DFP_
Localização:Piracicaba - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Concepção do curso:
O Curso de Pedagogia está voltado para a formação de profissionais para atuarem junto aos sistemas de ensino, escolas e outros campos onde se faz necessária a presença do Pedagogo. Direciona-se para a formação de professores para a educação infantil, para os anos iniciais do ensino fundamental regular e de Jovens e Adultos e gestão educacional, nos Sistemas, nas escolas e em outros espaços educativos.
Perfil Profissional do Egresso em Pedagogia
Ao final do curso, o pedagogo deverá demonstrar capacidade de:
implementação de projetos educativos consoantes com a diversidade cultural contemporânea e que contemplem as diversas esferas do social: ética, estética, científica, tecnológica e cultural; mobilização de conhecimentos, capacidades e tecnologias para intervir efetivamente em situações pedagógicas concretas; articulação quanto ao processo de reflexão na escola, em relação a recursos humanos, metodológicos e técnicos por meio de práticas participativas; desenvolvimento de competências e atitudes investigativas, implicando mapear contextos e problemas, argumentar e captar contradições em situações;
desenvolvimento da sensibilidade ético-profissional, implicando responsabilidade social e atuação por uma sociedade justa e solidária.
O Curso de Pedagogia está voltado para a formação de profissionais para atuarem junto aos sistemas de ensino, escolas e outros campos onde se faz necessária a presença do Pedagogo. Direciona-se para a formação de professores para a educação infantil, para os anos iniciais do ensino fundamental regular e de Jovens e Adultos e gestão educacional, nos Sistemas, nas escolas e em outros espaços educativos.
Perfil Profissional do Egresso em Pedagogia
Ao final do curso, o pedagogo deverá demonstrar capacidade de:
implementação de projetos educativos consoantes com a diversidade cultural contemporânea e que contemplem as diversas esferas do social: ética, estética, científica, tecnológica e cultural; mobilização de conhecimentos, capacidades e tecnologias para intervir efetivamente em situações pedagógicas concretas; articulação quanto ao processo de reflexão na escola, em relação a recursos humanos, metodológicos e técnicos por meio de práticas participativas; desenvolvimento de competências e atitudes investigativas, implicando mapear contextos e problemas, argumentar e captar contradições em situações;
desenvolvimento da sensibilidade ético-profissional, implicando responsabilidade social e atuação por uma sociedade justa e solidária.
Didática
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação
Políticas e Organização da Educação Básica
Comunicação, Educação e Tecnologias
Filosofia da Educação
História da Educação
Leitura e Produção de Texto
Currículo: Teoria e Prática
Estudos Estatísticos Educacionais
Fundamentos Teóricos e Aprendizagem
Didática e Prática
Políticas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos
Linguagem Brasileira de Sinais-Libras
Metodologia da Pesquisa Científica
Filosofia da Educação
O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Práticas
Linguagens e Literatura Infantil e Práticas
Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil
A Arte na Educação Infantil e Práticas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa e Práticas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências e Práticas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática e Práticas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Práticas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Práticas
Propostas Metodológicas na Alfabetização de Jovens e Adultos e Práticas
Coordenação do Trabalho Pedagógico e Práticas
Gestão dos Espaços Educativos e Práticas
Planejamento Educacional e Práticas
Avaliação Institucional
Trabalho de Conclusão de Curso
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação
Políticas e Organização da Educação Básica
Comunicação, Educação e Tecnologias
Filosofia da Educação
História da Educação
Leitura e Produção de Texto
Currículo: Teoria e Prática
Estudos Estatísticos Educacionais
Fundamentos Teóricos e Aprendizagem
Didática e Prática
Políticas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos
Linguagem Brasileira de Sinais-Libras
Metodologia da Pesquisa Científica
Filosofia da Educação
O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Práticas
Linguagens e Literatura Infantil e Práticas
Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil
A Arte na Educação Infantil e Práticas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa e Práticas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências e Práticas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática e Práticas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Práticas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Práticas
Propostas Metodológicas na Alfabetização de Jovens e Adultos e Práticas
Coordenação do Trabalho Pedagógico e Práticas
Gestão dos Espaços Educativos e Práticas
Planejamento Educacional e Práticas
Avaliação Institucional
Trabalho de Conclusão de Curso
Requisitos para ingresso:
De acordo com legislação vigente poderá ingressar nos cursos de licenciaturas do ensino superior:
o candidato que já tenha concluído o ensino médio;
o candidato que já possua outro curso de nível superior.
De acordo com legislação vigente poderá ingressar nos cursos de licenciaturas do ensino superior:
o candidato que já tenha concluído o ensino médio;
o candidato que já possua outro curso de nível superior.
DFP_