DFP_
Localização:Piracicaba - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Profissão
Cada vez mais, a área de Negócios Internacionais vem ganhando relevância no cenário nacional. Comprar do exterior e vender para o exterior se tornou rotina em quase 50 mil empresas do Brasil. Essas práticas sinalizam para uma demanda maior de profissionais qualificados e competentes, com profissionalização e técnicas apuradas. A região de Piracicaba está entre as que mais participam do total de importações e exportações do país, seja por empresas do setor tecnológico, seja por empresas do agronegócio. Há uma crescente necessidade de profissionais que analisem tendências de mercado, elaborem estratégias de internacionalização, analisem sistemicamente procedimentos de importação e exportação. Este é o perfil do bacharel em Negócios Internacionais, que é chamado de Analista de Negócios Internacionais.
O analista de Negócios Internacionais, a partir de seu perfil, seus conhecimentos, suas competências e habilidades, poderá trabalhar em:
a) organizações comerciais e industriais de qualquer porte;
b) empresas comerciais exportadoras e trading companies;
c) associações comerciais;
d) entidades de classe;
e) câmaras de comércio;
f) órgãos públicos e trading points, na área de assessoria internacional;
g) prestadores de serviços, como operadores logísticos, agências de carga, comissarias de despachos, companhias de transporte, companhias de seguros, companhias de courier, companhias de inspeção, consultorias e assessorias privadas;
h) editoras especializadas;
i) entidades financeiras e bancos;
j) representações de organismos estrangeiros e consulados;
k) instituições de ensino e pesquisa.
Curso
A UNIMEP concorreu ao PRÊMIO MELHORES UNIVERSIDADES GUIA DO ESTUDANTE em 2006, com o curso de Administração - Gestão de Negócios Internacionais, do qual o curso de Negócios Internacionais é herdeiro. Na ocasião, recebeu o prêmio de "5 estrelas", ou seja, atingiu o nível de "excelência". O curso busca desenvolver sensibilidade para lidar com diferenças culturais e uma perspectiva multidimensional, que permita ao profissional de Negócios Internacionais trabalhar os desafios que transcendem os do mercado interno.
O curso também trabalha as habilidades necessárias para capacitar o Analista (bacharel) para operações de importação, exportação, câmbio, cadeia de suprimentos com âmbito global, trâmites alfandegários e legistação aduaneira. Assim, os egressos estarão aptos a atuar em empresas privadas, na área de prestação de serviço ou indústria, e organizações públicas, em assessorias para negócios internacionais.
Histórico
O curso de Negócios Internacionais (NI) surge como um curso novo, “herdeiro” ou “sucessor” do curso de Administração com habilitação em Gestão de Negócios Internacionais (GNI) da UNIMEP, curso “5 estrelas” pelo GUIA DO ESTUDANTE 2006, existente desde 1999, e decorre do fim das habilitações em Administração, como prevê a Resolução CNE/CES no. 4/2005.
O curso de Negócios Internacionais, bacharelado, segue a nomenclatura dos países da OCDE/UNESCO, que é denominada "International Business", com um ramo da área de Negócios.
Perfil do Egresso
Diante das características assumidas pelo Comércio Internacional na atualidade, o perfil do profissional que procuramos formar tem as seguintes características relacionados a um Analista, com visão sistêmica das operações internacionais:
a) capacidade de tomar decisões relativas às diversas áreas dos negócios internacionais, como câmbio, exportação, importação, legislação aduaneira, transportes internacionais e outras;
b) sabe trabalhar em equipe;
c) domina línguas estrangeiras;
d) conhece cultura geral, mundial e saber respeitar suas diferenças;
e) conhece os fundamentos éticos;
f) apresenta visão sistêmica de negócios nacionais e conjuntura internacional;
g) tem habilidade para pensar com criatividade;
h) sabe ouvir e respeitar a opinião do outro;
i) tem iniciativa e determinação e,
j) ânsia pelo conhecimento e pela informação.
Objetivos do Curso
O objetivo do Curso é capacitar pessoas para analisar o meio internacional, sendo capazes de verificar oportunidades para o comércio exterior brasileiro, o que pressupõe profissionais com conhecimento da lógica instrumental e técnica, cuja especificidade epistêmica tem se distanciado da área de Administração tradicional, por apresentar desafios e conteúdos próprios, de um cenário altamente globalizante e, provavelmente, sem volta.
O curso busca desenvolver sensibilidade para lidar com diferenças culturais e uma perspectiva multidimensional, que permita ao profissional de Negócios Internacionais trabalhar com desafios que transcendem os do mercado interno. O curso também trabalha as habilidades necessárias para operações de importação, exportação, câmbio, cadeia de suprimentos com âmbito global, trâmites alfandegários e legislação aduaneira. Assim, os egressos estarão aptos a atuar em organizações privadas ou públicas, envolvidas em negócios internacionais.
O curso proporciona efetiva participação internacional, com intercâmbios de um semestre (com bolsa de estudos), com as semanas de estudos no exterior (México, Canadá, Estados Unidos, Chile e Argentina), além de receber estudantes estrangeiros para estudar no curso, como é o caso atualmente do aluno Peetu Skytta, da Finlândia, e Luis Tuga, da Guiné Bissau, que cursam NI desde 2009. Essas experiências internacionais são importantes para concretizar os objetivos do curso, além de aumentar a empregabilidade dos alunos.
Cada vez mais, a área de Negócios Internacionais vem ganhando relevância no cenário nacional. Comprar do exterior e vender para o exterior se tornou rotina em quase 50 mil empresas do Brasil. Essas práticas sinalizam para uma demanda maior de profissionais qualificados e competentes, com profissionalização e técnicas apuradas. A região de Piracicaba está entre as que mais participam do total de importações e exportações do país, seja por empresas do setor tecnológico, seja por empresas do agronegócio. Há uma crescente necessidade de profissionais que analisem tendências de mercado, elaborem estratégias de internacionalização, analisem sistemicamente procedimentos de importação e exportação. Este é o perfil do bacharel em Negócios Internacionais, que é chamado de Analista de Negócios Internacionais.
O analista de Negócios Internacionais, a partir de seu perfil, seus conhecimentos, suas competências e habilidades, poderá trabalhar em:
a) organizações comerciais e industriais de qualquer porte;
b) empresas comerciais exportadoras e trading companies;
c) associações comerciais;
d) entidades de classe;
e) câmaras de comércio;
f) órgãos públicos e trading points, na área de assessoria internacional;
g) prestadores de serviços, como operadores logísticos, agências de carga, comissarias de despachos, companhias de transporte, companhias de seguros, companhias de courier, companhias de inspeção, consultorias e assessorias privadas;
h) editoras especializadas;
i) entidades financeiras e bancos;
j) representações de organismos estrangeiros e consulados;
k) instituições de ensino e pesquisa.
Curso
A UNIMEP concorreu ao PRÊMIO MELHORES UNIVERSIDADES GUIA DO ESTUDANTE em 2006, com o curso de Administração - Gestão de Negócios Internacionais, do qual o curso de Negócios Internacionais é herdeiro. Na ocasião, recebeu o prêmio de "5 estrelas", ou seja, atingiu o nível de "excelência". O curso busca desenvolver sensibilidade para lidar com diferenças culturais e uma perspectiva multidimensional, que permita ao profissional de Negócios Internacionais trabalhar os desafios que transcendem os do mercado interno.
O curso também trabalha as habilidades necessárias para capacitar o Analista (bacharel) para operações de importação, exportação, câmbio, cadeia de suprimentos com âmbito global, trâmites alfandegários e legistação aduaneira. Assim, os egressos estarão aptos a atuar em empresas privadas, na área de prestação de serviço ou indústria, e organizações públicas, em assessorias para negócios internacionais.
Histórico
O curso de Negócios Internacionais (NI) surge como um curso novo, “herdeiro” ou “sucessor” do curso de Administração com habilitação em Gestão de Negócios Internacionais (GNI) da UNIMEP, curso “5 estrelas” pelo GUIA DO ESTUDANTE 2006, existente desde 1999, e decorre do fim das habilitações em Administração, como prevê a Resolução CNE/CES no. 4/2005.
O curso de Negócios Internacionais, bacharelado, segue a nomenclatura dos países da OCDE/UNESCO, que é denominada "International Business", com um ramo da área de Negócios.
Perfil do Egresso
Diante das características assumidas pelo Comércio Internacional na atualidade, o perfil do profissional que procuramos formar tem as seguintes características relacionados a um Analista, com visão sistêmica das operações internacionais:
a) capacidade de tomar decisões relativas às diversas áreas dos negócios internacionais, como câmbio, exportação, importação, legislação aduaneira, transportes internacionais e outras;
b) sabe trabalhar em equipe;
c) domina línguas estrangeiras;
d) conhece cultura geral, mundial e saber respeitar suas diferenças;
e) conhece os fundamentos éticos;
f) apresenta visão sistêmica de negócios nacionais e conjuntura internacional;
g) tem habilidade para pensar com criatividade;
h) sabe ouvir e respeitar a opinião do outro;
i) tem iniciativa e determinação e,
j) ânsia pelo conhecimento e pela informação.
Objetivos do Curso
O objetivo do Curso é capacitar pessoas para analisar o meio internacional, sendo capazes de verificar oportunidades para o comércio exterior brasileiro, o que pressupõe profissionais com conhecimento da lógica instrumental e técnica, cuja especificidade epistêmica tem se distanciado da área de Administração tradicional, por apresentar desafios e conteúdos próprios, de um cenário altamente globalizante e, provavelmente, sem volta.
O curso busca desenvolver sensibilidade para lidar com diferenças culturais e uma perspectiva multidimensional, que permita ao profissional de Negócios Internacionais trabalhar com desafios que transcendem os do mercado interno. O curso também trabalha as habilidades necessárias para operações de importação, exportação, câmbio, cadeia de suprimentos com âmbito global, trâmites alfandegários e legislação aduaneira. Assim, os egressos estarão aptos a atuar em organizações privadas ou públicas, envolvidas em negócios internacionais.
O curso proporciona efetiva participação internacional, com intercâmbios de um semestre (com bolsa de estudos), com as semanas de estudos no exterior (México, Canadá, Estados Unidos, Chile e Argentina), além de receber estudantes estrangeiros para estudar no curso, como é o caso atualmente do aluno Peetu Skytta, da Finlândia, e Luis Tuga, da Guiné Bissau, que cursam NI desde 2009. Essas experiências internacionais são importantes para concretizar os objetivos do curso, além de aumentar a empregabilidade dos alunos.
Disciplinas
1º Semestre
Leitura e Produção Textual
Filosofia
Matemática
Economia
Introdução à Gestão
Introdução aos Negócios Internacionais
Inglês Comercial I
2º Semestre
Contabilidade
Informática
Teologia e Cultura
Teoria das Organizações
Direito Comercial
Vivência em Comércio Exterior
Teoria e Práticas Cambiais
Inglês Comercial II
3º Semestre
Matemática Financeira
Negócios Internacionais I
Análise Macroeconômica
Sociologia
Estatística
Custos
Operações Bancárias Internacionais
Inglês Comercial III
4º Semestre
Logística, Operações e Cadeia de Suprimentos
Psicologia
Economia Internacional
Negócios Internacionais II
Sistemática de Comércio Exterior
Legislação Tributária e Aduaneira
Gestão de Pessoas
Eletiva I
Espanhol Comercial I
5º Semestre
Transportes e Seguros Internacionais
Gestão Financeira I
Ciência Política
Gestão Mercadológica
Conjuntura Econômica Brasileira
Metodologia e Pesquisa Científica
Projetos Aplicados a Negócios Internacionais
Espanhol Comercial II
6º Semestre
Marketing Internacional
Estratégia Empresarial
Economia de Empresas Multinacionais
Gestão Financeira II
Projeto de Monografia
Direito Internacional e Comércio Exterior
Espanhol Comercial III
7º Semestre
Monografia I
Gestão Financeira de Corporações
Multinacionais
Relações Internacionais
Técnica de Pesquisa em Negócios Internacionais
8º Semestre
Ética
Monografia II
Trabalho de Conclusão de Curso
Eletiva II
1º Semestre
Leitura e Produção Textual
Filosofia
Matemática
Economia
Introdução à Gestão
Introdução aos Negócios Internacionais
Inglês Comercial I
2º Semestre
Contabilidade
Informática
Teologia e Cultura
Teoria das Organizações
Direito Comercial
Vivência em Comércio Exterior
Teoria e Práticas Cambiais
Inglês Comercial II
3º Semestre
Matemática Financeira
Negócios Internacionais I
Análise Macroeconômica
Sociologia
Estatística
Custos
Operações Bancárias Internacionais
Inglês Comercial III
4º Semestre
Logística, Operações e Cadeia de Suprimentos
Psicologia
Economia Internacional
Negócios Internacionais II
Sistemática de Comércio Exterior
Legislação Tributária e Aduaneira
Gestão de Pessoas
Eletiva I
Espanhol Comercial I
5º Semestre
Transportes e Seguros Internacionais
Gestão Financeira I
Ciência Política
Gestão Mercadológica
Conjuntura Econômica Brasileira
Metodologia e Pesquisa Científica
Projetos Aplicados a Negócios Internacionais
Espanhol Comercial II
6º Semestre
Marketing Internacional
Estratégia Empresarial
Economia de Empresas Multinacionais
Gestão Financeira II
Projeto de Monografia
Direito Internacional e Comércio Exterior
Espanhol Comercial III
7º Semestre
Monografia I
Gestão Financeira de Corporações
Multinacionais
Relações Internacionais
Técnica de Pesquisa em Negócios Internacionais
8º Semestre
Ética
Monografia II
Trabalho de Conclusão de Curso
Eletiva II
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