DFP_
Diploma oferecido:Nutricionista
Localização:Juazeiro do Norte - Ceará
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Descrição
A constituição do campo da Nutrição como ciência é um fato relativamente recente, quando analisado do ponto de vista histórico, comparada à emergência de outras ciências e constituição de um campo de saber e profissão.
De acordo com a Associação Brasileira de Nutricionistas – ASBRAN – (1991), a formação em Nutrição no Brasil foi reconhecida como de Nível Superior no ano de 1967.
O Curso de Graduação em Nutrição da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN foi criado pela portaria numero 001 de 05 de janeiro de 2010. A necessidade de criação do curso foi justificada, pelo pequeno número de cursos, em nosso meio, em que é permitida uma formação básica sólida e uma experiência profissional consistente inerente ao convívio com a multidisciplinaridade, o ensino, a pesquisa e a extensão de qualidade, características desta universidade.
Nesse contexto o Curso de Nutrição da FJN considera como eixos fundamentais na formação profissional, o novo paradigma da atenção à saúde que vem sendo reconstruído nas últimas décadas, conjugado com o conceito de segurança alimentar, que prevê o direito a alimentação como o mais elementar do ser humano, permeando a atenção alimentar e nutricional enquanto instrumento de trabalho, respaldado por princípios éticos, humanísticos e visão holística do ser humano.
Evidencia-se também a definição não apenas da competência técnica, mas da capacidade do profissional em ser efetivamente um agente de transformação da realidade social. A visão ética humanista na formação e a preocupação com a qualidade de vida foram incorporadas mais recentemente nas propostas das Diretrizes Curriculares do MEC, conforme Resolução nº 5 de 07 de novembro de 2001 do Conselho Nacional de Educação.
As transformações do mundo do trabalho, da sociedade e a ampliação dos conhecimentos e a necessidade de formação acadêmica para atuar neste novo cenário tornam necessárias a evolução das características do perfil do profissional que se deseja formar.
Desta forma, torna-se necessária a evolução das características de formação do perfil do profissional, de forma a prepará-lo para o enfrentamento, de maneira autônoma e criativa, perante as transformações do mundo do trabalho e da sociedade vigente.
A formação desse Nutricionista deverá também estar interligada por conhecimentos que levam em consideração os paradigmas explícitos pelas relações de trabalho, que hoje se fundamentam nas dimensões técnico-científica (saber conceber e fazer), social (saber conviver), moral (saber ser), política (saber agir) e estratégica (saber pensar e agir prospectivamente), e que o levam à busca constante do conhecimento refletindo o compromisso com a qualidade e competência profissional, liderança, capacidade de tomar decisões, de interação e articulação com outros profissionais e a comunidade.
Objetivo
O Curso de Nutrição da FJN, busca formar o profissional nutricionista com sólida formação geral, com capacidade teórica e de desenvolvimento de ações na área da saúde humana nos aspectos preventivos e curativos e no âmbito individual ou coletivo, o qual, através da Atenção Dietética visa à promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional.
Perfil do Formando
O Curso de Nutrição da FJN busca formar um profissional generalista, tecnicamente competente, crítico, criativo e humanizado, consciente do seu compromisso social.
Este profissional deve ter formação flexível para que possa acompanhar de forma sistemática e crítica os permanentes desafios tecnológicos e as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, antevendo-as e ampliando espaços, considerando e incorporando princípios humanísticos que valorizem a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Deve também ter como princípio a educação continuada enquanto um processo permanente que garantirá a sua atuação na sociedade de forma competente e responsável, visto que a formação profissional deve ser entendida como um processo contínuo de construção de competências que demandam de aperfeiçoamento e atualização constantes. A liderança, a capacidade de tomar decisões e de interagir com outros profissionais deve, também, compor o perfil profissional do egresso.
Campo de Atuação
Segundo a Resolução CFN n.º 200/98, de 08/03/98, a atuação do nutricionista compreende as seguintes áreas:
I- Alimentação Coletiva
1. Unidades de Alimentação e Nutrição – UAN
2. Creches e Escolas
3. Restaurantes Comerciais
4. Refeições-convênio
5. Empresas de Comércio de Cesta-Básica
II- Nutrição Clínica
6. Hospitais e Clínicas
7. Ambulatórios
8. Consultórios
9. Bancos de Leite Humano
10. Lactários
11. "Spas"
III- Saúde Coletiva
12. Programas Institucionais
13. Unidades Primárias em Saúde
14. Vigilância Sanitária
IV- Ensino
15. Docência, Extensão, Pesquisa e Supervisão de Estágio
16. Coordenação
V- Outras
17. Indústrias de Alimentos
18. Esportes
A constituição do campo da Nutrição como ciência é um fato relativamente recente, quando analisado do ponto de vista histórico, comparada à emergência de outras ciências e constituição de um campo de saber e profissão.
De acordo com a Associação Brasileira de Nutricionistas – ASBRAN – (1991), a formação em Nutrição no Brasil foi reconhecida como de Nível Superior no ano de 1967.
O Curso de Graduação em Nutrição da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN foi criado pela portaria numero 001 de 05 de janeiro de 2010. A necessidade de criação do curso foi justificada, pelo pequeno número de cursos, em nosso meio, em que é permitida uma formação básica sólida e uma experiência profissional consistente inerente ao convívio com a multidisciplinaridade, o ensino, a pesquisa e a extensão de qualidade, características desta universidade.
Nesse contexto o Curso de Nutrição da FJN considera como eixos fundamentais na formação profissional, o novo paradigma da atenção à saúde que vem sendo reconstruído nas últimas décadas, conjugado com o conceito de segurança alimentar, que prevê o direito a alimentação como o mais elementar do ser humano, permeando a atenção alimentar e nutricional enquanto instrumento de trabalho, respaldado por princípios éticos, humanísticos e visão holística do ser humano.
Evidencia-se também a definição não apenas da competência técnica, mas da capacidade do profissional em ser efetivamente um agente de transformação da realidade social. A visão ética humanista na formação e a preocupação com a qualidade de vida foram incorporadas mais recentemente nas propostas das Diretrizes Curriculares do MEC, conforme Resolução nº 5 de 07 de novembro de 2001 do Conselho Nacional de Educação.
As transformações do mundo do trabalho, da sociedade e a ampliação dos conhecimentos e a necessidade de formação acadêmica para atuar neste novo cenário tornam necessárias a evolução das características do perfil do profissional que se deseja formar.
Desta forma, torna-se necessária a evolução das características de formação do perfil do profissional, de forma a prepará-lo para o enfrentamento, de maneira autônoma e criativa, perante as transformações do mundo do trabalho e da sociedade vigente.
A formação desse Nutricionista deverá também estar interligada por conhecimentos que levam em consideração os paradigmas explícitos pelas relações de trabalho, que hoje se fundamentam nas dimensões técnico-científica (saber conceber e fazer), social (saber conviver), moral (saber ser), política (saber agir) e estratégica (saber pensar e agir prospectivamente), e que o levam à busca constante do conhecimento refletindo o compromisso com a qualidade e competência profissional, liderança, capacidade de tomar decisões, de interação e articulação com outros profissionais e a comunidade.
Objetivo
O Curso de Nutrição da FJN, busca formar o profissional nutricionista com sólida formação geral, com capacidade teórica e de desenvolvimento de ações na área da saúde humana nos aspectos preventivos e curativos e no âmbito individual ou coletivo, o qual, através da Atenção Dietética visa à promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional.
Perfil do Formando
O Curso de Nutrição da FJN busca formar um profissional generalista, tecnicamente competente, crítico, criativo e humanizado, consciente do seu compromisso social.
Este profissional deve ter formação flexível para que possa acompanhar de forma sistemática e crítica os permanentes desafios tecnológicos e as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, antevendo-as e ampliando espaços, considerando e incorporando princípios humanísticos que valorizem a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Deve também ter como princípio a educação continuada enquanto um processo permanente que garantirá a sua atuação na sociedade de forma competente e responsável, visto que a formação profissional deve ser entendida como um processo contínuo de construção de competências que demandam de aperfeiçoamento e atualização constantes. A liderança, a capacidade de tomar decisões e de interagir com outros profissionais deve, também, compor o perfil profissional do egresso.
Campo de Atuação
Segundo a Resolução CFN n.º 200/98, de 08/03/98, a atuação do nutricionista compreende as seguintes áreas:
I- Alimentação Coletiva
1. Unidades de Alimentação e Nutrição – UAN
2. Creches e Escolas
3. Restaurantes Comerciais
4. Refeições-convênio
5. Empresas de Comércio de Cesta-Básica
II- Nutrição Clínica
6. Hospitais e Clínicas
7. Ambulatórios
8. Consultórios
9. Bancos de Leite Humano
10. Lactários
11. "Spas"
III- Saúde Coletiva
12. Programas Institucionais
13. Unidades Primárias em Saúde
14. Vigilância Sanitária
IV- Ensino
15. Docência, Extensão, Pesquisa e Supervisão de Estágio
16. Coordenação
V- Outras
17. Indústrias de Alimentos
18. Esportes
Anatomia humana
Biologia celular e molecular
Introdução à nutrição
Composição dos alimentos
Sociologia e antropologia
Química orgânica
Histologia e embriologia
Genética e evolução
Parasitologia
Matemática aplicada à biologia
Bioestatística
Bioquímica
Fisiologia Humana
Microbiologia
Imunologia
Saúde Coletiva
Português instrumental
Nutrição Humana
Epidemiologia
Microbiologia, higiene e legislação dos alimentos
Bioquímica dos alimentos
Técnica dietética I
Metodologia da pesquisa I
Libras
Patologia geral
Educação nutricional
Nutrição em saúde pública
Técnica dietética II
Bromatologia
Economia
Gestão e planejamento em unidades de alimentação
Dietoterapia I
Avaliação nutricional
Tecnologia dos alimentos
Nutrição e desempenho físico
Fisiopatologia da nutrição
Dietoterapia II
Nutrição experimental
Nutrição materno-infantil
Nutrição em geriatria
Farmacologia
Estágio supervisionado I (produção)
Psicologia
Estágio supervisionado II (saúde pública)
Estágio supervisionado III (Nutrição clínica)
TCC I
Atividades complementares
Ética e profissionalização
Estágio supervisionado I (produção)
Estágio supervisionado II (saúde pública)
Estágio supervisionado III (Nutrição clínica)
TCC II
Atividades Complementares
Biologia celular e molecular
Introdução à nutrição
Composição dos alimentos
Sociologia e antropologia
Química orgânica
Histologia e embriologia
Genética e evolução
Parasitologia
Matemática aplicada à biologia
Bioestatística
Bioquímica
Fisiologia Humana
Microbiologia
Imunologia
Saúde Coletiva
Português instrumental
Nutrição Humana
Epidemiologia
Microbiologia, higiene e legislação dos alimentos
Bioquímica dos alimentos
Técnica dietética I
Metodologia da pesquisa I
Libras
Patologia geral
Educação nutricional
Nutrição em saúde pública
Técnica dietética II
Bromatologia
Economia
Gestão e planejamento em unidades de alimentação
Dietoterapia I
Avaliação nutricional
Tecnologia dos alimentos
Nutrição e desempenho físico
Fisiopatologia da nutrição
Dietoterapia II
Nutrição experimental
Nutrição materno-infantil
Nutrição em geriatria
Farmacologia
Estágio supervisionado I (produção)
Psicologia
Estágio supervisionado II (saúde pública)
Estágio supervisionado III (Nutrição clínica)
TCC I
Atividades complementares
Ética e profissionalização
Estágio supervisionado I (produção)
Estágio supervisionado II (saúde pública)
Estágio supervisionado III (Nutrição clínica)
TCC II
Atividades Complementares
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