DFP_
Localização:Floresta - Paraná
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O curso de Pedagogia da FAG, desde a sua constituição, preocupou-se em buscar a articulação e compatibilidade entre o PPI - Projeto Pedagógico Institucional e o seu arcabouço programático integrado pelo PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade Assis Gurgacz, particularmente em relação aos compromissos sociais da IES, que a configuram como uma instituição de ensino superior engajada no processo de desenvolvimento da sociedade em que está inserida, com consciência de seu compromisso com a promoção do ser humano, a preservação/conservação dos ecossistemas e o bem- estar da sociedade, estando comprometida com a sobrevivência, modernidade e autodeterminação dos sujeitos.
O projeto desse curso objetiva a singularidade da reestruturação, que diz respeito as questoes essênciais da formação do pedagogo para um novo contexto, com um embasamento específico nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, aprovadas pela Resolução CNE/CP No 1, de 15 de maio de 2006, bem como no novo Projeto Pedagógico Institucional da FAG, aprovado pela Resolução no 02/2008-CEPEG de 03/09/2008 e no Plano de Desenvolvimento Institucional, aprovado pela Resolução no 01/2008-CEPEG de 03/09/2008.
Em consonância a essas regulamentações, e, principalmente, considerando todo processo histórico educacional e o processo histórico do curso de Pedagogia da FAG, é imperioso conceber o curso de pedagogia - e por extensão, o pedagogo - considerando uma formação específica (profissional) e, de maneira significativa, uma formação ampliada (humana e política).
Nesse sentido, a concepção para o curso de Pedagogia se estabelece a partir de uma concepção de educação pensada e articulada a um projeto de sociedade - visando uma formação humana, educacional, profissional e, principalmente, social; uma concepção que considere o ser humano como um sujeito histórico - sem ceder ao idealismo metafísico - um cidadao consciente, reflexivo, crítico, criativo, político, zeloso com a vida em defesa do meio ambiente e, acima de tudo, democrático.
OBJETIVOS DO CURSO
A população brasileira tem ilimitadas necessidades educacionais. É imenso o espaço de trabalho educacional de qualidade requerido pela sociedade e que ainda nao foi objetivamente atendido de forma satisfatória. Essas evidencias sao suficientes para comprovar a necessidade social do Curso de Pedagogia para a formação de profissionais pedagogos de elevado nível de qualidade. Sem dúvida, formar professores ainda é a principal função social das Instituições de Educação Superior e a maneira de explicitar esse papel é formar professores altamente qualificados para o exercício profissional. Nao há formas de extensão de significação social maior que a formação de competentes profissionais da educação. A formação de pedagogos qualificados é o caminho mais curto para a Educação Superior contribuir de forma duradoura na melhoria do Ensino Fundamental e Médio. A justificativa para a existência do Curso de Pedagogia da FAG é a formação do novo pedagogo, do novo profissional da educação, com competências e habilidades específicas para atuar no campo educacional, capacitado para articular, mediar, gerênciar as atividades sejam na docência, na gestao ou na administração educacional. A referência primeira do Curso de Pedagogia da FAG é a declarada intenção de aplicar esforço na formação de um novo profissional da educação, um profissional que vai atuar em ambientes ou instituições, cujas justificativas de existência sao de desencadear processos educativos; portanto, processos pedagógicos. Nesse contexto, o curso de Pedagogia da FAG tem, como norte, quatro importantes objetivos:
• Formar um educador que tenha capacidade de apreender o conhecimento, de interpretar seus múltiplos significados, e de questionar concepções, teorias e realidades.
• Formar pedagogos, como profissionais da educação, críticos, criativos e inovadores, habilitados e capazes de planejar, articular, mediar e desenvolver planos e atividades no campo educacional, tanto na docência e na gestao, quanto na coordenação de práticas sociais e práticas de ensino.
• Formar profissionais da educação que tenham capacidade de compreender o que ensinam, para que e para quem ensinam; capacidade para planejar e exercer a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental; capacidade de perceber os problemas educacionais como parte da totalidade de problemas sociais e propor alternativas de ação transformadoras; capacidade para humanizar as relações entre os homens.
• Formar pedagogos com habilidades para orientar as novas gerações de crianças, adolescentes, jovens e adultos para verem o mundo e as realidades sociais com espírito crítico e reflexivo; com habilidades de desenvolver nas crianças, nos adolescentes e jovens e adultos a sensibilidade para o estético, para a vida em grupo, para a ação coletiva, para a solidariedade, para a responsabilidade social e para a sociedade democrática.
O projeto desse curso objetiva a singularidade da reestruturação, que diz respeito as questoes essênciais da formação do pedagogo para um novo contexto, com um embasamento específico nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, aprovadas pela Resolução CNE/CP No 1, de 15 de maio de 2006, bem como no novo Projeto Pedagógico Institucional da FAG, aprovado pela Resolução no 02/2008-CEPEG de 03/09/2008 e no Plano de Desenvolvimento Institucional, aprovado pela Resolução no 01/2008-CEPEG de 03/09/2008.
Em consonância a essas regulamentações, e, principalmente, considerando todo processo histórico educacional e o processo histórico do curso de Pedagogia da FAG, é imperioso conceber o curso de pedagogia - e por extensão, o pedagogo - considerando uma formação específica (profissional) e, de maneira significativa, uma formação ampliada (humana e política).
Nesse sentido, a concepção para o curso de Pedagogia se estabelece a partir de uma concepção de educação pensada e articulada a um projeto de sociedade - visando uma formação humana, educacional, profissional e, principalmente, social; uma concepção que considere o ser humano como um sujeito histórico - sem ceder ao idealismo metafísico - um cidadao consciente, reflexivo, crítico, criativo, político, zeloso com a vida em defesa do meio ambiente e, acima de tudo, democrático.
OBJETIVOS DO CURSO
A população brasileira tem ilimitadas necessidades educacionais. É imenso o espaço de trabalho educacional de qualidade requerido pela sociedade e que ainda nao foi objetivamente atendido de forma satisfatória. Essas evidencias sao suficientes para comprovar a necessidade social do Curso de Pedagogia para a formação de profissionais pedagogos de elevado nível de qualidade. Sem dúvida, formar professores ainda é a principal função social das Instituições de Educação Superior e a maneira de explicitar esse papel é formar professores altamente qualificados para o exercício profissional. Nao há formas de extensão de significação social maior que a formação de competentes profissionais da educação. A formação de pedagogos qualificados é o caminho mais curto para a Educação Superior contribuir de forma duradoura na melhoria do Ensino Fundamental e Médio. A justificativa para a existência do Curso de Pedagogia da FAG é a formação do novo pedagogo, do novo profissional da educação, com competências e habilidades específicas para atuar no campo educacional, capacitado para articular, mediar, gerênciar as atividades sejam na docência, na gestao ou na administração educacional. A referência primeira do Curso de Pedagogia da FAG é a declarada intenção de aplicar esforço na formação de um novo profissional da educação, um profissional que vai atuar em ambientes ou instituições, cujas justificativas de existência sao de desencadear processos educativos; portanto, processos pedagógicos. Nesse contexto, o curso de Pedagogia da FAG tem, como norte, quatro importantes objetivos:
• Formar um educador que tenha capacidade de apreender o conhecimento, de interpretar seus múltiplos significados, e de questionar concepções, teorias e realidades.
• Formar pedagogos, como profissionais da educação, críticos, criativos e inovadores, habilitados e capazes de planejar, articular, mediar e desenvolver planos e atividades no campo educacional, tanto na docência e na gestao, quanto na coordenação de práticas sociais e práticas de ensino.
• Formar profissionais da educação que tenham capacidade de compreender o que ensinam, para que e para quem ensinam; capacidade para planejar e exercer a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental; capacidade de perceber os problemas educacionais como parte da totalidade de problemas sociais e propor alternativas de ação transformadoras; capacidade para humanizar as relações entre os homens.
• Formar pedagogos com habilidades para orientar as novas gerações de crianças, adolescentes, jovens e adultos para verem o mundo e as realidades sociais com espírito crítico e reflexivo; com habilidades de desenvolver nas crianças, nos adolescentes e jovens e adultos a sensibilidade para o estético, para a vida em grupo, para a ação coletiva, para a solidariedade, para a responsabilidade social e para a sociedade democrática.
Sociologia i
Filosofia i
História da educação
Psicologia educacional
História da pedagogia no brasil /curso
Leitura e produção de texto
Sociologia ii
História da educação brasileira
Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
Tecnologia aplicada à educação
Metodologia científica
Organizacão da educação brasileira
Didática: teorias e práticas
Educação não - formal
Linguística
Mídia/arte e educação
Pesquisa e prática
Pedagógica em educação não-formal
Estágio supervisionado em educação não- formal
Educação multicultural
Didática: trabalho docente
História e fundamentos da educação infantil
Literatura infanto - juvenil
Fundamentos teóricos e metodológicos da arte
Pesquisa e prática pedagógica em educação infantil
Estágio supervisionado em educação infantil
Fundamentos da educação de jovens e adultos
Alfabetização e letramento
Fundamentos teóricos e metodológicos da história
Fundamentos teóricos e metodológicos da matemática
Fundamentos teóricos e metodológicos da educação física
Pesquisa e prática pedagógica em eja
Estágio supervisionado em educação de jovens e adultos
Políticas educacionais
Fundamentos teóricos e metodológicos da língua portuguesa
Fundamentos teóricos e metodológicos da geografia
Fundamentos teóricos e metodológicos das ciências naturais
Planejamento educacional
Pesquisa e prática pedagógica no ensino fundamental - anos iniciais
Estágio supervisionado no ensino fundamental - anos inicias
Organização do trabalho pedagógico
Coordenação pedagógica / formação docente
Educação especial e inclusão
Seminários temáticos
Avaliação educacional
Pesquisa prática pedagógica em coordenação pedagógica /formacão docente
Trabalho de conclusão de curso: projeto
Estágio supervisionado em coordenação pedagógica / formação docente
Gestão escolar
Educação e trabalho
Teorias e práticas de currículo
Língua brasileira de sinais - libras
Trabalho de conclusão de curso: artigo
Filosofia i
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