Localização:Juiz de Fora - Minas Gerais
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Apresentação
O recém-criado Departamento de Música da UFJF, inaugurado em 2011, conta com 9 professores efetivos, sendo 6 de instrumento, 2 de teoria/composição e 1 de história da música.
Informações Gerais sobre o Bacharelado em Instrumento da UFJF
O curso de bacharelado em instrumento, iniciado em 2009, tem duração de quatro anos e meio (nove períodos) e é ministrado em horário diurno. São oferecidas 42 vagas por ano, sendo 7 para Canto, 7 para Flauta Transversa, 7 para Piano, 7 para Violão, 7 para Violino e 7 para Violoncelo. Os candidatos são selecionados anualmente através de prova de habilidade específica em seus respectivos instrumentos, tocando para uma banca composta por seus futuros professores de instrumento.
A grade curricular do Bacharelado em Instrumento da UFJF se caracteriza pela não fragmentação do curso superior em música, evitando, por exemplo, separar os gêneros ‘música erudita’ e ‘música popular’, os gêneros ‘locais’ dos ‘universais’, a ’teoria’ da ‘prática’ e o conhecimento ‘tradicional’ das possibilidades trazidas pelas ‘novas tecnologias’.
Além de cursar disciplinas, o aluno pode-se envolver em uma série de atividades extra-curriculares, como integrar grupos de pesquisa em música, participar de eventos anuais como o Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, a Semana de Artes e Design e o Seminário Integrado de Pesquisa em Artes e Design da UFJF, além de atuar como monitor para disciplinas da grade curricular.
Perfil do Profissional Formado pela UFJF
O Bacharel em Canto, Flauta, Piano, Violão, Violino, ou Violoncelo, graduado pela UFJF, terá recebido uma formação plural que lhe permitirá atuar não só como intérprete em seu instrumento, mas também como: regente coral, arranjador vocal e/ou instrumental; criador de trilhas sonoras para espetáculos de cinema, teatro ou vídeo; editor de partituras musicais; consultor para conteúdos educacionais em música; autor de críticas musicais, programas de concerto e artigos para publicação; diretor musical, na seleção de repertórios; e como agente catalisador e empreendedor independente da atividade musical em seu âmbito de ação.