DFP_
Localização:Bebedouro - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Concepção / Objetivo
O Curso de Pedagogia, das Faculdades Integradas Fafibe, fundamenta-se na concepção da formação de profissionais licenciados em Pedagogia, com competências e habilidades para atuar na docência da educação infantil, no ensino fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional e a gestão do trabalho educacional, quanto à compreensão dos processos de planejamento, implementação das políticas educacionais para educação básica. A Licenciatura em Pedagogia desenvolve e articula a formação para as atividades docentes, privilegiando a reflexão crítica em torno da concepção de homem, de mundo e da realidade brasileira. O curso concebe-se a partir de competências e habilidades a serem adquiridas pelo licenciando, por meio de uma pluralidade de conhecimentos, que articulam a teoria e a prática ao conhecimento global e específico, fomentados pela ação–reflexão-ação, privilegiando os saberes, em suas articulações com a prática docente. De forma a efetivar uma competente intervenção profissional, na totalidade de suas dimensões ética, política e social, também o curso volta-se para uma forma mais ampla através da extensão, em suas modalidades, principalmente na por projetos comunitários, que visam à inclusão social, com espírito crítico, responsabilidade social e atitude ética, comprometida com a melhoria do ensino de nosso País. Para tanto, a matriz curricular encontra-se disposta, de tal forma que, desde o início do curso, além de conteúdos básicos de Pedagogia, há o desenvolvimento de habilidades fundamentais ao profissional contemporâneo, destacando-se o manuseio da informática. As Práticas de Formação, dentro desta organização, são de fundamental importância para a articulação e consolidação das relações teórico-práticas, bem como de uma formação plural, contextual e interdisciplinar, propiciando múltiplas vivências de natureza científica e prática. Também, o trabalho de conclusão de curso e as atividades acadêmico-científico-culturais, favorecem a formação continuada e a autonomia docente.
Por que na Fafibe é diferente?
Na Fafibe, o projeto pedagógico inova ao contemplar as práticas de formação como espaço de vivência educacional e que propicia o contato com as modernas metodologias, que envolvem o processo ensino-aprendizagem.
Conta, também, com corpo docente qualificado e uma infraestrutura planejada, compreendendo laboratórios específicos, tais como de matemática, informática, multidisciplinar, brinquedoteca, biblioteca infantil, dentre outros, que contribuem para que o licenciado tenha uma atuação profissional inovadora.
Onde Trabalhar?
* Educação Infantil
* Anos iniciais do Ensino Fundamental I
* Educação de Jovens e Adultos
* Gestão de Processos educativos: Direção e Coordenação de espaços escolares
* Projetos Educativos não escolares
Perfil do Egresso
O curso de Licenciatura em Pedagogia almeja formar profissionais que, ao final do curso, deve ter competências e habilidades gerais proporcionadas:
* Pela aquisição de adequada formação geral, crítica, ética e cidadã, voltada à solidariedade;
* Pela sólida fundamentação teórica e prática, com uma visão de mundo e interpretação histórica renovadas;
* Pelo respeito às diversidades culturais, a fim de equilibrar as diferenças sociais e se tornar um agente transformador da realidade social;
* Pela cooperação e repúdio às injustiças, respeitando a alteridade e conquistando o respeito mútuo;
* Pelo posicionamento crítico, responsável e construtivo nas diferentes situações sociais, através do diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas e analisar os resultados de sua atuação.
* No aspecto específico, o profissional a ser formado destacar-se-á pelas seguintes competências e habilidades:
* Atuar, profissionalmente, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em fases diferentes do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
* Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões de diferentes naturezas;
* Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
* Compreender o processo de inclusão social de portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;
* Participar da gestão das instituições, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico e projetos e programas educacionais em ambientes escolares e não-escolares; e também fora delas nos movimentos sociais.
* Analisar, refletir e aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes;
* Equacionar os fundamentos das políticas públicas, em especial no campo educacional, e a partir delas intervir nas diferentes instâncias, de forma a eliminar a discriminação e a seletividade que impedem o acesso e o direito à educação;
* Preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
* Percepção de diferentes contextos interculturais;
* Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem na educação básica, nas séries específicas para sua área de atuação;
* Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
* Estabelecimento de novas propostas de atuação, dispensando procedimentos e comportamentos padronizados, quando amparado por uma sólida formação geral, diagnosticando as várias situações do ambiente escolar;
* Refuto ao individualismo, procurando, ao contrário, o fomento pelo trabalho em grupo e interdisciplinar, dentro do processo educacional, com vista a uma atuação sistematizada e significativa;
* Utilização dos recursos de informática, como suporte pedagógico e específico;
* Propensão em interagir com profissionais de áreas afins para a partilha da prática docente.
* Atualização constante ou formação continuada, por meio de estudos e participação em eventos de caráter científico, entre outros, ao longo de toda sua trajetória profissional;
* Compromisso profissional, moral e ético na atuação como responsável por sujeitos em formação;
* Consciência da função social que o profissional da educação deve desempenhar;
* Busca por melhores condições de trabalho, com vistas a garantir efetiva qualidade da educação oferecida.
Matriz Curricular
1º Período
Antropologia: Realidade Brasil.Diversidade Étnico-Racial
Ensino e Pesquisa I
Filosofia da Educação I
História da Educação I
Língua Portuguesa
Práticas de Formação
Psicologia: a Criança em Desenvolvimento
Sociologia da Educação I
Tecnologia em Educação: Linguagem e outros Códigos
Teoria Geral da Educação I
2º Período
Cultura Infantil: Brinquedos e Brincadeiras
Filosofia da Educação II
História da Educação II
Pensamento Lógico-Matemático
Práticas de Formação
Psicologia: Desenvolvimento e Aprendizagem
Sociologia da Educação II
Teoria Geral da Educação II
3º Período
Desenvolv. das Habilidades Lingüísticas na Educação Infantil
Didática: Competências e Habilidades Docentes
Fundamentos de Arte e Educação
Fundamentos e Metodologia da Natureza e Sociedade
Organização do Espaço e do Cotidiano na Educação Infantil
Práticas de Formação
Psicomotricidade, Movimento e Localização Espacial
4º Período
Ensino e Pesquisa II
Escrita: Alfabetização e Letramento
Estágio Curricular Supervisionado
Fundamentos e Metodologia do Ensino da História e Geografia
Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática
Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica
Projeto Pedagógico da Educação Básica
Práticas de Formação
5º Período
Currículo e Programas
Educação em Instituições Sociais Não Escolares
Estatística e Educação
Estágio Curricular Supervisionado
Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Educação Física
Gestão Escolar: Administração e Planejamento
Práticas de Formação
6º Período
Avaliação Educacional
Estágio Curricular Supervisionado
Fundamentos e Metodologia da Educação Inclusiva
Fundamentos e Metodologia para a Docência no Ensino Médio
Gestão em Instituição Não Escolar
Legislação da Educ. Básica: Superv., Coorden. e Orient. Educ
Língua Brasileira de Sinais
Práticas de Formação
Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso
DFP_