DFP_
Localização:Vitória - Espírito Santo
Duração:6 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Características:
O modelo pedagógico adotado pelo curso de Medicina da Univix permite criar bases para outras possibilidades, para outros padrões de comportamento e de convivência, para uma outra cultura. Mais do que difundir informações ou formar técnicos, se pretende ampliar a capacidade de análise e de intervenção dos alunos sobre o contexto em que vivem, sobre os seus modos de vida e sobre suas subjetividades. As ações pedagógicas se fundamentarão nos princípios do Construtivismo Sociointeracionista e, neste aspecto, reconhecerão: as características psicológicas do desenvolvimento dos alunos para, através delas, entender as concepções prévias já construídas e as estruturas já estabelecidas.
Quanto aos professores, lhes cabe conhecer em profundidade os conteúdos de suas áreas de saber. Pois, se do aluno se deseja a realização de construções de relacionamentos significativos, do professor será exigido, com maior razão, que o conhecimento relativo à sua função de mediador do processo ensino-aprendizagem seja construído da mesma forma, ou seja, significativamente.
A concepção do currículo nuclear , aqui adotada, não abandona os conteúdos nem dispensa os conhecimentos especializados, apenas deles se utiliza para que os alunos desenvolvam habilidades e alcancem as competências que a sociedade está exigindo do novo profissional-cidadão. Neste aspecto, possibilitará, aos alunos, a apropriação de conhecimentos significativos e centrados nas realidades sociais onde desenvolverão suas atividades profissionais.
Objetivo:
Ao término do Curso de Graduação de Medicina o aluno deverá ter se tornado um profissional dotado das qualidades necessárias ao exercício pleno de suas habilidades médicas dentro do primeiro e segundo nível de atenção integral à saúde dos cidadãos. O perfil profissional, perseguido no decorrer deste curso, é:
- Um profissional capaz de exercer a Medicina em um Brasil de dimensões continentais, utilizando as competências básicas e habilidades profissionais para oferecer soluções aos problemas de saúde que lhes serão trazidos onde atuará;
- Um profissional voltado à atualização, utilizando recursos como a auto-educação e os programas de educação continuada;
- Um profissional competente em suas relações com o sistema público e privado de saúde;
- Um profissional intelectualmente preparado para vencer os desafios impostos pela evolução da medicina contemporânea, utilizando para isto conhecimentos científicos, habilidade, competência e ética;
- Um profissional hábil na utilização de prontuários eletrônicos, da Internet como veículo de comunicação e também, de receitar em folhas de papel em branco;
- Um profissional que dá importância à bioética, à ética das ciências da vida e do meio ambiente e que, de modo abrangente, exerce a ética de forma pluralista e interdisciplinar.
- Um médico que reconhece o poder das relações humanas, fazendo com que sua relação com o paciente seja transpessoal e eminentemente humanística.
Infra-estrutura:
A estrutura curricular do curso foi dividida em dois segmentos: o segmento nuclear (SN) e o segmento optativo ou complementar (SC) . As disciplinas clássicas desapareceram, dando origem aos módulos que absorveram os conteúdos e habilidades disciplinares.
O SN será composto pelos conteúdos mínimos, necessários e suficientes para uma adequada formação geral do médico. Todos os módulos de ensino que compõem este segmento possuem a característica da obrigatoriedade, se distribuindo ao longo do curso de maneira intercalada até o último semestre. O segmento nuclear (SN), obrigatório, terá uma carga horária total de 7.856 horas, sendo 3.856 horas de internato. O segmento complementar (SC), é constituído por 40 h semestrais , para se aprofundar em tópicos relevantes.
Essa concepção estrutural, tendo como eixo de desenvolvimento curricular as necessidades da saúde dos indivíduos e das populações regionais circunscritas, deverá:
- Utilizar metodologias que privilegiem a participação dos alunos na construção do conhecimento e a integração dos conteúdos, além de estimular a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão;
- Inserir os alunos em atividades práticas;
- Propiciar a interação ativa dos alunos com usuários e profissionais de saúde proporcionando ao aluno lidar com problemas reais;
- Vincular, mediante a integração ensino-serviço, a formação médico-acadêmica às necessidades sociais da saúde, com ênfase no SUS.
Depoimento:
Anselmo Tose, secretário estadual de Saúde
“Os alunos de Medicina da Univix terão a formação que eu não tive, com ênfase na prevenção e na idéia de estocar saúde. Os profissionais também devem aprender sobre a organização do sistema de saúde e não se restringir ao lado técnico da profissão. Para esse médico, sempre haverá espaço”.
Rosana Alves, coordenadora do curso de Medicina
"O curso de Medicina da Univix quer formar médicos com a responsabilidade e o compromisso de melhoria da saúde da população, com perfil generalista, humanístico e capacidade de atualização permanente do conhecimento. O objetivo é formar um médico competente não somente na realização de diagnósticos e tratamentos, mas conhecedor das necessidades sociais da população, podendo atuar como médico generalista, ao se formar ou escolher uma especialização, posteriormente. Tudo isso a partir de um novo conceito pedagógico, de uma infra-estrutura de laboratórios bem equipados, de uma rede de convênios com hospitais e unidades básicas de saúde e de um corpo docente formado por mestres e doutores”
Ramon Tardin (aluno de Medicina)
"Eu escolhi a Univix para estudar porque aqui não se forma somente médicos, mas profissionais multiprofissionais capacitados para o mercado. Escolhi também por causa da infra-estrutura e corpo docente".
O modelo pedagógico adotado pelo curso de Medicina da Univix permite criar bases para outras possibilidades, para outros padrões de comportamento e de convivência, para uma outra cultura. Mais do que difundir informações ou formar técnicos, se pretende ampliar a capacidade de análise e de intervenção dos alunos sobre o contexto em que vivem, sobre os seus modos de vida e sobre suas subjetividades. As ações pedagógicas se fundamentarão nos princípios do Construtivismo Sociointeracionista e, neste aspecto, reconhecerão: as características psicológicas do desenvolvimento dos alunos para, através delas, entender as concepções prévias já construídas e as estruturas já estabelecidas.
Quanto aos professores, lhes cabe conhecer em profundidade os conteúdos de suas áreas de saber. Pois, se do aluno se deseja a realização de construções de relacionamentos significativos, do professor será exigido, com maior razão, que o conhecimento relativo à sua função de mediador do processo ensino-aprendizagem seja construído da mesma forma, ou seja, significativamente.
A concepção do currículo nuclear , aqui adotada, não abandona os conteúdos nem dispensa os conhecimentos especializados, apenas deles se utiliza para que os alunos desenvolvam habilidades e alcancem as competências que a sociedade está exigindo do novo profissional-cidadão. Neste aspecto, possibilitará, aos alunos, a apropriação de conhecimentos significativos e centrados nas realidades sociais onde desenvolverão suas atividades profissionais.
Objetivo:
Ao término do Curso de Graduação de Medicina o aluno deverá ter se tornado um profissional dotado das qualidades necessárias ao exercício pleno de suas habilidades médicas dentro do primeiro e segundo nível de atenção integral à saúde dos cidadãos. O perfil profissional, perseguido no decorrer deste curso, é:
- Um profissional capaz de exercer a Medicina em um Brasil de dimensões continentais, utilizando as competências básicas e habilidades profissionais para oferecer soluções aos problemas de saúde que lhes serão trazidos onde atuará;
- Um profissional voltado à atualização, utilizando recursos como a auto-educação e os programas de educação continuada;
- Um profissional competente em suas relações com o sistema público e privado de saúde;
- Um profissional intelectualmente preparado para vencer os desafios impostos pela evolução da medicina contemporânea, utilizando para isto conhecimentos científicos, habilidade, competência e ética;
- Um profissional hábil na utilização de prontuários eletrônicos, da Internet como veículo de comunicação e também, de receitar em folhas de papel em branco;
- Um profissional que dá importância à bioética, à ética das ciências da vida e do meio ambiente e que, de modo abrangente, exerce a ética de forma pluralista e interdisciplinar.
- Um médico que reconhece o poder das relações humanas, fazendo com que sua relação com o paciente seja transpessoal e eminentemente humanística.
Infra-estrutura:
A estrutura curricular do curso foi dividida em dois segmentos: o segmento nuclear (SN) e o segmento optativo ou complementar (SC) . As disciplinas clássicas desapareceram, dando origem aos módulos que absorveram os conteúdos e habilidades disciplinares.
O SN será composto pelos conteúdos mínimos, necessários e suficientes para uma adequada formação geral do médico. Todos os módulos de ensino que compõem este segmento possuem a característica da obrigatoriedade, se distribuindo ao longo do curso de maneira intercalada até o último semestre. O segmento nuclear (SN), obrigatório, terá uma carga horária total de 7.856 horas, sendo 3.856 horas de internato. O segmento complementar (SC), é constituído por 40 h semestrais , para se aprofundar em tópicos relevantes.
Essa concepção estrutural, tendo como eixo de desenvolvimento curricular as necessidades da saúde dos indivíduos e das populações regionais circunscritas, deverá:
- Utilizar metodologias que privilegiem a participação dos alunos na construção do conhecimento e a integração dos conteúdos, além de estimular a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão;
- Inserir os alunos em atividades práticas;
- Propiciar a interação ativa dos alunos com usuários e profissionais de saúde proporcionando ao aluno lidar com problemas reais;
- Vincular, mediante a integração ensino-serviço, a formação médico-acadêmica às necessidades sociais da saúde, com ênfase no SUS.
Depoimento:
Anselmo Tose, secretário estadual de Saúde
“Os alunos de Medicina da Univix terão a formação que eu não tive, com ênfase na prevenção e na idéia de estocar saúde. Os profissionais também devem aprender sobre a organização do sistema de saúde e não se restringir ao lado técnico da profissão. Para esse médico, sempre haverá espaço”.
Rosana Alves, coordenadora do curso de Medicina
"O curso de Medicina da Univix quer formar médicos com a responsabilidade e o compromisso de melhoria da saúde da população, com perfil generalista, humanístico e capacidade de atualização permanente do conhecimento. O objetivo é formar um médico competente não somente na realização de diagnósticos e tratamentos, mas conhecedor das necessidades sociais da população, podendo atuar como médico generalista, ao se formar ou escolher uma especialização, posteriormente. Tudo isso a partir de um novo conceito pedagógico, de uma infra-estrutura de laboratórios bem equipados, de uma rede de convênios com hospitais e unidades básicas de saúde e de um corpo docente formado por mestres e doutores”
Ramon Tardin (aluno de Medicina)
"Eu escolhi a Univix para estudar porque aqui não se forma somente médicos, mas profissionais multiprofissionais capacitados para o mercado. Escolhi também por causa da infra-estrutura e corpo docente".
Disciplinas
Biologia Celular e Molecular
Ciência e Pesquisa I
Filosofia e Medicina I
Morfofuncional I
Saúde Pública I
Ciência e Pesquisa II
Filosofia e Medicina II
Introdução à Prática Médica
Morfofuncional II
Saúde Pública II
Ciência e Pesquisa III
Farmacologia I
Habilidades I
Introdução à Bioestatística
Nutrição e Dietética
Saúde Pública III
Sistema Nervoso
Ciência e Pesquisa IV
Doenças Infecciosas e Parasitárias I
Habilidades II
Patologia I
Saúde Pública IV
Bioética
Farmacologia II
Genética Médica I
Patologia II
Psicologia Médica
Semiologia Médica I
Clínica Médica I
Genética Médica II
Medicina do Trabalho
Saúde Mental
Semiologia Médica II
Técnica Operatória
Clínica Cirúrgica I
Clínica Médica II
Clínica Pediátrica I
Diagnóstico por Imagem I
Doenças Infecciosas e Parasitárias II
Oftalmologia
Otorrinolaringologia
Clínica Cirúrgica II
Clínica Médica III
Clínica Pediátrica II
Diagnóstico por Imagem II
Medicina Legal e Deontologia Médica
Oncologia
Ortopedia
Tocoginecologia
Neonatologia
Obstetrícia Geral
Saúde Coletiva I
Saúde Coletiva II
Emergência
Ginecologia Geral
Medicina Interna
Obstetrícia Especializada
Cirurgia Geral
Ginecologia Especializada
Clínica Especializada I
Clínica: UTI
Clínica Especializada II
Pediatria: Emergência
Pediatria: Enfermaria
Biologia Celular e Molecular
Ciência e Pesquisa I
Filosofia e Medicina I
Morfofuncional I
Saúde Pública I
Ciência e Pesquisa II
Filosofia e Medicina II
Introdução à Prática Médica
Morfofuncional II
Saúde Pública II
Ciência e Pesquisa III
Farmacologia I
Habilidades I
Introdução à Bioestatística
Nutrição e Dietética
Saúde Pública III
Sistema Nervoso
Ciência e Pesquisa IV
Doenças Infecciosas e Parasitárias I
Habilidades II
Patologia I
Saúde Pública IV
Bioética
Farmacologia II
Genética Médica I
Patologia II
Psicologia Médica
Semiologia Médica I
Clínica Médica I
Genética Médica II
Medicina do Trabalho
Saúde Mental
Semiologia Médica II
Técnica Operatória
Clínica Cirúrgica I
Clínica Médica II
Clínica Pediátrica I
Diagnóstico por Imagem I
Doenças Infecciosas e Parasitárias II
Oftalmologia
Otorrinolaringologia
Clínica Cirúrgica II
Clínica Médica III
Clínica Pediátrica II
Diagnóstico por Imagem II
Medicina Legal e Deontologia Médica
Oncologia
Ortopedia
Tocoginecologia
Neonatologia
Obstetrícia Geral
Saúde Coletiva I
Saúde Coletiva II
Emergência
Ginecologia Geral
Medicina Interna
Obstetrícia Especializada
Cirurgia Geral
Ginecologia Especializada
Clínica Especializada I
Clínica: UTI
Clínica Especializada II
Pediatria: Emergência
Pediatria: Enfermaria
DFP_
