Localização:Vitória - Espírito Santo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Características:
A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, nº 9.394/96 destaca a importância da formação dos profissionais da educação, estabelecendo:
Art. 64 – “A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional”.
O curso de pedagogia da UNIVIX está fundamentado em uma sólida formação, contemplando bases cognitivas, habilidades e atitudes que se traduzem em três eixos:
• Educação para o desenvolvimento científico e tecnológico, voltada para a aquisição e expansão do conhecimento e do pensamento reflexivo, articulando educação, cultura, ciência e tecnologia;
• Educação para o desenvolvimento humano permanente, que vem sendo requerida em função das transformações no conhecimento, dos avanços científicos e das mudanças na organização do trabalho. É um incentivo à investigação, à inovação e criatividade, à autonomia para aprender ao longo a vida;
• Educação para a ética profissional, capacitando o aluno a ver na sua profissão um conjunto de conhecimentos que devem estar a serviço do homem, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida e a solidariedade.
O compromisso da UNIVIX é com a oferta de uma educação de alta qualidade, centrada no educando, sujeito do processo de ensino-aprendizagem e cidadão de um mundo cujo grande desafio é ser livre, igualitário e socialmente justo.
O que faz o Profissional
Para atuar como pedagogia é preciso ter sólida formação que permita autonomia para aprender continuamente, ter espírito empreendedor e preparo profissional para desempenhar funções variadas, inovando e criando a partir de fundamentos recebidos na escola e na faculdade.
Atuando como docente ou dirigente, o pedagogo deve redigir bem, ter capacidade de pensar em função de planos e objetivos; de transmitir, argumentar e refletir idéias. Precisa apresentar elevado grau de sociabilidade e capacidade de liderança, iniciativa, dinamismo e autonomia. Outros requisitos importantes são: equilíbrio emocional, paciência, clareza, desembaraço, criatividade, otimismo. E, sobretudo, respeito e crença no ser humano.
Em outras palavras, espera-se que o pedagogo possa assumir o seu papel de sujeito no processo educacional, estando capacitado a fazer valer e projetar em sociedades pluralistas, os valores fundamentais da Educação.
O profissional formado em Pedagogia atua no Magistério da Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Especial, nos cursos de Educação Profissional, na Gestão Educacional e de Projetos Educativos em escolas, empresas, ONG's, hospitais e outras instituições governamentais e não governamentais.
Objetivo:
O objetivo geral do curso de Pedagogia da UNIVIX é formar profissionais capazes de enfrentar desafios, de lidar com as novas tecnologias e que, além de educadores, sejam gestores competentes para atuarem com segurança, propondo mudanças e provocando transformações.
Como objetivos específicos, o curso tem:
• Formar o pedagogo consciente da identidade da escola, de sua racionalidade administrativa, autonomia e compromisso social;
• Construir a identidade profissional do educador, com base nas dimensões ético-política, teórico-conceituais e estratégico-instrumentais da profissão;
• Reconhecer as peculiaridades dos sujeitos do processo educativo, as características do contexto histórico e cultural em que vivem e empregar adequadamente os meios necessários para oferecer uma educação de elevado padrão de qualidade;
• Oferecer efetivas condições de trabalho, de reflexão e de comunicação interna – entre as turmas de Pedagogia e outras licenciaturas – e externa – entre escolas de ensino fundamental da comunidade – assegurando uma formação dinâmica e contextualizada;
• Incentivar o gosto pela descoberta e pela autonomia de buscar, aprender e criar.
Grade curricular:
Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia
Sociologia da Educação
Psicologia da Educação
Metodologia de Pesquisa
Leitura e Produção de Textos
Pesquisa e Prática Pedagógica I
História da Educação
Sociologia da Escola
Dificuldades de Aprendizagem
Filosofia da Educação
Escola, Família e Comunidade
Pesquisa e Prática Pedagógica II
Didática
Currículo: Políticas e Práticas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização I
Educação, Arte e Movimento
Antropologia Cultural
Pesquisa e Prática Pedagógica III
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização II
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática
Estatística aplicada à Educação
Pesquisa e Prática Pedagógica IV
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História
Fundamentos da Educação Infantil
Política Educacional Brasileira
Literatura Infanto-Juvenil
Educação Inclusiva
Pesquisa e Prática Pedagógica V
Estágio Supervisionado I
Gestão Democrática da Educação
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino Fundamental
Organização do Trabalho na Escola
Princípios e Métodos da Supervisão Escolar
Optativa I
Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira
Trabalho de Conclusão de Curso I - Elaboração do Projeto de Pesquisa
Estágio Supervisionado II
Princípios e Métodos de Administração Escolar
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Avaliação Educacional
Ética Profissional
Educação Ambiental
Optativa II
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estágio Supervisionado III
Atividades Complementares