagas anuais em período noturno e duração de quatro anos (oito semestres), que passou a ser seguido por todos os estudantes ingressantes por meio do Processo Seletivo do ano de 2005 e de outras formas de ingresso.
Sem perder de vista as características da Instituição e na busca de um constante processo de avaliação e modernização, em 2007, o curso sofreu uma nova reestruturação, em que o período mínimo para integralização do curso diminuiu de quatro para três anos (seis semestres), com o objetivo principal de reforçar a formação do licenciando nas diversas áreas da Matemática. O curso recebeu sua primeira turma em fevereiro de 2005, a qual se formou em 2008.
OBJETIVOS:
O Curso de Licenciatura em Matemática da UNICEP tem como objetivo geral a formação de professores para atuarem na Educação Básica. Em conformidade com o perfil desejado do egresso, corroboramos com o perfil do Parecer nº. CNE/CP 28/2001, o qual ressalta as seguintes características para o licenciado em Matemática:
Visão de seu papel social de educador com capacidade de se inserir em diversas realidades, com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
Visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que, muitas vezes, ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da Matemática.
Conforme o que recomendam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores no Ensino Superior para a Educação Básica, as competências são definidas como “a capacidade de mobilizar múltiplos recursos numa mesma situação, entre os quais os conhecimentos adquiridos na reflexão sobre as questões pedagógicas e aqueles construídos na vida profissional e pessoal, para responder às diferentes demandas das situações de trabalho”. Nesse sentido, o curso tem como objetivo específico desenvolver nos seus alunos as seguintes habilidades e competências:
Capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade;
Ser dotado de espírito crítico e ter capacidade para avaliar com propriedade e isenção livros-textos, estruturação de curso e tópicos de ensino, textos matemáticos específicos e textos em Educação Matemática;
Estar preparado para as transformações inerentes ao exercício de sua profissão;
Ser um profissional preparado para ver, no ensino/aprendizagem de Matemática, uma função educacional de grande importância e abraçar o magistério com entusiasmo e dignidade;
Ser um profissional dotado de espírito de liderança e de equipe, empenhado em pautar seu trabalho pela ética profissional e pelo respeito humano;
Capacidade de utilização dos conhecimentos matemáticos para a compreensão do mundo que o cerca;
Capacidade de aquisição e utilização de novas idéias e tecnologias;
Capacidade de despertar o hábito do estudo independente e a criatividade dos alunos;
Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases de sua evolução;
Estar preparado para a aprendizagem continuada, considerando o progresso científico cada vez mais acelerado às demandas culturais, resultantes deste fato.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
A formação do profissional visa principalmente a sua atuação como docente nos Ensinos Fundamental e Médio. Porém, o campo de atuação profissional do matemático tem se tornado cada vez mais diversificado, amplo, emergente, crescente e em transformação contínua, em virtude do aumento cada vez maior de suas aplicações. Assim, os estudantes podem se manifestar pela Licenciatura em Matemática por vários motivos e, por isso, os conteúdos curriculares devem ser bastante flexíveis para atender a esse vasto campo de interesses.
Nesse sentido, o curso contempla formação nas áreas de Matemática, Educação Matemática, Computacional, Pedagógica e Física visando a uma apropriação e desenvolvimento desses conhecimentos pelo educador como mediador e potencializador do processo de ensino-aprendizagem. Esse profissional, enquanto educador, será preparado para gerenciar, de forma competente, os problemas específicos de sala de aula e do contexto escolar no qual estiver inserido, contribuindo científica e tecnicamente para uma formação de cidadãos que evidencie seu comprometimento com o respeito e promoção dos seres humanos. Além disso, o curso de Licenciatura em Matemática habilita também, profissionalmente, o licenciado para as seguintes atuações:
Lecionar em instituições de Ensino Fundamental e Médio, públicas ou particulares, no ensino a distância, educação especial (portadores de necessidades especiais), centros e museus de ciências, além de centros de divulgação científica;
Continuar sua formação acadêmica, ingressando preferencialmente na pós-graduação em Matemática, Educação Matemática ou em áreas afins;
Produzir conhecimento na área de Matemática, como jogos educativos, vídeos, softwares educativos, etc.;
Difundir conhecimento na área de Matemática e Ensino da Matemática ;
Lecionar disciplinas de Matemática em instituições de ensino superior;
Trabalhar em serviços de administração pública e particular como assessor;
Atuar no equacionamento e solução de problemas de pesquisa de desenvolvimento, de produção e de logística nos principais campos de atuação na área aplicada;
Atuar em instituições científicas e empresas de recursos humanos.
PERFIL DO EGRESSO:
Um curso de Licenciatura em Matemática tem como finalidade principal formar o professor de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio que seja um profissional da área de educação. Esse profissional, enquanto educador, deverá exercer sua missão comprometido com a solução dos problemas da sociedade e com a formação de gerações mais preparadas científica e tecnicamente e, principalmente, contribuir para a formação de cidadãos mais solidários, críticos e com profundo respeito pelos seres humanos envolvidos no processo educacional.
Nesse sentido, o perfil do licenciando em Matemática do UNICEP pressupõe:
Formação de um profissional flexível que possa atuar tanto na vida acadêmica quanto no mercado de trabalho;
Percepção do quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício pleno da cidadania;
Capacidade de observar cada aluno e procurar caminhos alternativos de ação para conduzi-los a desenvolverem-se plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, sendo assim motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia de seus alunos;
Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores de sua área e, também, de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica de sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos;
Engajamento num processo contínuo de aprimoramento profissional, com o intuito de atualizar seus conhecimentos, com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais e de seus alunos.
SEQUÊNCIA CURRICULAR DO CURSO:
A organização do currículo visa a assegurar o desenvolvimento de conteúdos dos diversos setores do conhecimento profissional de um matemático, em conformidade com os objetivos e perfil do egresso, bem como atender aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (2002) e à Nova Proposta Curricular Estadual para o Ensino de Matemática (2008). Ela foi elaborada de modo a apresentar uma proposta de desenvolvimento no qual são respeitados os graus de dificuldades dos conteúdos, interligação prática/conteúdo, visualização das disciplinas pedagógicas como parte integrante no processo formativo e não apenas como uma complementação curricular. A dinâmica curricular do Curso constitui-se da formação docente enriquecida por outras atividades que enfatizam conteúdos que propiciam a compreensão do contexto histórico e sócio-cultural, fundamentais para a reflexão crítica sobre educação e sociedade, e procura seguir dois eixos básicos: 1) relação entre teoria e prática; 2) interdisciplinaridade e flexibilidade. Essa seqüência curricular está prevista para 6 períodos semestrais, nos quais o aluno, para completar o curso, deverá cumprir uma carga horária de 3740 h/a (2805 horas), sendo 540 h/a (405 horas) de práticas de formação, transversalizadas e dimensionadas no interior de diferentes disciplinas, 540 h/a (405 horas) de estágio curricular supervisionado, a partir da metade de curso, e 320 h/a (240 horas) de atividades complementares.
Além de contemplar assuntos relativos à abordagem específica dos conhecimentos da Matemática, o currículo engloba, ainda, aqueles relacionados aos campos da Educação, da Psicologia e da Física. Este último com carga didática de 160 horas/aula cada, o que habilita o egresso a lecionar Física no Ensino Médio. Enfatiza ainda diferentes processos pedagógicos e, sobretudo, a construção do conhecimento educacional e de sua relação com as condições sociais em que se dá a educação escolar.
No desenvolvimento de várias disciplinas da seqüência curricular do curso, agregam-se diversas atividades realizadas sem a presença física do aluno em sala de aula, utilizando recursos didáticos com suporte da informática, de material impresso e/ou de outros meios de comunicação, as quais se encontram discriminadas nos planos de ensino. Essa flexibilidade permite ao aluno realizar seus estudos no momento mais adequado a sua condição de tempo, bem como rever o conteúdo, exercícios e testes, quantas vezes quiser, a fim de complementar e enriquecer atividades realizadas em sala de aula. Essa metodologia promove, também, o desenvolvimento da autonomia do aluno e sua capacidade para dialogar e resolver questões em grupo, características de suma importância para o bom desempenho no mercado de trabalho e exercício da cidadania. Estimula, além disso, os trabalhos independentes, visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno. São computados na estrutura curricular como atividades integralizadoras (A.I.), designação interna do Centro Universitário Central Paulista, e se encontram regulamentadas pela instituição através da Portaria 004/2006.
Ainda, o aluno, no decorrer do curso, deve completar 320 horas/aula de atividades complementares (AC) como forma de complementação, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber como no âmbito de sua preparação ética, política e humanística
O Curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Central Paulista tem a finalidade de formar educadores na área de Matemática, com uma sólida formação em conteúdos de matemática, uma sólida formação pedagógica dirigida ao trabalho de professor, além de uma formação geral complementar em outros campos do conhecimento mais habilitados a atender às exigências atuais e futuras de mercado. Pretende formar um profissional comprometido com os resultados de sua atuação, pautando a sua conduta profissional em critérios humanistas e de rigor científico, bem como, em referenciais éticos e legais. A formação acadêmica deve não apenas dar condições para que ele exerça uma profissão, tendo um desempenho satisfatório mas, ir além disto: deve dar ao egresso a capacidade de identificar problemas relevantes à sua volta, avaliar diferentes posições quanto a esses problemas, conduzir sua postura de modo consciente e atuar junto à sociedade que investiu em sua formação sendo capaz de um envolvimento importante no quadro das mudanças sociais.
Estatísticas do Ministério da Educação mostram que a formação de professores de Matemática não tem acompanhado a demanda por eles em todas as regiões do país. Portanto, justifica-se a oferta do curso pelo seu grande valor social, no sentido de atender às necessidades regionais. Uma outra justificativa é atender profissionais que atuam no mercado de trabalho (analistas, engenheiros, administradores, etc.) no sentido de atualizarem seus conhecimentos e discutirem problemas comuns ao ensino e aplicação prática da Matemática. Observa-se, ainda, que as aplicações da matemática têm sido cada vez maiores nos últimos anos. O seu intercâmbio com a Física e as Engenharias já vem de longe e, mais recentemente, o mesmo tem acontecido com as Ciências Econômicas, Biológicas, Humanas e Sociais. As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação matemática tais como: raciocínio lógico, postura ética e a capacidade de resolver problemas têm propiciado ao licenciado em Matemática a possibilidade de também ocupar posições fora do ambiente acadêmico, em áreas nas quais o raciocínio abstrato é ferramenta indispensável.
Diante disso, o Curso de Licenciatura em Matemática da UNICEP cumpre um duplo papel, tanto na esfera social como dentro dos princípios que regem a instituição.
HISTÓRICO:
A ASSER – Associação de Escola Reunidas - foi criada em novembro de 1980 com o objetivo de desenvolver ações de ensino em todos os níveis, em São Carlos e região, mediante implementação de cursos e programas de nível fundamental, médio e superior, para formar o cidadão e o profissional, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural da comunidade em que está inserida.
Já na sua criação assumiu as Faculdades de Administração, Ciências Contábeis e Estudos Sociais da Associação Brasileira de Educadores Lassalistas, transferência homologada pelo Conselho Federal de Educação, Parecer CFE 1195/80 de 06/11/1980. Na oportunidade do reconhecimento das Faculdades de Ciências Contábeis e Estudos Sociais, houve a integração destas IES ao Centro de Ensino Superior de São Carlos, com a aprovação do regimento integrado: Parecer CFE nº.81024 de 12/12/1977. Em 1987, passou a manter o Colégio Cidade de São Carlos, com o sistema Anglo de Ensino.
Com o propósito de dotar São Carlos e sua região de uma IES com autonomia didático-científica que lhe conferisse condições de aprofundar estudos e investigações de questões regionais, houve, em 01/10/2001, a transformação em Centro Universitário Central Paulista – UNICEP.
Atualmente, a UNICEP oferece cursos de graduação nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas, em dois campi. Além dos cursos de graduação, oferece Capacitação Gerencial, Extensão Universitária e pós-graduação lato sensu (cursos de especialização e MBA).
No início de 2000, por iniciativa de um grupo de professores da UFSCar com formação em Matemática Aplicada e Computacional, foi criado o Curso de Matemática Aplicada Computacional do então Centro de Ensino Superior de São Carlos, atualmente UNICEP, Centro Universitário Central Paulista, com objetivo de formar um profissional diferenciado, e teve sua autorização de funcionamento definida pela portaria nO 1057 de 20 de julho de 2000, com conceito B. O curso recebeu a turma inicial em fevereiro de 2001 e sua primeira turma formou-se em 2004; seu reconhecimento foi homologado pelo MEC, de acordo com a portaria 1088 de 14/12/2006 (DOU 242 de 19/12/2006), com os seguintes conceitos: 1) Organização Didático-Pedagógica: CMB; 2) Corpo Docente: CMB; 3) Instalações: CMB.
Com o objetivo principal de formar professores de Matemática para o Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio -, foi instalado, em 2004, mediante Resolução CONSEPE nO 004 de 04/07/2004, o Curso de Licenciatura em Matemática. Em sua reunião de 08 de setembro de 2004, o Conselho de Graduação do Curso de Matemática aprovou o Projeto Pedagógico para a criação do Curso de Licenciatura em Matemática, com 60 vagas anuais em período noturno e duração de quatro anos (oito semestres), que passou a ser seguido por todos os estudantes ingressantes por meio do Processo Seletivo do ano de 2005 e de outras formas de ingresso.
Sem perder de vista as características da Instituição e na busca de um constante processo de avaliação e modernização, em 2007, o curso sofreu uma nova reestruturação, em que o período mínimo para integralização do curso diminuiu de quatro para três anos (seis semestres), com o objetivo principal de reforçar a formação do licenciando nas diversas áreas da Matemática. O curso recebeu sua primeira turma em fevereiro de 2005, a qual se formou em 2008.
OBJETIVOS:
O Curso de Licenciatura em Matemática da UNICEP tem como objetivo geral a formação de professores para atuarem na Educação Básica. Em conformidade com o perfil desejado do egresso, corroboramos com o perfil do Parecer nº. CNE/CP 28/2001, o qual ressalta as seguintes características para o licenciado em Matemática:
Visão de seu papel social de educador com capacidade de se inserir em diversas realidades, com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
Visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que, muitas vezes, ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da Matemática.
Conforme o que recomendam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores no Ensino Superior para a Educação Básica, as competências são definidas como “a capacidade de mobilizar múltiplos recursos numa mesma situação, entre os quais os conhecimentos adquiridos na reflexão sobre as questões pedagógicas e aqueles construídos na vida profissional e pessoal, para responder às diferentes demandas das situações de trabalho”. Nesse sentido, o curso tem como objetivo específico desenvolver nos seus alunos as seguintes habilidades e competências:
Capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade;
Ser dotado de espírito crítico e ter capacidade para avaliar com propriedade e isenção livros-textos, estruturação de curso e tópicos de ensino, textos matemáticos específicos e textos em Educação Matemática;
Estar preparado para as transformações inerentes ao exercício de sua profissão;
Ser um profissional preparado para ver, no ensino/aprendizagem de Matemática, uma função educacional de grande importância e abraçar o magistério com entusiasmo e dignidade;
Ser um profissional dotado de espírito de liderança e de equipe, empenhado em pautar seu trabalho pela ética profissional e pelo respeito humano;
Capacidade de utilização dos conhecimentos matemáticos para a compreensão do mundo que o cerca;
Capacidade de aquisição e utilização de novas idéias e tecnologias;
Capacidade de despertar o hábito do estudo independente e a criatividade dos alunos;
Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases de sua evolução;
Estar preparado para a aprendizagem continuada, considerando o progresso científico cada vez mais acelerado às demandas culturais, resultantes deste fato.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
A formação do profissional visa principalmente a sua atuação como docente nos Ensinos Fundamental e Médio. Porém, o campo de atuação profissional do matemático tem se tornado cada vez mais diversificado, amplo, emergente, crescente e em transformação contínua, em virtude do aumento cada vez maior de suas aplicações. Assim, os estudantes podem se manifestar pela Licenciatura em Matemática por vários motivos e, por isso, os conteúdos curriculares devem ser bastante flexíveis para atender a esse vasto campo de interesses.
Nesse sentido, o curso contempla formação nas áreas de Matemática, Educação Matemática, Computacional, Pedagógica e Física visando a uma apropriação e desenvolvimento desses conhecimentos pelo educador como mediador e potencializador do processo de ensino-aprendizagem. Esse profissional, enquanto educador, será preparado para gerenciar, de forma competente, os problemas específicos de sala de aula e do contexto escolar no qual estiver inserido, contribuindo científica e tecnicamente para uma formação de cidadãos que evidencie seu comprometimento com o respeito e promoção dos seres humanos. Além disso, o curso de Licenciatura em Matemática habilita também, profissionalmente, o licenciado para as seguintes atuações:
Lecionar em instituições de Ensino Fundamental e Médio, públicas ou particulares, no ensino a distância, educação especial (portadores de necessidades especiais), centros e museus de ciências, além de centros de divulgação científica;
Continuar sua formação acadêmica, ingressando preferencialmente na pós-graduação em Matemática, Educação Matemática ou em áreas afins;
Produzir conhecimento na área de Matemática, como jogos educativos, vídeos, softwares educativos, etc.;
Difundir conhecimento na área de Matemática e Ensino da Matemática ;
Lecionar disciplinas de Matemática em instituições de ensino superior;
Trabalhar em serviços de administração pública e particular como assessor;
Atuar no equacionamento e solução de problemas de pesquisa de desenvolvimento, de produção e de logística nos principais campos de atuação na área aplicada;
Atuar em instituições científicas e empresas de recursos humanos.
PERFIL DO EGRESSO:
Um curso de Licenciatura em Matemática tem como finalidade principal formar o professor de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio que seja um profissional da área de educação. Esse profissional, enquanto educador, deverá exercer sua missão comprometido com a solução dos problemas da sociedade e com a formação de gerações mais preparadas científica e tecnicamente e, principalmente, contribuir para a formação de cidadãos mais solidários, críticos e com profundo respeito pelos seres humanos envolvidos no processo educacional.
Nesse sentido, o perfil do licenciando em Matemática do UNICEP pressupõe:
Formação de um profissional flexível que possa atuar tanto na vida acadêmica quanto no mercado de trabalho;
Percepção do quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício pleno da cidadania;
Capacidade de observar cada aluno e procurar caminhos alternativos de ação para conduzi-los a desenvolverem-se plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, sendo assim motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia de seus alunos;
Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores de sua área e, também, de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica de sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos;
Engajamento num processo contínuo de aprimoramento profissional, com o intuito de atualizar seus conhecimentos, com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais e de seus alunos.
SEQUÊNCIA CURRICULAR DO CURSO:
A organização do currículo visa a assegurar o desenvolvimento de conteúdos dos diversos setores do conhecimento profissional de um matemático, em conformidade com os objetivos e perfil do egresso, bem como atender aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (2002) e à Nova Proposta Curricular Estadual para o Ensino de Matemática (2008). Ela foi elaborada de modo a apresentar uma proposta de desenvolvimento no qual são respeitados os graus de dificuldades dos conteúdos, interligação prática/conteúdo, visualização das disciplinas pedagógicas como parte integrante no processo formativo e não apenas como uma complementação curricular. A dinâmica curricular do Curso constitui-se da formação docente enriquecida por outras atividades que enfatizam conteúdos que propiciam a compreensão do contexto histórico e sócio-cultural, fundamentais para a reflexão crítica sobre educação e sociedade, e procura seguir dois eixos básicos: 1) relação entre teoria e prática; 2) interdisciplinaridade e flexibilidade. Essa seqüência curricular está prevista para 6 períodos semestrais, nos quais o aluno, para completar o curso, deverá cumprir uma carga horária de 3740 h/a (2805 horas), sendo 540 h/a (405 horas) de práticas de formação, transversalizadas e dimensionadas no interior de diferentes disciplinas, 540 h/a (405 horas) de estágio curricular supervisionado, a partir da metade de curso, e 320 h/a (240 horas) de atividades complementares.
Além de contemplar assuntos relativos à abordagem específica dos conhecimentos da Matemática, o currículo engloba, ainda, aqueles relacionados aos campos da Educação, da Psicologia e da Física. Este último com carga didática de 160 horas/aula cada, o que habilita o egresso a lecionar Física no Ensino Médio. Enfatiza ainda diferentes processos pedagógicos e, sobretudo, a construção do conhecimento educacional e de sua relação com as condições sociais em que se dá a educação escolar.
No desenvolvimento de várias disciplinas da seqüência curricular do curso, agregam-se diversas atividades realizadas sem a presença física do aluno em sala de aula, utilizando recursos didáticos com suporte da informática, de material impresso e/ou de outros meios de comunicação, as quais se encontram discriminadas nos planos de ensino. Essa flexibilidade permite ao aluno realizar seus estudos no momento mais adequado a sua condição de tempo, bem como rever o conteúdo, exercícios e testes, quantas vezes quiser, a fim de complementar e enriquecer atividades realizadas em sala de aula. Essa metodologia promove, também, o desenvolvimento da autonomia do aluno e sua capacidade para dialogar e resolver questões em grupo, características de suma importância para o bom desempenho no mercado de trabalho e exercício da cidadania. Estimula, além disso, os trabalhos independentes, visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno. São computados na estrutura curricular como atividades integralizadoras (A.I.), designação interna do Centro Universitário Central Paulista, e se encontram regulamentadas pela instituição através da Portaria 004/2006.
Ainda, o aluno, no decorrer do curso, deve completar 320 horas/aula de atividades complementares (AC) como forma de complementação, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber como no âmbito de sua preparação ética, política e humanística
DISCIPLINAS
Algoritmos
Física Experimental: Eletricidade
Física Experimental: Mecânica e Ótica
Fundamentos da Matemática
Língua Portuguesa
Vetores e Geometria Analítica
Cálculo I
Computação Aplicada I
Elementos de Matemática
Física I
Geometria Plana e Espacial
História da Matemática
Metodologia e Prática do Ensino de Matemática I
Álgebra Linear I
Cálculo II
Construções Geométricas
Metodologia e Prática do Ensino de Matemática II
Probabilidade e Estatística
Teoria dos Números
Álgebra Linear II
Cálculo III
Estágio Supervisionado de Matemática I
Métodos Numéricos
Psicologia Geral e da Educação
Teoria da Aprendizagem e Didática Geral
Informática Aplicada Ao Ensino da Matemática
Equações Diferenciais Com Aplicações
Estágio Supervisionado de Matemática II
Estruturas Algébricas
Funções de Variável Complexa
Laboratório de Ensino de Matemática
Trabalho de Conclusão de Curso I
Análise e Topologia na Reta
Ensino da Matemática Através de Problemas
Estágio Supervisionado de Matemática III
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
LIBRAS
Tópicos de Matemática I
Trabalho de Conclusão de Curso II
Algoritmos
Física Experimental: Eletricidade
Física Experimental: Mecânica e Ótica
Fundamentos da Matemática
Língua Portuguesa
Vetores e Geometria Analítica
Cálculo I
Computação Aplicada I
Elementos de Matemática
Física I
Geometria Plana e Espacial
História da Matemática
Metodologia e Prática do Ensino de Matemática I
Álgebra Linear I
Cálculo II
Construções Geométricas
Metodologia e Prática do Ensino de Matemática II
Probabilidade e Estatística
Teoria dos Números
Álgebra Linear II
Cálculo III
Estágio Supervisionado de Matemática I
Métodos Numéricos
Psicologia Geral e da Educação
Teoria da Aprendizagem e Didática Geral
Informática Aplicada Ao Ensino da Matemática
Equações Diferenciais Com Aplicações
Estágio Supervisionado de Matemática II
Estruturas Algébricas
Funções de Variável Complexa
Laboratório de Ensino de Matemática
Trabalho de Conclusão de Curso I
Análise e Topologia na Reta
Ensino da Matemática Através de Problemas
Estágio Supervisionado de Matemática III
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
LIBRAS
Tópicos de Matemática I
Trabalho de Conclusão de Curso II
DFP_