DFP_
Localização:Vitória - Espírito Santo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Profissional
O Pedagogo busca metodologias para tornar o estudo mais prazeroso e eficaz. Sua função é produzir e difundir conhecimentos no campo educacional na escola, incluindo a gestão escolar, e em outras empresas, por meio de assessoria pedagógica a centros culturais, TV, jornal, rádio, ONGs e na área de RH.
Diferenciais
O curso conta com um laboratório multidisciplinar onde são realizadas atividades nas diversas áreas de atuação do Pedagogo, contempladas por disciplinas que preparam o aluno para as mais diferentes áreas do mercado de trabalho, seja no âmbito escolar ou não. Ampliando sua atuação, o aluno também participa de atividades interdisciplinares realizadas fora da Instituição.
OBJETIVO
O Curso de Pedagogia tem como objetivo formar professores e gestores, com sólida
base teórica e prática, para:
exercer uma prática profissional fundamentada em uma visão crítica de mundo;
atuar, com segurança e competência, na Educação Infantil, Ensino
Fundamental, nos cursos de nível médio, na modalidade Normal, em Cursos de
Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, na Educação Especial e na Educação de Jovens e Adultos e em outras áreas nas quais façam
jus os conhecimentos pedagógicos;
realizar pesquisa de interesse educacional, analisando resultados, elaborando e
executando projetos que proporcione conhecimento e resultados favoráveis em
relação ao objeto pesquisado.
implementar uma educação transformadora e ética condizente com os
interesses da coletividade;
assumir uma postura crítica, competitiva, criativa, de espírito empreendedor e
de gestor(a) frente às atividades de sala de aula, bem como em projetos
educativos a serem desenvolvidos na escola ou em outros ambientes;
estabelecer relações interpessoais, comunitárias e sociais construtivas;
comprometer-se com as constantes transformações da realidade social, política,
econômica e cultural brasileira;
participar de forma ativa, comprometida, competente e assertiva da organização
e gestão de sistemas de ensino, compreendendo:
1- planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de
atividades escolares, de projetos educativos e de experiências educacionais
escolares e não-escolares;
2- produção e divulgação, em espaços escolares e não escolares, do
conhecimento científico-tecnológico da área educacional. (Resolução CNE/CP
Nº 1, Art. 4º, Parágrafo Único)
O Pedagogo busca metodologias para tornar o estudo mais prazeroso e eficaz. Sua função é produzir e difundir conhecimentos no campo educacional na escola, incluindo a gestão escolar, e em outras empresas, por meio de assessoria pedagógica a centros culturais, TV, jornal, rádio, ONGs e na área de RH.
Diferenciais
O curso conta com um laboratório multidisciplinar onde são realizadas atividades nas diversas áreas de atuação do Pedagogo, contempladas por disciplinas que preparam o aluno para as mais diferentes áreas do mercado de trabalho, seja no âmbito escolar ou não. Ampliando sua atuação, o aluno também participa de atividades interdisciplinares realizadas fora da Instituição.
OBJETIVO
O Curso de Pedagogia tem como objetivo formar professores e gestores, com sólida
base teórica e prática, para:
exercer uma prática profissional fundamentada em uma visão crítica de mundo;
atuar, com segurança e competência, na Educação Infantil, Ensino
Fundamental, nos cursos de nível médio, na modalidade Normal, em Cursos de
Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, na Educação Especial e na Educação de Jovens e Adultos e em outras áreas nas quais façam
jus os conhecimentos pedagógicos;
realizar pesquisa de interesse educacional, analisando resultados, elaborando e
executando projetos que proporcione conhecimento e resultados favoráveis em
relação ao objeto pesquisado.
implementar uma educação transformadora e ética condizente com os
interesses da coletividade;
assumir uma postura crítica, competitiva, criativa, de espírito empreendedor e
de gestor(a) frente às atividades de sala de aula, bem como em projetos
educativos a serem desenvolvidos na escola ou em outros ambientes;
estabelecer relações interpessoais, comunitárias e sociais construtivas;
comprometer-se com as constantes transformações da realidade social, política,
econômica e cultural brasileira;
participar de forma ativa, comprometida, competente e assertiva da organização
e gestão de sistemas de ensino, compreendendo:
1- planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de
atividades escolares, de projetos educativos e de experiências educacionais
escolares e não-escolares;
2- produção e divulgação, em espaços escolares e não escolares, do
conhecimento científico-tecnológico da área educacional. (Resolução CNE/CP
Nº 1, Art. 4º, Parágrafo Único)
Filosofia
Sociologia Geral
Psicologia da Educação I
História da Educação
Língua Portuguesa I
Introdução à Pesquisa
Filosofia da Educação 72
Sociologia da Educação
Psicologia da Educação II
Língua Portuguesa II
Fundamentos da Educação Infantil
Pesquisa e Prática Pedagógica na Educação Infantil
Currículo
Pol. Educ. e Org. Educ. Básica
Didática
Aspectos Éticos Pol. e Educ. dos ANEE
Língua Brasileira de Sinais
Pesquisa e Prática Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Avaliação Escolar
Alfabetização
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Artes
Fundamentos e Metodologias de História/Geografia I
Fundamentos e Metdoldogias de Matemática I
Tecnologias Educacionais e EAD
Educação de Jovens e Adultos(EJA): Pesquisa Prática Pedagógica
Práticas Pedagógicas Aplicadas ao Aluno com Deficiência, Transtornos globais do desenvolvimento e Altas
Habilidades
Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais I
Aspectos Ludicos e psicomotores na aprendizagem
Fundamentos e Metodologia da Matemática II
Estágio Supervisionado na Educação Infantil
Literatura Infanto Juvenil
Gestão e Organização em espaços escolar e não escolar
Fundamentos e Metodologia de Ciências II
Fundamentos e Metodologias de História/Geografia II
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa I
Pesquisa em Educação I
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Práticas de gestão e espaços escolar e não escolar
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa II
Planejamento e Projetos Educativos em espaços não escolares
Pesquisa em Educação II
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Complementação para Habilitação em Supervisão e Administração Escolar
Princípios e Métodos em Supervisão Escolar
Princípios e Métodos em Administração Escolar
Pedagogia nos Espaços Escolares e não Escolares
Estágio Supervisionado em Supervisão e Administração Escolar
Sociologia Geral
Psicologia da Educação I
História da Educação
Língua Portuguesa I
Introdução à Pesquisa
Filosofia da Educação 72
Sociologia da Educação
Psicologia da Educação II
Língua Portuguesa II
Fundamentos da Educação Infantil
Pesquisa e Prática Pedagógica na Educação Infantil
Currículo
Pol. Educ. e Org. Educ. Básica
Didática
Aspectos Éticos Pol. e Educ. dos ANEE
Língua Brasileira de Sinais
Pesquisa e Prática Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Avaliação Escolar
Alfabetização
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Artes
Fundamentos e Metodologias de História/Geografia I
Fundamentos e Metdoldogias de Matemática I
Tecnologias Educacionais e EAD
Educação de Jovens e Adultos(EJA): Pesquisa Prática Pedagógica
Práticas Pedagógicas Aplicadas ao Aluno com Deficiência, Transtornos globais do desenvolvimento e Altas
Habilidades
Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais I
Aspectos Ludicos e psicomotores na aprendizagem
Fundamentos e Metodologia da Matemática II
Estágio Supervisionado na Educação Infantil
Literatura Infanto Juvenil
Gestão e Organização em espaços escolar e não escolar
Fundamentos e Metodologia de Ciências II
Fundamentos e Metodologias de História/Geografia II
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa I
Pesquisa em Educação I
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Práticas de gestão e espaços escolar e não escolar
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa II
Planejamento e Projetos Educativos em espaços não escolares
Pesquisa em Educação II
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Complementação para Habilitação em Supervisão e Administração Escolar
Princípios e Métodos em Supervisão Escolar
Princípios e Métodos em Administração Escolar
Pedagogia nos Espaços Escolares e não Escolares
Estágio Supervisionado em Supervisão e Administração Escolar
DFP_