DFP_
Localização:Pedro Leopoldo - Minas Gerais
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Atuação profissional
No ensino, na docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e nas funções de gestão da educação básica – administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, conforme art. 64 da LDBEN 9394/96 e art. 14 da Resolução CNE/CP 01/2006.
Caracterização
O curso foi concebido dentro das novas Diretrizes da Licenciatura em Pedagogia e em conformidade com a Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Considera a docência como processo metódico e intencional construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, que inclui a participação da gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino inseparabilidade entre docência e a gestão na educação.
A tônica da organização curricular é a investigação desenvolvida em disciplinas como prática e estágio. Essa experiência enriquece a formação docente com novas abordagens para o entendimento dos processos educativos. A estrutura curricular se organiza em três eixos temáticos e todas as disciplinas orientam seus conteúdos, processos e avaliações para cada uma das temáticas articuladoras, quais sejam:
Sala de aula como espaço social: desenvolve interrogações acerca do espaço micro-social da sala de aula. Prevalece o caráter empírico-vivencial enfatizando possíveis experiências dos(as) próprios(as) estudantes.
Escola e sociedade: promove um debate sobre os espaços educacionais, para além dos saberes da sala de aula. Focaliza a escola e as instituições de atendimento à criança pequena, em suas múltiplas relações com a sociedade na qual estão inseridas.
Experiência pedagógica reinventada: Intervir no real é uma exigência da formação de pedagogos e pedagogas. O terceiro eixo explicita esse viés conferindo ênfase ao planejamento de ações concretas a serem desenvolvidas em espaços educativos escolares ou não-escolares. O projeto de pesquisa estabelece um diálogo com o exercício profissional da docência e da gestão escolar. E sua execução expressa a capacidade reinventiva do ato educativo ao privilegiar uma interpelação efetiva dos sujeitos educandos em diversos espaços formativos.
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