DFP_
				Localização:Bebedouro - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
				
					Concepção / Objetivo
O curso de Nutrição das Faculdades Integradas Fafibe busca suprir lacunas no âmbito do mercado de trabalho. A região possui demanda por profissionais que venham a planejar, implantar, gerenciar e controlar as questões relacionadas à segurança alimentar e nutricional, estando aptos a desenvolver ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde de indivíduos e coletividades. Também, o curso almeja contribuir para a solução de problemas na estrutura de serviços, com a finalidade de atender à demanda populacional de saúde quanto à atenção primária, visto que o profissional Nutricionista responsabiliza-se também pela orientação profilática em vários setores, além da ação propriamente terapêutica. Considerando-se o papel primordial da nutrição na promoção, manutenção e recuperação da saúde, é fundamental a atuação do nutricionista com preparo adequado em hospital geral e atenção básica à saúde.
O nutricionista a ser formado pretende-se comprometido com a realidade social da região e do país, visando uma formação pertinente e compatível com a realidade nacional e internacional, capaz de atuar com qualidade e resolutividade, no Sistema Único de Saúde (SUS), considerando o processo de Reforma Sanitária já vivenciada no Brasil.
Assim, busca-se a formação de profissionais de saúde comprometidos com os princípios do SUS e voltados para o atendimento à saúde humanizado, crítico e pautado na qualificação, a fim de atender os anseios da sociedade e transpondo modelos curativos tradicionais de saúde, mas que absorvam os princípios da equidade, universalidade e integralidade. 
O Nutricionista é o profissional que atende aos princípios da Ciência da Nutrição, tendo como responsabilidade a prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde dos indivíduos e da coletividade.
No contexto da alimentação e nutrição, vivencia-se hoje, no Brasil, o processo de transição alimentar e nutricional, as evoluções tecnológicas, a importância da alimentação e nutrição para a saúde individual e coletiva e o conceito de segurança alimentar o qual reitera a alimentação como direito humano básico. Tais fatores acima implicam constantes redefinições das competências necessárias à prática dos profissionais de saúde e, consequentemente, ao profissional nutricionista que tem em suas áreas de atuação novas tendências.
O curso almeja a formação de um profissional generalista, porém crítico em relação à situação alimentar e nutricional brasileira. Para tal, há a necessidade de fundamentar os conceitos de nutrição e alimentação com vistas às ações públicas de prevenção e promoção da saúde. O profissional nutricionista deve voltar-se para as necessidades da população, no quer diz respeito às ações de diagnóstico, prevenção, promoção, cura e reabilitação da saúde; sua base de conhecimento deve ser ampla e sólida, a fim de determinar todas as dimensões do processo de alimentação e nutrição, que envolvem o ser humano.
  O curso tem por objetivo formar um profissional consciente das necessidades de saúde da comunidade, abrangendo amplo e sólido conhecimento das etapas que envolvem o processo de alimentação e nutrição humana, tanto do ponto de vista individual, quanto ao cuidado para grupos populacionais, sadios e enfermos.
  O profissional nutricionista deve estar capacitado a atuar com vistas ao processo de segurança alimentar e orientação nutricional, no que tange às áreas do conhecimento, nas quais a alimentação e nutrição humanas se fazem fundamentais para as etapas de promoção da saúde. Dessa forma, contribuir para a prevenção de doenças e promoção da saúde, fundamentado em princípios éticos que regem a profissão, ajustados à reflexão política, social, cultural e econômica vigentes no país.
Assim, exposto, propõe-se um curso inovador, que prioriza um currículo capaz de propiciar as competências e habilidades necessárias à formação de profissionais nutricionistas para o atendimento individualizado e coletivo. Considera, para tanto, a flexibilização do currículo e inova ao propor disciplinas que atendam às demandas regionais. Ainda, em sua flexibilização, considera uma visão de formação para a autonomia, contemplando as Atividades Complementares à Formação, como possibilidades de outras vivências individuais extraclasse, de fundamental importância acadêmica e profissional. Na concepção do curso, um processo ensino-aprendizagem voltado às relações teórico-práticas e contempla a monitoria, atividades de investigação e extensão, em suas relações com o ensino.
Também, a proposta do curso considera relevante o contato com o espaço de atuação profissional e, para tanto, contempla os estágios curriculares supervisionados, firmando convênios com organizações de toda a região. Neste aspecto, o curso inova ao propor, além das áreas fundamentadas nas Diretrizes Curriculares, para os estágios curriculares, o estágio em Controle de Qualidade dos Alimentos, por atender ao perfil regional. Ao mesmo tempo, há uma grande demanda por alimentos mais saudáveis e seguros para atender um público que está cada vez mais exigente. Assim, a flexibilização curricular, visando o Controle de Qualidade dos alimentos e disciplinas afins, tem o objetivo de formar profissionais qualificados para atuar em controle de qualidade, nas mais diversas áreas do setor alimentício.
O curso objetiva propiciar conhecimentos específicos, éticos e humanísticos, que considere a qualidade de vida e a saúde preventiva de indivíduos e coletividades, contribuindo, com a sociedade e o desenvolvimento regional. De tal forma, o curso objetiva propiciar, ao egresso, competências e habilidades para atuar na área de alimentação e nutrição, estando o curso em consonância com o mundo do trabalho.
Em sua proposta o curso tem em seus objetivos:
a) atender a demanda por mão de obra com alta qualificação profissional, exigida pela evolução atual do setor alimentício;
b) atender as necessidades de atualização de profissionais de nível superior na área de alimentos;
c) proporcionar aos profissionais subsídios para atuação nos aspectos convergentes de Segurança Alimentar, tanto nas estruturas oficiais como em instituições privadas.
Para tanto, o curso fundamenta-se em eixos norteadores, que propiciam o desenvolvimento do perfil de formação, de acordo com a concepção, objetivos e competências e habilidades propostas:
a) Ciências Biológicas e da Saúde; b) Ciências Sociais, Humanas, Economia; c) Ciências da Alimentação e Nutrição; d) Ciência dos Alimentos; f) Atividades Complementares à Formação.
Por que na Fafibe é diferente?
Com uma infraestrutura específica moderna, capaz de propiciar a integração teórico-prática e a prática profissional, o curso diferencia-se por contemplar, no currículo, além dos estágios obrigatórios, o estágio e disciplinas em Controle de Qualidade dos Alimentos, atendendo ao perfil regional e, ainda, a uma grande demanda por alimentos mais saudáveis e seguros, o que amplia a inserção do profissional no mercado de trabalho, para atuar, também, em controle de qualidade, nas mais diversas áreas do setor alimentício.
Onde Trabalhar?
A área de atuação do profissional em nutrição é ampla e diversificada:
    * Nutrição Clínica: atividades de alimentação e nutrição realizadas nos hospitais e clínicas, nas instituições de longa permanência para idosos, nos ambulatórios e consultórios, nos bancos de leite humano, nos lactários, nas centrais de terapia nutricional, nos spas e atendimento domiciliar;
    * Saúde Coletiva: atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas institucionais, atenção básica e de vigilância em saúde, Programa de Saúde da Familia, Postos de Saúde, Centros de Saúde, Clinicas especializadas, Saúde e estética, alimentação do escolar.
    * Alimentação Coletiva: atividades de alimentação e nutrição realizadas nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) como restaurantes, cadeias de fast foods, restaurantes comerciais e industriais, Buffet, cozinha experimental, vigilância sanitária, consultoria, inspeção de alimentos, alimentação do escolar;
    * Docência: atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação, relacionadas à alimentação e à nutrição;
    * Indústria de Alimentos: atividades de desenvolvimento e produção de alimentos relacionados à alimentação e à nutrição;
    * Nutrição em Esportes: atividades relacionadas à alimentação e à nutrição em academias, clubes esportivos e similares;
    * Marketing na área de Alimentação e Nutrição: atividades de marketing e publicidade científica relacionadas à alimentação e à nutrição.
Perfil do Egresso
O Curso de Nutrição das Faculdades Integradas Fafibe tem a intenção de formar e assegurar um profissional generalista, crítico, ético e humanista e que venha a contribuir consciente e criticamente para a melhoria da saúde, no âmbito da atenção primária, secundária e terciária e em todos os níveis do sistema de saúde do país, auxiliando na melhoria da qualidade de vida de indivíduo e de coletividades.  Desta forma, pretende uma formação que capacite o profissional a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, nas áreas do conhecimento, em que alimentação e nutrição se apresentam essenciais à promoção, manutenção e recuperação da saúde e à prevenção de doenças de indivíduos ou grupos e que venha a contribuir para a melhoria da qualidade de vida, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
O curso busca propiciar competências e habilidades ao profissional a ser formado, considerando a capacitação técnica e acadêmica para atuar nas mais diversas áreas de trabalho do nutricionista: Nutrição Clínica; Nutrição em Saúde Pública; Nutrição em Unidades de Alimentação e Nutrição; Ciência dos Alimentos; Nutrição e Marketing; Nutrição em Esporte, dentre outras -, respaldado no conhecimento técnico-científico e na ética profissional, visando o bem-estar do indivíduo e de populações.
Ao final do curso de graduação em Nutrição espera-se um profissional nutricionista com perfil crítico, ético e reflexivo, dotado de um referencial teórico-metodológico coerente, comprometido com o contexto social e buscando valores norteados à plena cidadania e à participação na sociedade. Deve possuir conhecimentos que possibilitem sua inserção em todos os campos de trabalho; capaz de atender aos desafios do mercado emergente, bem como das necessidades de saúde demandadas pelos aspectos culturais, sociais, econômicos e epidemiológicos da sociedade e que tenha como meta profissional a produção e o aprimoramento de novos conhecimentos da saúde coletiva e individual, possibilitando a melhoria da qualidade de vida de todos os indivíduos.
O Projeto Pedagógico do Curso, norteando-se pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, contempla as seguintes habilidades e competências para o egresso:
    * Estar apto a desenvolver ações de prevenção de doenças e de promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
    * Assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde;
    * Ser capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos;
    * Realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;
    * Avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
    * Tomar decisão, visando o uso apropriado, a eficácia e custo-efetividade, de procedimentos e práticas;
    * Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
    * Possuir domínio de comunicação e de tecnologias de comunicação;
    * Assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;
    * Fazer o gerenciamento e administração, tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que deve estar apto a ser empreendedor, gestor, empregador ou líder em equipe de saúde;
    * Ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.
    * Ao final da graduação, o profissional, pautado em princípios éticos, capacitado a atuar com responsabilidade social e compromisso, como promotor da saúde integral dos indivíduos e coletividade, deve dispor das seguintes habilidades e competências específicas:
    * Reconhecer a saúde humana como direito universal e integral a todos os cidadãos, atuando de forma a garantir a assistência nutricional de maneira ampla, com equidade nas ações de promoção, prevenção, manutenção e recuperação da saúde individual e coletiva, atuando de forma ética em todos os níveis do sistema de saúde, contemplando as necessidades sociais do SUS;
    * Atuar na perspectiva de assegurar a universalidade, equidade, integralidade e controle social na atenção à saúde, garantindo a qualidade e humanização no atendimento dos indivíduos, famílias e comunidade, em todos os níveis de complexidade do sistema;
    * Atuar no campo específico, alimentação-saúde, nos três níveis de atenção à saúde através de ações de promoção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde e prevenção de doenças, nos planos individual e coletivo; sendo assim, avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional de indivíduos e coletividades; bem como prescrever e supervisionar planejamentos dietéticos e suplementos para coletividade sadia e enferma;
    * Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na sua atuação profissional;
    * Dominar os conhecimentos de fisiopatologia e quadro clínico, exames complementares relacionados ao estado nutricional e/ou resposta à terapia nutricional assim como à prevenção, tratamento e reabilitação nutricional nas doenças de maior prevalência epidemiológica, considerando os aspectos nutricionais característicos de cada momento do ciclo biológico: da gestante e nutriz, da criança, do adolescente, do adulto e do idoso;
    * Realizar diagnóstico epidemiológico e planejar, supervisionar e analisar políticas e programas de saúde;
    * Refletir e considerar a influência socioeconômica, política e cultural, que determina o acesso, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população em todos os âmbitos de atuação;
    * Utilizar os conhecimentos básicos de natureza bio-psicossocial subjacente à prática do nutricionista;
    * Atuar, pautado em princípios éticos, nos diferentes campos vinculados à alimentação e nutrição humana, desenvolvendo ações de assistência, de educação, de coordenação, planejamento e gestão; tomar decisões quanto à eficácia e efetividade de planejamentos de ações de nutrição e alimentação;
    * Trabalhar em equipe de nutrição e equipe inter eƒnƒn multiprofissional, atuando e interagindo com outros profissionais, bem como aprimorando e aperfeiçoando continuamente seus conhecimentos; atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades em saúde; atuar em equipes multiprofissionais e de terapêutica nutricional (enteral e parenteral);
    * Avaliar, sistematizar e decidir sobre as condutas mais adequadas, sempre se baseando em evidências científicas e princípios éticos;
    * Utilizar os conhecimentos básicos de administração e legislação na sua área de atuação;
    * Atuar, elaborar e opinar sobre políticas e programas vinculados à área de alimentação e nutrição, educação nutricional, segurança alimentar e nutricional, vigilância alimentar e nutricional, com o objetivo de prevenir, promover e recuperar a saúde em nível local, regional e nacional;
    * Pesquisar, planejar, desenvolver e avaliar novos produtos e fórmulas para alimentação humana;
    * Atuar nas áreas de controle de qualidade de alimentos e de marketing de alimentos; desenvolver atividades de consultoria, assessoria, auditoria e planejamento nas áreas de alimentação e nutrição de competência profissional específica;
    * Desenvolver ações de diagnóstico, planejamento, controle, coordenação, supervisão, avaliação e gerenciamento de unidades de alimentação e nutrição para indivíduos sadios e enfermos;
    * Elaborar e desenvolver projetos de pesquisa na área de alimentação e nutrição, bem como tornar público os conhecimentos resultantes de atividade científica.
    * Informar e educar indivíduos, famílias e comunidade em relação à promoção da saúde e prevenção de doenças, nos aspectos que envolvem o binômio alimentação-saúde, utilizando estratégias e técnicas adequadas de comunicação e ensino;
A formação do profissional nutricionista deverá ser conduzida de maneira que as
seguintes características sejam observadas:
1. Capacidade de atuar em equipe de saúde.
2. Capacidade analítica, critica e comportamento ético, comprometido com a transformação da realidade em que se insere, visando contribuir com o conjunto da sociedade, na busca de melhores condições de vida e saúde.
3. Autonomia profissional, visão social do papel do nutricionista e compromisso com o processo de formação permanente.				
			
                    Matriz Curricular
1º Período
Anatomia Humana  
Antropologia da Saúde 
Citologia e Histologia
Comunicação e Expressão 
Introdução à Nutrição e à Ciência dos Alimentos 
Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa 
Química Geral 
2º Período
Bioquímica I  
Embriologia e Genética 
Fisiologia Humana 
Informática Aplicada  
Microbiologia e Imunologia  
Nutrição e Comercialização de Alimentos 
Saúde e Sociedade 
3º Período
Avaliação Nutricional I 
Bioquímica II  
Bromatologia  
Higiene e Controle de Qualidade dos Alimentos 
Nutrição Básica I 
Parasitologia  
Patologia Geral 
Seleção e Preparo dos Alimentos 
4º Período
Avaliação Nutricional II 
Bioestatística  
Epidemiologia 
Nutrição Básica II 
Tecnologia e Rotulagem dos Alimentos
Técnica Dietética 
5º Período
Comunicação e Marketing Aplicados à Nutrição 
Dietoterapia I 
Epidemiologia Nutricional 
Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição 
Nutrição Materno-Infantil 
Nutrição e Dietética 
Psicologia Aplicada à Nutrição 
Ética e Orientação Nutricional
6º Período
Dietoterapia II 
Educação Nutricional
Estágio Curricular Supervisionado I  
Farmacologia Aplicada à Nutrição  
Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição II 
Metodologia da Pesquisa (Elaboração do Pré Projeto) 
Nutrição Pública e Comunitária 
Política e Planejamento em Saúde Coletiva 
7º Período
Atendimento Ambulatorial 
Estágio Curricular Supervisionado II 
Nutrição Enteral e Parenteral 
Nutrição Esportiva 
Nutrição Experimental 
Nutrição e Geriatria 
TCC I  
8º Período
Estágio Curricular Supervisionado III 
Gastronomia e Hotelaria 
TCC II 
Disciplinas Optativas
Controle de Custos em UAN 
Dietoterapia Infantil 
Estatística Aplicada à Nutrição 
Fisiologia do Exercício 
Legislação dos Alimentos 
Libras 
Nutrição e Alimentos Funcionais 
Nutrição e Estética 
Segurança Alimentar  
Técnica Dietética na Prática Clínica 
Tópicos Avançados em Nutrição				
			DFP_
				
 
	 
	