Graduação em Música - Habilitação em Canto (Bacharelado) (Passo Fundo, Rio Grande do Sul)
Universidade de Passo Fundo
DFP_
Diploma oferecido:Bacharel em Canto
Localização:Passo Fundo - Rio Grande do Sul
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O curso na UPF
O curso de Música consolida-se cada vez mais como referência na formação de profissionais com qualidade técnica e artística. A formação erudita tem também abordagens na música popular. A instituição conta com infraestrutura adequada ao desenvolvimento das atividades, destacando-se o Laboratório de Percussão, a possibilidade de construção dos próprios instrumentos, uma biblioteca setorial e salas com demais instrumentos. As práticas de ensino em música preveem a atuação na educação formal e não formal, enfatizando seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem. A extensão comunitária recebe ênfase, já que os alunos participam dos projetos de grupos musicais.
Mercado de trabalho
Já o bacharel em Canto caracteriza-se pela aquisição de competências e habilidades que possibilitem a formação e regência de coro, cantar e ensinar vários estilos musicais apresentar-se individualmente ou em grupo e adaptar e interpretar obras musicais com vistas à realização em diferentes veículos e propostas. Pode, ainda, trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de técnicas de canto adequadas aos diversos estilos musicais, construir performances que indiquem intenções de pesquisa musical e produzir referenciais teóricos para a ampliação da técnica, para música vocal e também pertinentes à saúde vocal.
O curso de Música consolida-se cada vez mais como referência na formação de profissionais com qualidade técnica e artística. A formação erudita tem também abordagens na música popular. A instituição conta com infraestrutura adequada ao desenvolvimento das atividades, destacando-se o Laboratório de Percussão, a possibilidade de construção dos próprios instrumentos, uma biblioteca setorial e salas com demais instrumentos. As práticas de ensino em música preveem a atuação na educação formal e não formal, enfatizando seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem. A extensão comunitária recebe ênfase, já que os alunos participam dos projetos de grupos musicais.
Mercado de trabalho
Já o bacharel em Canto caracteriza-se pela aquisição de competências e habilidades que possibilitem a formação e regência de coro, cantar e ensinar vários estilos musicais apresentar-se individualmente ou em grupo e adaptar e interpretar obras musicais com vistas à realização em diferentes veículos e propostas. Pode, ainda, trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de técnicas de canto adequadas aos diversos estilos musicais, construir performances que indiquem intenções de pesquisa musical e produzir referenciais teóricos para a ampliação da técnica, para música vocal e também pertinentes à saúde vocal.
DISCIPLINAS
Iniciação ao conhecimento acadêmico
Canto coral I
Canto I
História da música universal I
Instrumento complementar I - piano
Percepção musical I
Canto coral II
Canto II
História da música universal II
Instrumento complementar II - piano
Linguagem e estrutura musical I
Percepção musical II
Comprovação de competência no uso de ferramentas básicas de informática
Leitura e produção de textos
Canto coral III
Canto III
História da música universal III
Linguagem e estrutura musical II
Percepção musical III
Sociologia dos processos sócio-educativos
Canto coral IV
Canto IV
História da música universal IV
Linguagem e estrutura musical III
Percepção musical IV
Canto coral V
Canto V
Contraponto I
Dicção
Eletiva
Folclore musical
Harmonia I
História, literatura e repertório do canto
Canto coral VI
Canto VI
Contraponto II
Forma e análise musical I
Harmonia II
História da música brasileira
Regência coral
Tópicos especiais em música
Canto coral VII - recital
Canto VII
Estética musical
Forma e análise musical II
Harmonia III
História da música popular contemporânea I
Música de câmara I
Ética geral
Língua brasileira de sinais (Libras)
Arranjos em jazz e MPB
Canto VIII - recital
Harmonia IV
História da música popular contemporânea II
Introdução à pesquisa em musicologia
Laboratório de síntese e manipulação sonora
Leitura orientada: temas de pesquisa em música
Manifestações folclóricas
Matérias e técnicas da música no século XX
Meios de comunicação social e música
Monografia
Música de câmara II
Música eletro-acústica
Organologia musical
Performance no espaço cênico
Processo de criação da canção
Técnica em sonorização
Iniciação ao conhecimento acadêmico
Canto coral I
Canto I
História da música universal I
Instrumento complementar I - piano
Percepção musical I
Canto coral II
Canto II
História da música universal II
Instrumento complementar II - piano
Linguagem e estrutura musical I
Percepção musical II
Comprovação de competência no uso de ferramentas básicas de informática
Leitura e produção de textos
Canto coral III
Canto III
História da música universal III
Linguagem e estrutura musical II
Percepção musical III
Sociologia dos processos sócio-educativos
Canto coral IV
Canto IV
História da música universal IV
Linguagem e estrutura musical III
Percepção musical IV
Canto coral V
Canto V
Contraponto I
Dicção
Eletiva
Folclore musical
Harmonia I
História, literatura e repertório do canto
Canto coral VI
Canto VI
Contraponto II
Forma e análise musical I
Harmonia II
História da música brasileira
Regência coral
Tópicos especiais em música
Canto coral VII - recital
Canto VII
Estética musical
Forma e análise musical II
Harmonia III
História da música popular contemporânea I
Música de câmara I
Ética geral
Língua brasileira de sinais (Libras)
Arranjos em jazz e MPB
Canto VIII - recital
Harmonia IV
História da música popular contemporânea II
Introdução à pesquisa em musicologia
Laboratório de síntese e manipulação sonora
Leitura orientada: temas de pesquisa em música
Manifestações folclóricas
Matérias e técnicas da música no século XX
Meios de comunicação social e música
Monografia
Música de câmara II
Música eletro-acústica
Organologia musical
Performance no espaço cênico
Processo de criação da canção
Técnica em sonorização
DFP_