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Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Apresentação
a) Ensino
A Faculdade é responsável por um curso de graduação de Pedagogia, com habilitação em séries iniciais e dois de pós-graduação, um em nível de especialização e outro em nível de mestrado E DOUTORADO em Educação. É também responsável pela parte de formação pedagógica de 29 cursos da Universidade e por disciplinas vinculadas a seis cursos de pós-graduação, tais como Introdução à Pesquisa, Metodologia Científica e Metodologia do Ensino Superior.
Desde o ano de 1998 a FaE vem investindo de forma especial na área de graduação abrindo um programa especial de formação de professores em exercício nas séries iniciais, Pelotas, Canguçu, São Lourenço. Em 2001, este programa foi ampliado com a inclusão de mais duas turmas, uma em Arroio Grande e outra em Jaguarão. Com mais 170 alunos.
b) Pesquisa e Extensão
As atividades de pesquisa e de extensão da FaE foram executadas através de projetos financiados pelo CNPq e FAPERGS os quais resultaram em trabalhos publicados e participações em eventos científicos. Como toda a universidade, a FaE ressente-se de uma melhor infra-estrutura física e de força de trabalho consentânea com as ambições que nossos pesquisadores possuem em termos de novos projetos de pesquisa e de novas áreas de atuação.
PERFIL DO PROFISSIONAL / EGRESSO
Perfil não é apenas uma descrição de competências, mas uma compreensão da
identidade profissional do professor que se constrói historicamente. Implica,
fundamentalmente, uma concepção de profissionalização como oposição ao trabalho
proletarizado, segundo a compreensão da ANFOPE, do CNTE e do PNE. Constitui um
desafio a ser enfrentado, uma vez que implica uma política que contemple a formação
básica inicial e continuada e as condições de trabalho (tempo integral, que viabilize o
trabalho pedagógico, salário compatível e condições materiais e pedagógicas na escola);
e alcance a compreensão da busca de uma competência científico-técnica e sóciopolítica,
em que formação e exercício profissional, dialetizando-se, constroem um perfil
de crescente qualificação profissional, compreendida na indissociável relação teóricoprática
dos fundamentos, princípios e pressupostos epistemológicos, pedagógicos e
ético-políticos implicados no trabalho do educador, histórica e socialmente
contextualizado. Tal formação é um processo, com marco histórico inicial, porém sem
previsão de "acabamento", já que se trata de um processo continuado.
Desafio primeiro e básico deste processo está na identificação do licenciando
com um projeto de sociedade, que determina também o tipo de envolvimento que terá
na construção de sua identidade e desempenho profissional. Essa construção, que
implica conhecimentos e valores éticos e sociais, é um processo que deverá
desenvolver-se significativamente no decorrer do curso superior na Universidade, mas
que, de fato, não se inicia nesse momento e nem nele se completa, estendendo-se para
além dele e colocando-se, por isso, como responsabilidade da Agência Formadora
(formação básica).
A afirmação acima, de que perfil não é apenas uma descrição de competências,
não exclui, pelo contrário, afirma competências e habilidades desejadas no egresso do
curso. O perfil desejado do profissional licenciado em Pedagogia é o de um profissional
com profundo conhecimento da dinâmica da sociedade e da educação, dos sistemas de
ensino e da escola enquanto realidades concretas de um contexto histórico-social, da
dimensão afetiva individual e grupal. O que se deseja é a formação de um profissional
profundamente comprometido com a dimensão pública da educação, capaz de enfrentar
problemas referentes à prática educativa em suas diferentes modalidades; que use o
conhecimento pedagógico para gerar e difundir novas tecnologias e inovar o trabalho
educativo na escola e em outros espaços organizacionais e das comunidades educativas;
que investigue e produza conhecimentos sobre a natureza e as finalidades da educação
numa determinada sociedade, bem como sobre os meios apropriados de formação
humana dos indivíduos.
1º Semestre
Escola, cultura e sociedade I
Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização I
Abordagens complementares de graduação I
2º Semestre
Escola, cultura e sociedade II
Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização II
Abordagens complementares de graduação II
3º Semestre
Escola, cultura e sociedade III
Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização III
Abordagens complementares de graduação III: educação especial
4º Semestre
Escola, cultura e sociedade IV
Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização IV
5º Semestre
Escola, cultura e sociedade V
Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização V
6º Semestre
Escola, cultura e sociedade VI
Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização VI
7º Semestre
Escola, cultura e sociedade VII
Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização VII
8º Semestre
Escola, cultura e sociedade VIII
Ensino-aprendizagem, conhecimento e escolarização VIII
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