Graduação em Pedagogia (Licenciatura) (Petrópolis, Rio de Janeiro)
Universidade Católica de Petrópolis
DFP_
Localização:Petrópolis - Rio de Janeiro
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Perfil do Egresso:
O egresso do Curso de Pedagogia da UCP é, a priori, um licenciado que deverá ter o conhecimento da escola como uma organização complexa que tem como função promover a educação para e na cidadania. Tal perfil se constrói através da participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
Nessa trajetória de formação, a pesquisa e a reflexão sobre a própria prática fazem-se presentes ao longo de todo o curso, traduzidas nas múltiplas disciplinas que se destinam à preparação de professores para exercer as funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
A Profissão e o Mercado de Trabalho:
O Curso de Pedagogia constitui o lócus privilegiado da formação de professores para atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (anos iniciais). Contudo, as exigências relacionadas à Educação na atualidade requerem a ampliação da compreensão quanto ao campo de trabalho dos pedagogos que, além da docência nos níveis de ensino supra-citados, também podem desempenhar as funções de assessoria, coordenação, gestão e pesquisa nas escolas, nos sistemas de ensino e demais ambientes educativos, como nos movimentos sociais e nos espaços de educação não-formal. Nesse sentido, a formação em Pedagogia abre um amplo leque de possibilidades profissionais que faz do curso um ótimo investimento.
O egresso do curso de Pedagogia está apto a atuar nos seguintes campos: Docência na Educação Infantil; Docência no Ensino Fundamental (anos iniciais); Educação Profissional nas áreas de serviços e apoio escolar; Gestão Educacional no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento e à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação; atuação nas funções do trabalho pedagógico e de processos educativos em espaços escolares e não-escolares.
O Curso de Pedagogia foi concebido para oferecer uma formação aprofundada que possibilite o exercício da docência nos anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, a gestão dos processos educativos escolares e não-escolares, bem como a produção e difusão do conhecimento do campo educacional, tendo como objetivos:
- formar profissionais na área de educação capazes de desenvolver uma visão crítica da realidade, à luz dos princípios éticos que norteiam a missão da Universidade Católica de Petrópolis;
- preparar especificamente o professor que irá atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, não só com o domínio dos conhecimentos necessários à docência, como também com as competências requeridas no desenvolvimento do processo didático-metodológico;
- preparar o pedagogo para atuar na gestão de sistemas e unidades escolares, participando, elaborando e executando o planejamento, a administração, a coordenação, a supervisão e a avaliação de programas e projetos educativos;
- promover a formação do pedagogo com competências para trabalhar em espaços escolares e não-escolares em favor do desenvolvimento humano e comunitário;
- colaborar para a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares;
- promover a articulação/integração de ensino, pesquisa e extensão, através da relação teoria e prática, a partir da pesquisa, da reflexão sobre a ação e na ação.
O egresso do Curso de Pedagogia da UCP é, a priori, um licenciado que deverá ter o conhecimento da escola como uma organização complexa que tem como função promover a educação para e na cidadania. Tal perfil se constrói através da participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
Nessa trajetória de formação, a pesquisa e a reflexão sobre a própria prática fazem-se presentes ao longo de todo o curso, traduzidas nas múltiplas disciplinas que se destinam à preparação de professores para exercer as funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
A Profissão e o Mercado de Trabalho:
O Curso de Pedagogia constitui o lócus privilegiado da formação de professores para atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (anos iniciais). Contudo, as exigências relacionadas à Educação na atualidade requerem a ampliação da compreensão quanto ao campo de trabalho dos pedagogos que, além da docência nos níveis de ensino supra-citados, também podem desempenhar as funções de assessoria, coordenação, gestão e pesquisa nas escolas, nos sistemas de ensino e demais ambientes educativos, como nos movimentos sociais e nos espaços de educação não-formal. Nesse sentido, a formação em Pedagogia abre um amplo leque de possibilidades profissionais que faz do curso um ótimo investimento.
O egresso do curso de Pedagogia está apto a atuar nos seguintes campos: Docência na Educação Infantil; Docência no Ensino Fundamental (anos iniciais); Educação Profissional nas áreas de serviços e apoio escolar; Gestão Educacional no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento e à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação; atuação nas funções do trabalho pedagógico e de processos educativos em espaços escolares e não-escolares.
O Curso de Pedagogia foi concebido para oferecer uma formação aprofundada que possibilite o exercício da docência nos anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, a gestão dos processos educativos escolares e não-escolares, bem como a produção e difusão do conhecimento do campo educacional, tendo como objetivos:
- formar profissionais na área de educação capazes de desenvolver uma visão crítica da realidade, à luz dos princípios éticos que norteiam a missão da Universidade Católica de Petrópolis;
- preparar especificamente o professor que irá atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, não só com o domínio dos conhecimentos necessários à docência, como também com as competências requeridas no desenvolvimento do processo didático-metodológico;
- preparar o pedagogo para atuar na gestão de sistemas e unidades escolares, participando, elaborando e executando o planejamento, a administração, a coordenação, a supervisão e a avaliação de programas e projetos educativos;
- promover a formação do pedagogo com competências para trabalhar em espaços escolares e não-escolares em favor do desenvolvimento humano e comunitário;
- colaborar para a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares;
- promover a articulação/integração de ensino, pesquisa e extensão, através da relação teoria e prática, a partir da pesquisa, da reflexão sobre a ação e na ação.
Introdução à teologia I
Introdução à filosofia
História da educação
Psicologia da educação
Sociologia da educação
Metodologia do estudo e da
Introdução à teologia II
Filosofia da educação
História da educação brasileira
Teorias da aprendizagem
Didática
Ética
Língua portuguesa e suas práticas pedagógicas
Alfabetização e letramento
Artes e suas práticas pedagógicas
Teorias e práticas em educação infantil
Antropologia e educação
Ética profissional na educação
Matemática e suas práticas pedagógicas
Ciências e suas práticas pedagógicas
Educação física e suas práticas pedagógicas
Políticas educacionais
Educação e multiculturalismo
Educação especial
Estágio supervisionado em educação infantil I
Geografia e suas práticas pedagógicas
História e suas práticas pedagógicas
Gestão educacional I
Planejamento educacional
Pesquisa em educação
Educação de jovens e adultos
Estágio supervisionado em educação infantil II
Gestão educacional II
Pedagogia aplicada à contextos não-escolares I
Currículo, políticas e práticas
Educação e meio ambiente
Tecnologia da informação e da comunicação em educação
Monografia I
Estágio supervisionado em ensino fundamental I
Estágio supervisionado em gestão educacional
Pedagogia aplicada à contextos não-escolares II
Avaliação educacional
Fundamentos de lingua brasileira de sinais
Educação à distância
Tópicos de estudos pedagógicos
Monografia II
Estágio supervisionado em ensino fundamental II
Estágio supervisionado em contextos não-escolares
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Psicologia da educação
Sociologia da educação
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