DFP_
Localização:Guarulhos - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Foco do Curso: Formação de Professores
Objetivo do curso: O Curso de Pedagogia tem por objetivo tornar o aluno um profissional da área da Educação, para atuar como Pedagogo-Educador prioritariamente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (anos iniciais), além de formar para outras áreas de abrangências educativas tais como: Serviços de apoio escolar (Coordenação e Gestão Escolar), Planejamento, Execução e Avaliação de Programas; Elaboração de Projetos Pedagógicos; Ensino a Distância; Educação de Jovens e Adultos; e em outros ambientes não escolares nos quais estejam previstas ações educativas.
Perfil do profissional: Ser Educador consciente de suas responsabilidades, ressaltando-lhe o sentido ético e crítico que envolve as atividades próprias da prática docente, desenvolver as competências necessárias da área e em sintonia com a realidade da Educação Brasileira. O Pedagogo deverá ainda: compreender os significados das teorias e refletir sobre sua própria prática, de forma integral e harmônica, para seu crescimento pessoal e profissional, além de manter-se em constante aprimoramento.
Mercado de Trabalho: A Educação vem sendo cada vez mais, colocada como o fator primordial para o desenvolvimento da sociedade. As oportunidades na Profissão do Pedagogo, ganham destaque em diversas áreas. O aumento da população em idade escolar amplia o número de colégios e faz crescer a procura por Pedagogos e a disputa por bons Profissionais. Nessa perspectiva, o aluno formado em Pedagogia poderá atuar no exercício da docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental (series iniciais) em todas as Escolas das Redes Estaduais, Municipais e Particulares e atuar ainda, por meio de projetos educacionais, na Educação Especial, na Educação de Jovens e Adultos e em outros ambientes não escolares, tais como: Hospitais, Empresas, Órgãos Comunitários, TVs Educativas, ONGs, Bibliotecas, Museus, Editoras , exercendo cargos e funções correspondentes a sua área de formação.
Parcerias: Com a finalidade de aperfeiçoar o desempenho dos futuros profissionais e contribuir para o embasamento teórico-prático pedagógico, valorizamos o estabelecimento de Programas de parcerias, tais como: Alfabetização Solidária (MEC), Programa Ler Escrever Secretaria Municipal de São Paulo) e Programa Bolsa Alfabetização (Secretaria Estadual do Município de Guarulhos) Programa de Formação de Professores da Rede Municipal (Prefeitura de Guarulhos). Nosso curso teve a melhor nota no ENADE (exame nacional de avaliação e desempenho) em Guarulhos.
1º PERÍODO
Língua portuguesa
Psicologia da educação (aprendizagem e desenvolvimento)
História da educação (memória e cultura)
Didática (fundamentos e metodologias)
Fundamentos do ensino a distância e novas tecnologias
Prática pedagógica (básica/conceitual)
Filosofia da educação
Conteúdo sócio-antropológicos
2º PERÍODO
Literatura e contexto brasileiro
Estrutura e organização da educação básica
Psicologia da educação (teoria e estudos de casos)
Fundamentos metodológicos da alfabetização (edu. infantil)
Filosofia da educação
Conteúdos sócio-antropológicos
História da educação brasileira
Didática (linhas teóricas)
Prática pedagógica (educação infantil)
3º PERÍODO
Estudo meio ambiente
Ensino da matemática básica
Fundamentos metodológicos da alfabetização (ens. fundamental)
Orientação para leitura e pesquisa
Informática aplicada à educação
História da leitura e da escrita
Prática pedagógica (ensino fundamental)
Didática (planos e projetos de ensino)
Literatura infantil e juvenil
Estágio supervisionado - educação infantil
4º PERÍODO
Psicomotricidade
Metodologia da pesquisa científica
Libras-língua de sinais (fundamentos)
Educação comparada
Saúde, nutrição e puericultura
Prática pedagógica (atividades/estratégias)
Metodologia do ensino de história
Educação de jovens e adultos
5º PERÍODO
Metodologia do ensino de língua portuguesa
Metodologia do ensino da matemática (educação básica)
Libras-língua de sinais (teoria e prática)
Fundamentos da educação especial
Metodologia do ensino de geografia e meio ambiente
Identidade e ética profissional
Estágio supervisionado (ed. inf., fund. e ed. especial)
6º PERÍODO
Metodologia do ensino de ciências naturais
Metodologia da educação física (infantil e fundamental)
Gestão escolar (trabalho coletivo)
Gestão de proj. educativos-não escolares (hosp., emp. e comum.)
Metodologia do ensino de artes
Orientação de monografia (TCC)
Estágio supervisionado (gestão escolar)
Atividade teórico prático (monitoria-extensão)
7º PERÍODO
Metodologias ativas de ens. e aprend.(jogos e brincadeiras)
Formação docente em EAD (pedagoga de projetos)
Práticas pedagógicas música-teatro-dança (ed.inf./ens. fund.)
Currículo e programas
Dificuldades de aprendizagem
Orientação de monografia (produção e pesquisa)
Atividade teórico prático (monitoria-extensão)
DFP_