Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:On-line
Sobre o curso
O Curso de Pedagogia do Centro Universitário Claretiano visa a formação do professor para a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, docência nos cursos de ensino médio, na modalidade de normal e para a atuação profissional na área de serviços e apoio escolar na supervisão, orientação e a gestão escolar.
Neste sentido, o Centro Universitário pressupõe que a formação deste profissional compreende a sua atuação como educador que domine não apenas o conteúdo técnico, científico e pedagógico, mas, sobretudo, que seja capaz de perceber analítica e criticamente a realidade social, econômica e cultural em que irá atuar.
A oferta do curso fundamenta-se no Parecer CNE/CP 5/2005, de 13 de dezembro de 2005, no Parecer 03/2006 de 21 de fevereiro de 2006 que assegura a formação de profissionais da educação em conformidade com o previsto no art. 64 da Lei de Diretrizes e Bases Nacionais 9394/96 e na Resolução CNE/CP nº 01 de 15 de maio de 2006 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia.
Perfil do profissional
O curso de Pedagogia do CEUCLAR tem como objetivo formar profissional com senso crítico e consciente da relevância do exercício competente e ético da docência e gestão educacional em contextos escolares e não-escolares, por meio do desenvolvimento de sua capacidade cognitiva e afetiva, de modo a problematizar e apreender a realidade, posicionando-se diante de si e dos outros, comprometendo-se, assim, com a promoção do ser humano em todos os sentidos.
Pretende-se formar um profissional especializado em estudos e ações relacionadas com a ciência pedagógica e a problemática educativa, compreendendo tal fenômeno em sua multidimensionalidade com sólida formação humana, teórica, científica e técnica voltada para uma atuação competente e diferenciada, atendendo às exigências dos grandes desafios que hoje são colocados para os educadores.
Campo de atuação e mercado de trabalho
O aluno que concluir o curso de Pedagogia poderá atuar como:
- Professor de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino fundamental da rede pública e particular;
- Diretor, Coordenador Pedagógico, Orientador Educacional e Supervisor Escolar (atividades de administração, planejamento, supervisão e orientação educacional para a educação básica e de apoio escolar, nos quais estejam previstos conhecimentos pedagógicos);
- Professor de sala de aula regular, atendendo crianças com necessidades educativas especiais, de forma inclusiva;
- Assessor educacional em serviços de difusão cultural e de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, editoras, agências de publicidade;
- Assessor de recursos humanos, atuando na capacitação de pessoal;
- Professor de educação de jovens e adultos na alfabetização e anos iniciais;
- Professor de instituições educacionais, não propriamente escolares, que atendam crianças, jovens e adultos e/ou portadores de necessidades especiais.
• Disciplinas
•
• Alfabetizacao e letramento I
• Alfabetizacao e letramento II
• Antropologia teologica
• Avaliacao escolar e institucional
• Concepcoes e tendencias pedagogicas contemporaneas
• Curriculos e programas I
• Curriculos e programas II
• Didatica
• Didatica geral
• Educacao de jovens e adultos
• Educacao ludica
• Etica e multiculturalismo
• Fund. E metodos do ensino das ciencias da natureza
• Fundamentos da educacao inclusiva
• Fundamentos da educacao infantil
• Fundamentos e metodos da gestao escolar
• Fundamentos e metodos da supervisao e orientacao escolar
• Fundamentos e metodos do ensino da arte
• Fundamentos e metodos do ensino da educacao fisica
• Fundamentos e metodos do ensino da historia e geografia II
• Fundamentos e metodos do ensino da lingua portuguesa I
• Fundamentos e metodos do ensino da lingua portuguesa II
• Fundamentos e metodos do ensino da matematica I
• Fundamentos e metodos do ensino da matematica II
• Fundamentos e metodos do ensino de historia e da geografia I
• Fundamentos e metodos do ensino fundamental e medio
• Fundamentos historicos e filosoficos da educacao
• Fundamentos historicos e filosoficos da educacao: discussoes pedagogicas
• Gestao e organizacao de projetos nao - escolares
• Gestao educacional financeira
• Iniciacao a pesquisa cientifica
• Lingua brasileira de sinais
• Lingua portuguesa I
• Lingua portuguesa II
• Literatura infanto - juvenil
• Metodologia da pesquisa cientifica
• Metodologia do ensino da alfabetizacao e letramento
• Metodologia do ensino da educacao infantil
• Organizacao do trabalho pedagogico da educacao infantil
• Organizacao do trabalho pedagogico do ensino fundamental I
• Organizacao do trabalho pedagogico do ensino fundamental II
• Planejamento educacional
• Politicas da educacao basica
• Projetos didaticos: a pratica na sala de aula
• psicologia da educacao
• Sociologia da educacao
• Tecnologia da informacao e da comunicacao
• Tecnologia educacional para educacao a distancia