DFP_
Localização:Salvador - Bahia
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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O século XX destacou-se por um grande avanço tecnológico que trouxe transformações significativas para a vida do homem e para a relação entre estes e o meio ambiente físico e social. Estes avanços provocaram mudanças radicais na vida cotidiana, na sociabilidade e no trabalho, alterando profundamente a relação entre emprego e formação profissional. Grandes mudanças sociais também se apresentam trazendo, subjacente ao seu movimento, reflexões profundas sobre o papel da educação e de cada um, enquanto cidadão e profissional, para a construção de uma nova cultura e sociedade.
As perspectivas para este novo momento são em torno da valorização do conhecimento e do saber e da facilidade de acesso às informações disponibilizadas em redes, cada vez mais amplas e abrangentes. No entanto, já é notável que o domínio do conhecimento sem o desenvolvimento da dimensão humana e político-social gera uma sociedade desigual e caótica.
Se por um lado, o acúmulo histórico do conhecimento e as tecnologias avançadas exigem profissionais cada vez mais bem preparados e competitivos, capazes de responder à demanda crescente no mundo de economia e mercados globalizados, pelo outro, o desenvolvimento de outras competências é essencial para garantir um profissional que, com formação básica sólida e potencial de autoeducação, possa propor e se adaptar a novas situações tão frequentes no mundo em transformação.
Neste contexto, propõe-se o curso de Nutrição, oferecido pela Faculdade São Salvador pautado no comprometimento da Instituição com um ensino superior de qualidade que permita a atuação crítica e reflexiva do profissional e no reconhecimento da relevância da formação e identificação do profissional.
Propõe-se a formação do nutricionista em caráter tridimensional envolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes; elementos estes considerados essenciais para o futuro profissional. Nesse sentido o curso fundamenta-se na importância da relação entre: 1) conhecimentos teórico-práticos específicos da área das Ciências Biológicas e da Saúde, advindos de pesquisas básicas e aplicadas, 2) metodologias que favoreçam o desenvolvimento de habilidades próprias do nutricionista, com ênfase nas atividades práticas e de campo e 3) fundamentos históricos, filosóficos e sociais da ciência.
Assim espera-se capacitar o aluno para a atuação na atenção à saúde com tomadas de decisões e capacidade de liderança e administração e gerenciamento. Para tanto, está prevista uma abordagem ampla dos conteúdos essenciais das Ciências Biológicas e da Saúde, Exatas e Humanas e Sociais, associada com uma sólida fundamentação humanística, tendo como eixo integrador o estudo do meio ambiente interferindo no equilíbrio fisiológico do homem. De fato, o curso está pautado na compreensão de meio ambiente como contexto onde se inserem os fenômenos biológicos, assim como na compreensão do homem como principal agente transformador da Natureza e de que maneira isso pode interferir no equilíbrio com o meio e como pode ocorrer essa reabilitação ou até mesmo a prevenção desse desequilíbrio. Desta maneira, o currículo do curso enfatiza a abordagem integrada dos conteúdos.
Desta forma, o curso de Nutrição da Faculdade São Salvador, objetiva formar profissionais competentes e integrados aos fenômenos da sociedade, capazes de atuar efetivamente no processo de desenvolvimento social, cultural, econômico e político do país, sobretudo no que se refere às questões de âmbito regional relativas à saúde no sentido de diagnóstico, cura e até mesmo prevenção das doenças.
O nutricionista formado na Faculdade São Salvador terá formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
Além disso, este profissional deverá apresentar domínio das habilidades próprias do nutricionista, como potencial de atualização permanente; capacidade de compreender e investigar fenômenos complexos; de se comunicar; de resolver problemas pela aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos; de executar e desenvolver técnicas específicas. Suas atitudes devem estar pautadas na ética e na postura investigatória e autônoma na busca e construção do conhecimento.
As perspectivas para este novo momento são em torno da valorização do conhecimento e do saber e da facilidade de acesso às informações disponibilizadas em redes, cada vez mais amplas e abrangentes. No entanto, já é notável que o domínio do conhecimento sem o desenvolvimento da dimensão humana e político-social gera uma sociedade desigual e caótica.
Se por um lado, o acúmulo histórico do conhecimento e as tecnologias avançadas exigem profissionais cada vez mais bem preparados e competitivos, capazes de responder à demanda crescente no mundo de economia e mercados globalizados, pelo outro, o desenvolvimento de outras competências é essencial para garantir um profissional que, com formação básica sólida e potencial de autoeducação, possa propor e se adaptar a novas situações tão frequentes no mundo em transformação.
Neste contexto, propõe-se o curso de Nutrição, oferecido pela Faculdade São Salvador pautado no comprometimento da Instituição com um ensino superior de qualidade que permita a atuação crítica e reflexiva do profissional e no reconhecimento da relevância da formação e identificação do profissional.
Propõe-se a formação do nutricionista em caráter tridimensional envolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes; elementos estes considerados essenciais para o futuro profissional. Nesse sentido o curso fundamenta-se na importância da relação entre: 1) conhecimentos teórico-práticos específicos da área das Ciências Biológicas e da Saúde, advindos de pesquisas básicas e aplicadas, 2) metodologias que favoreçam o desenvolvimento de habilidades próprias do nutricionista, com ênfase nas atividades práticas e de campo e 3) fundamentos históricos, filosóficos e sociais da ciência.
Assim espera-se capacitar o aluno para a atuação na atenção à saúde com tomadas de decisões e capacidade de liderança e administração e gerenciamento. Para tanto, está prevista uma abordagem ampla dos conteúdos essenciais das Ciências Biológicas e da Saúde, Exatas e Humanas e Sociais, associada com uma sólida fundamentação humanística, tendo como eixo integrador o estudo do meio ambiente interferindo no equilíbrio fisiológico do homem. De fato, o curso está pautado na compreensão de meio ambiente como contexto onde se inserem os fenômenos biológicos, assim como na compreensão do homem como principal agente transformador da Natureza e de que maneira isso pode interferir no equilíbrio com o meio e como pode ocorrer essa reabilitação ou até mesmo a prevenção desse desequilíbrio. Desta maneira, o currículo do curso enfatiza a abordagem integrada dos conteúdos.
Desta forma, o curso de Nutrição da Faculdade São Salvador, objetiva formar profissionais competentes e integrados aos fenômenos da sociedade, capazes de atuar efetivamente no processo de desenvolvimento social, cultural, econômico e político do país, sobretudo no que se refere às questões de âmbito regional relativas à saúde no sentido de diagnóstico, cura e até mesmo prevenção das doenças.
O nutricionista formado na Faculdade São Salvador terá formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
Além disso, este profissional deverá apresentar domínio das habilidades próprias do nutricionista, como potencial de atualização permanente; capacidade de compreender e investigar fenômenos complexos; de se comunicar; de resolver problemas pela aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos; de executar e desenvolver técnicas específicas. Suas atitudes devem estar pautadas na ética e na postura investigatória e autônoma na busca e construção do conhecimento.
I - Atenção à saúde
II - Tomada de decisões
III - Comunicação
IV - Liderança
V - Administração e gerenciamento
VI - Educação permanente
A formação do nutricionista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:
I - aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;
II - contribuir para promover, manter e/ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;
III - desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;
IV - atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
V - atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária;
VI - atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional;
VII - avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;
VIII - planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;
IX - realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sóciocultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;
X - atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação, nutrição e de saúde;
XI - reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
XII - desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição;
XIII - atuar em marketing de alimentação e nutrição;
XIV - exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;
XV - desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares, visando sua utilização na alimentação humana;
XVI - integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição; e
XVII - investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano, integrando equipes multiprofissionais.
II - Tomada de decisões
III - Comunicação
IV - Liderança
V - Administração e gerenciamento
VI - Educação permanente
A formação do nutricionista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:
I - aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;
II - contribuir para promover, manter e/ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;
III - desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;
IV - atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
V - atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária;
VI - atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional;
VII - avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;
VIII - planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;
IX - realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sóciocultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;
X - atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação, nutrição e de saúde;
XI - reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
XII - desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição;
XIII - atuar em marketing de alimentação e nutrição;
XIV - exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;
XV - desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares, visando sua utilização na alimentação humana;
XVI - integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição; e
XVII - investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano, integrando equipes multiprofissionais.
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