DFP_
Diploma oferecido:Cirurgião-Dentista
Localização:Canoas - Rio Grande do Sul
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
O curso iniciou em abril de 1990, autorizado pelo Decreto nº 95.623, de 12 de janeiro de 1988, com base no Parecer CFE 1.128/87 de 03 de dezembro de 1987, e reconhecido pelo Ministério de Educação e Desporto através da Portaria 687 de 9 de maio de 1994.
Em agosto de 1991, o prédio 20 foi inaugurado com a utilização dos laboratórios para as aulas práticas, salas para aulas teóricas, apoio docente e almoxarifado.
Em março de 1992, iniciou-se o atendimento de pacientes nas duas clínicas, cada uma com 48 conjuntos odontológicos e seis aparelhos de RX de apoio. Implantou-se, ao mesmo tempo, o serviço de triagem para seleção e encaminhamento dos pacientes para as diferentes disciplinas clínicas.
Em março de 1993, o curso passou a oferecer um Programa de Internato, aberto a cirurgiões-dentistas, com objetivo de aperfeiçoamento em disciplinas isoladas. Desde então, entre 15 a 20 disciplinas matriculam internos semestralmente.
Em 12 de agosto de 1994 ocorreu a colação de grau da primeira turma com 43 cirurgiões-dentistas. No mesmo ano houve a necessidade de ampliação das instalações, tendo em vista o aumento crescente de alunos matriculados e a implantação do Programa de Pós-Graduação, previsto para o primeiro semestre de 1995.
Em 1995, iniciou-se o Programa de Pós-Graduação com seis cursos de especialização: Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais (CTBMF), Dentística Restauradora, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia e Prótese Dentária; e dois cursos de mestrado: Periodontia e CTBMF.
Em março de 1997, iniciaram novas turmas dos cursos de especialização e mestrado, acrescidos de mais dois cursos de mestrado: Endodontia e Prótese Dentária.
Em 1998 foi criado o curso de especialização em Ortodontia e o mestrado em Dentística, e em 2002 o mestrado de Odontopediatria. Em 2005, o curso passou a oferecer doutorado em Odontologia.
No ano de 2002, iniciaram as obras do prédio novo. A construção buscou acomodar o crescimento do curso durante seus 15 anos, tanto em número de alunos como em atendimento à demanda de pacientes. Em 12.400m2, foram projetados laboratórios técnicos e de imagem; cinco clínicas para atendimento à população; bloco cirúrgico para intervenções maiores; laboratórios de informática; auditório com capacidade para 250 pessoas; nove salas de aula; e, área de lazer. A mudança para o prédio 59 ocorreu em julho de 2005.
Em 2005 foi comemorado os 15 anos do curso. A celebração envolveu a inauguração do prédio 59 e a realização do 9º COLA - Congresso Odontológico Latino Americano.
Projeto Pedagógico
O curso está voltado para a formação de profissionais generalistas, com sólida formação técnico-científica, humanística e ética. São orientados para a promoção de saúde, com ênfase na prevenção das doenças bucais prevalentes. As habilidades e competências necessárias ao profissional são desenvolvidas ao longo de 10 semestres, por meio da integração de ações de ensino, pesquisa e extensão.
O egresso do curso deve, ao se graduar, possuir o potencial de se desenvolver em qualquer área que o satisfaça cultural, econômica e pessoalmente, exercendo sua prática profissional por meio de atividades clínicas, de pesquisa e ensino ou por sua participação sociopolítica na comunidade que o cerca. O curso tem por objetivo geral a formação integral do cirurgião-dentista, desenvolvendo suas capacidades para uma prática promocional de saúde amparada em um correto diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças bucais prevalentes. Busca assegurar efetivas oportunidades de aperfeiçoamento técnico com bases científicas, éticas e humanas, além da interpelação pessoal. Para tanto, o aluno deverá desenvolver um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, atendendo às necessidades das demandas sociais, através de uma formação integral, de modo a assegurar efetivas oportunidades. O profissional deve intervir junto à comunidade e instituições públicas, bem como, em equipes multidisciplinares para que sejam adotadas medidas adequadas à realidade da população brasileira.
Os objetivos específicos do curso são:
• Atribuir ênfase preferencial à metodologia do estudo dos problemas de saúde bucal das comunidades em seu conjunto e da família, mantendo as preocupações com a atenção ao indivíduo;
• Preparar o corpo discente para o exercício da profissão de cirurgião-dentista em diversas modalidades profissionais: clínico, docente, pesquisador e gestor;
• Habilitar o discente para que possa contribuir para a melhoria na qualidade de vida da população, através de políticas públicas em saúde bucal;
• Incentivar o corpo discente a atuar em produção científica, através de eventos e publicações, divulgando os conhecimentos adquiridos;
• Desenvolver destrezas para obter informações relativas ao paciente para estabelecer um vínculo entre o diagnóstico e a terapêutica;
• Conscientizar os discentes sobre a provisoriedade do conhecimento, despertando a necessidade do contínuo aprendizado.
Atividades Acadêmicas
Programa de Extensão
A extensão universitária possibilita a troca de experiências entre a sociedade e comunidade acadêmica propiciando a descoberta, discussão e, até mesmo, a resolução dos problemas evidenciados.
No ano de 1999, o curso criou o programa de extensão Mantendo Sorrisos do qual participavam professores e alunos que atuavam exclusivamente em projetos de cunho educacional e preventivo. Estes projetos privilegiaram atividades comunitárias que propiciaram ajuda à sociedade, ao mesmo tempo que ofereceram aprendizado e experiência aos acadêmicos participantes.
Segundo Radtke, Balaguez e Miguens Jr. (2003) a real função da extensão é de passaporte de conexão com a sociedade pela qual consegue-se o desenvolvimento e produção de riquezas intelectuais e formação de profissionais cidadãos preocupados com a realidade da comunidade. Além disso, existe a necessidade de medidas para a Extensão ser a articuladora entre o ensino e a pesquisa dentro das universidades, assim como meio ou caminho de integração entre sociedade e universidade.
Tendo como referência o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Brasileiras (2007), que além de estabelecer um conceito novo para a extensão, criou a rede nacional de extensão (RENEX) e o sistema de informações de extensão (SIEX), o curso de Odontologia da Universidade, campus Canoas, está inserido nas seguintes áreas temáticas e linhas de extensão:
• Área temática principal: saúde
• Área temática secundária: educação
• Linhas de extensão: desenvolvimento de projetos, realização de eventos e outras ações voltadas para o planejamento, implementação e avaliação de processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc).
Linha 27 - Infância e adolescência
Linha 30 - Jovens e adultos
Linha 38 - Pessoas com deficiências, incapacidades e necessidades especiais
Linha 46 - Saúde humana
Linha 51 - Terceira idade
Programa de Extensão Mantendo Sorrisos
Projeto: Proteja o Sorriso do seu Bebê
Projeto: Prevenção do Trauma Dentário
Projeto: Conquistando Saúde - Atendimento a Pessoas Portadoras de Necessiadades Especiais
Projeto: Boca Saudável - Prevenção do Câncer Bucal e Serviço de Diagnóstico Histopatológico
Projeto: Serviço Odontológico de Suporte ao Paciente Oncológico
Projeto: Serviço de Diagnóstico por Imagem em Odontologia
Projeto: Centro de Reabilitação de Pacientes Portadores de Fissuras Lábio-Palatais - CENFIS
Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Odontologia - CEPEO
O curso iniciou em abril de 1990, autorizado pelo Decreto nº 95.623, de 12 de janeiro de 1988, com base no Parecer CFE 1.128/87 de 03 de dezembro de 1987, e reconhecido pelo Ministério de Educação e Desporto através da Portaria 687 de 9 de maio de 1994.
Em agosto de 1991, o prédio 20 foi inaugurado com a utilização dos laboratórios para as aulas práticas, salas para aulas teóricas, apoio docente e almoxarifado.
Em março de 1992, iniciou-se o atendimento de pacientes nas duas clínicas, cada uma com 48 conjuntos odontológicos e seis aparelhos de RX de apoio. Implantou-se, ao mesmo tempo, o serviço de triagem para seleção e encaminhamento dos pacientes para as diferentes disciplinas clínicas.
Em março de 1993, o curso passou a oferecer um Programa de Internato, aberto a cirurgiões-dentistas, com objetivo de aperfeiçoamento em disciplinas isoladas. Desde então, entre 15 a 20 disciplinas matriculam internos semestralmente.
Em 12 de agosto de 1994 ocorreu a colação de grau da primeira turma com 43 cirurgiões-dentistas. No mesmo ano houve a necessidade de ampliação das instalações, tendo em vista o aumento crescente de alunos matriculados e a implantação do Programa de Pós-Graduação, previsto para o primeiro semestre de 1995.
Em 1995, iniciou-se o Programa de Pós-Graduação com seis cursos de especialização: Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais (CTBMF), Dentística Restauradora, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia e Prótese Dentária; e dois cursos de mestrado: Periodontia e CTBMF.
Em março de 1997, iniciaram novas turmas dos cursos de especialização e mestrado, acrescidos de mais dois cursos de mestrado: Endodontia e Prótese Dentária.
Em 1998 foi criado o curso de especialização em Ortodontia e o mestrado em Dentística, e em 2002 o mestrado de Odontopediatria. Em 2005, o curso passou a oferecer doutorado em Odontologia.
No ano de 2002, iniciaram as obras do prédio novo. A construção buscou acomodar o crescimento do curso durante seus 15 anos, tanto em número de alunos como em atendimento à demanda de pacientes. Em 12.400m2, foram projetados laboratórios técnicos e de imagem; cinco clínicas para atendimento à população; bloco cirúrgico para intervenções maiores; laboratórios de informática; auditório com capacidade para 250 pessoas; nove salas de aula; e, área de lazer. A mudança para o prédio 59 ocorreu em julho de 2005.
Em 2005 foi comemorado os 15 anos do curso. A celebração envolveu a inauguração do prédio 59 e a realização do 9º COLA - Congresso Odontológico Latino Americano.
Projeto Pedagógico
O curso está voltado para a formação de profissionais generalistas, com sólida formação técnico-científica, humanística e ética. São orientados para a promoção de saúde, com ênfase na prevenção das doenças bucais prevalentes. As habilidades e competências necessárias ao profissional são desenvolvidas ao longo de 10 semestres, por meio da integração de ações de ensino, pesquisa e extensão.
O egresso do curso deve, ao se graduar, possuir o potencial de se desenvolver em qualquer área que o satisfaça cultural, econômica e pessoalmente, exercendo sua prática profissional por meio de atividades clínicas, de pesquisa e ensino ou por sua participação sociopolítica na comunidade que o cerca. O curso tem por objetivo geral a formação integral do cirurgião-dentista, desenvolvendo suas capacidades para uma prática promocional de saúde amparada em um correto diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças bucais prevalentes. Busca assegurar efetivas oportunidades de aperfeiçoamento técnico com bases científicas, éticas e humanas, além da interpelação pessoal. Para tanto, o aluno deverá desenvolver um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, atendendo às necessidades das demandas sociais, através de uma formação integral, de modo a assegurar efetivas oportunidades. O profissional deve intervir junto à comunidade e instituições públicas, bem como, em equipes multidisciplinares para que sejam adotadas medidas adequadas à realidade da população brasileira.
Os objetivos específicos do curso são:
• Atribuir ênfase preferencial à metodologia do estudo dos problemas de saúde bucal das comunidades em seu conjunto e da família, mantendo as preocupações com a atenção ao indivíduo;
• Preparar o corpo discente para o exercício da profissão de cirurgião-dentista em diversas modalidades profissionais: clínico, docente, pesquisador e gestor;
• Habilitar o discente para que possa contribuir para a melhoria na qualidade de vida da população, através de políticas públicas em saúde bucal;
• Incentivar o corpo discente a atuar em produção científica, através de eventos e publicações, divulgando os conhecimentos adquiridos;
• Desenvolver destrezas para obter informações relativas ao paciente para estabelecer um vínculo entre o diagnóstico e a terapêutica;
• Conscientizar os discentes sobre a provisoriedade do conhecimento, despertando a necessidade do contínuo aprendizado.
Atividades Acadêmicas
Programa de Extensão
A extensão universitária possibilita a troca de experiências entre a sociedade e comunidade acadêmica propiciando a descoberta, discussão e, até mesmo, a resolução dos problemas evidenciados.
No ano de 1999, o curso criou o programa de extensão Mantendo Sorrisos do qual participavam professores e alunos que atuavam exclusivamente em projetos de cunho educacional e preventivo. Estes projetos privilegiaram atividades comunitárias que propiciaram ajuda à sociedade, ao mesmo tempo que ofereceram aprendizado e experiência aos acadêmicos participantes.
Segundo Radtke, Balaguez e Miguens Jr. (2003) a real função da extensão é de passaporte de conexão com a sociedade pela qual consegue-se o desenvolvimento e produção de riquezas intelectuais e formação de profissionais cidadãos preocupados com a realidade da comunidade. Além disso, existe a necessidade de medidas para a Extensão ser a articuladora entre o ensino e a pesquisa dentro das universidades, assim como meio ou caminho de integração entre sociedade e universidade.
Tendo como referência o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Brasileiras (2007), que além de estabelecer um conceito novo para a extensão, criou a rede nacional de extensão (RENEX) e o sistema de informações de extensão (SIEX), o curso de Odontologia da Universidade, campus Canoas, está inserido nas seguintes áreas temáticas e linhas de extensão:
• Área temática principal: saúde
• Área temática secundária: educação
• Linhas de extensão: desenvolvimento de projetos, realização de eventos e outras ações voltadas para o planejamento, implementação e avaliação de processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc).
Linha 27 - Infância e adolescência
Linha 30 - Jovens e adultos
Linha 38 - Pessoas com deficiências, incapacidades e necessidades especiais
Linha 46 - Saúde humana
Linha 51 - Terceira idade
Programa de Extensão Mantendo Sorrisos
Projeto: Proteja o Sorriso do seu Bebê
Projeto: Prevenção do Trauma Dentário
Projeto: Conquistando Saúde - Atendimento a Pessoas Portadoras de Necessiadades Especiais
Projeto: Boca Saudável - Prevenção do Câncer Bucal e Serviço de Diagnóstico Histopatológico
Projeto: Serviço Odontológico de Suporte ao Paciente Oncológico
Projeto: Serviço de Diagnóstico por Imagem em Odontologia
Projeto: Centro de Reabilitação de Pacientes Portadores de Fissuras Lábio-Palatais - CENFIS
Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Odontologia - CEPEO
Disciplinas
Atividades complementares
Estudos em morfologia humana
Estudos em fisiologia humana
Introducao a odontologia
Cultura religiosa
Morfologia buco-maxilo-facial
Histofisiologia buco-maxilo-facial
Estudos em patologia humana
Comunicacao e expressao
Patologia aplicada a odontologia
Saude, bioetica e sociedade
Radiologia odontologica e imaginologia
Semiologia odontologica
Estomatologia
Propedeutica odontologica
Cariologia e microbiologia bucal
Sociedade e contemporaneidade
Farmacologia em odontologia I
Tecnicas e materiais em dentistica
Bases conceituais em periodontia
Tecnicas e materiais em endodontia
Tecnicas cirurgicas em odontologia
Tecnicas e materiais em protese dentaria I
Terapeutica sistemica e anestesiologia
Etica e legislacao em odontologia
Farmacologia em odontologia II
Clinica integral I
Tecnicas e materiais em protese dentaria II
Odontologia e sociedade I
Clinica integral II
Bases conceituais em ortodontia
Odontologia e sociedade II
Instrumentalizacao cientifica
Clinica integral III
Clinica infantil I
Tcc em odontologia I
Odontologia e sociedade III
Clinica integral IV
Clinica infantil II
Tcc em odontologia II
Odontologia e sociedade IV
Odontologia hospitalar
Odontologia e sociedade V
Manutencao da saude em odontologia
Clinica infantil III
Clinica integral V
Optativa
Atividades complementares
Estudos em morfologia humana
Estudos em fisiologia humana
Introducao a odontologia
Cultura religiosa
Morfologia buco-maxilo-facial
Histofisiologia buco-maxilo-facial
Estudos em patologia humana
Comunicacao e expressao
Patologia aplicada a odontologia
Saude, bioetica e sociedade
Radiologia odontologica e imaginologia
Semiologia odontologica
Estomatologia
Propedeutica odontologica
Cariologia e microbiologia bucal
Sociedade e contemporaneidade
Farmacologia em odontologia I
Tecnicas e materiais em dentistica
Bases conceituais em periodontia
Tecnicas e materiais em endodontia
Tecnicas cirurgicas em odontologia
Tecnicas e materiais em protese dentaria I
Terapeutica sistemica e anestesiologia
Etica e legislacao em odontologia
Farmacologia em odontologia II
Clinica integral I
Tecnicas e materiais em protese dentaria II
Odontologia e sociedade I
Clinica integral II
Bases conceituais em ortodontia
Odontologia e sociedade II
Instrumentalizacao cientifica
Clinica integral III
Clinica infantil I
Tcc em odontologia I
Odontologia e sociedade III
Clinica integral IV
Clinica infantil II
Tcc em odontologia II
Odontologia e sociedade IV
Odontologia hospitalar
Odontologia e sociedade V
Manutencao da saude em odontologia
Clinica infantil III
Clinica integral V
Optativa
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