Localização:Resende - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Histórico
A Faculdade de Filosofia e Ciência Dom Bosco, mantida pela Associação Educacional Dom Bosco, de Resende, estado de Rio de Janeiro, teve sua autorização de funcionamento através do DEC.72.563, de 01-08-1973, para os Cursos de Pedagogia e Letras.
O Curso de Pedagogia foi reconhecido pelo DEC.82.372, de 05.10.1978 (DOU - de 5.10.1978) com as habilitações plenas em magistério das disciplinas pedagógicas do ensino médio, administração escolar e orientação educacional, tendo iniciado suas atividades em 01.03.1974.
No ano de 1999 foi autorizado funcionamento da habiltação em supervisão escolar, pela portaria nº. 51, de 14.01.1999.
Atualmente o Curso de Pedagogia encontra-se ajustado às exigências da resolução CNE/CP nº 1, de 15.05.2006.
Concepção
O curso de Pedagogia observa, com especial atenção: os princípios constitucionais e legais; a diversidade sociocultural e regional do país; a organização federativa do Estado brasileiro; a pluralidade de idéias e de concepções pedagógicas, a competência dos estabelecimentos de ensino e dos docentes para a gestão democrática.
Estabelece como referência, o respeito a diferentes concepções teóricas e metodológicas próprias da Pedagogia e àquelas oriundas de áreas de conhecimento afins, subsidiárias da formação dos educadores, que se qualificam com base na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Assim concebida, a formação em Pedagogia inicia-se no curso de graduação, quando os estudantes são desafiados a articular conhecimentos do campo educacional com práticas profissionais e de pesquisa, estas sempre planejadas e supervisionadas com a colaboração dos estudantes. Tais práticas compreendem tanto o exercício da docência como o de diferentes funções do trabalho pedagógico em escolas, o planejamento, a coordenação, a avaliação de práticas educativas em espaços não-escolares, a realização de pesquisas que apóiem essas práticas. Nesta perspectiva, a consolidação da formação iniciada terá lugar no exercício da profissão que não pode prescindir da qualificação continuada.
Objetivo
Formar docentes para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos Pedagógicos de forma competente, critico e atuante. Considerando a escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para a cidadania, a pesquisa, a analise e a aplicação dos resultados de investigações de interesses da área educacional a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
I - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
II - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos experiências educativas não-escolares;
III - produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
Bem como se espera que o licenciado em Pedagogia esteja apto também para:
• Dominar o conhecimento científico, no âmbito da educação escolar, como à sua competência profissional para o exercício de funções mais abrangentes onde se faça necessário o trabalho do pedagogo;
• Exercer, com competência técnica, política, científica e ética, as funções que vier a desempenhar, tanto no serviço público como no privado;
• Possuir uma visão crítica, despida de senso comum, da realidade sócio-cultural e educacional brasileira, desenvolvendo estratégias de intervenção e de mudança e sabendo intervir na mesma, quando necessário;
• Construir um referencial teórico-prático que o possibilite acompanhar o novo conhecimento gerado continuamente, e mesmo gerar conhecimentos novos, com vistas a uma atuação eficiente no processo ensino-aprendizagem, como docente e na gestão educacional, como administrador, orientador e/ou supervisor escolar, e em outras áreas, vinculadas ou não à educação.
Mercado de Trabalho
O campo de atuação do pedagogo vem se definindo em várias esferas da docência: na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, no ensino médio, modalidade normal e em cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar.
Além desses campos configuram-se, para a atuação do pedagogo, os da avaliação de sistemas, projetos e programas educacionais, entre outros.
Perfil
Este tipo de profissional necessita de um alto nível de conscientização, de formação científica que lhe permita uma concepção clara da função pedagógica no interior da escola e fora desta, bem como a sua relação com o meio ambiente no campo político, social, econômico e cultural.
Tendo em vista a natureza das atividades desenvolvidas pelo pedagogo, são apresentadas como características básicas para o desempenho de suas funções, as habilidades abaixo:
• Habilidades Científicas:
» O domínio do saber nos diversos campos de conhecimento pedagógico, numa perspectiva de formação contínua e auto-aperfeiçoamento.
» A capacidade de identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social.
» O domínio da tecnologia de pesquisa que possibilite o conhecimento da realidade educacional, evidenciando as relações entre causa e efeito.
• Habilidades Técnicas:
» A capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas.
» A aplicação de conhecimentos teóricos na prática educacional de forma eficiente e eficaz, bem como de métodos e técnicas diversificadas e apropriadas a cada caso.
• Habilidades Políticas:
» O compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade, bem como o respeito ao ser humano em suas possibilidades e limitações.
» A utilização da atitude democrática como um dos princípios básicos da educação, estimulando a participação coletiva nas decisões de interesse social.
• Habilidades Pessoais:
» A liderança, a sociabilidade, a iniciativa, o dinamismo, o raciocínio verbal e abstrato, a criatividade e a coerência.
Tendo em vista estas habilidades, torna-se necessário ressaltar que o profissional que o Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco pretende oferecer ao mercado de trabalho deve ser capaz de articular a atividade de ensino com o compromisso profissional voltado às transformações sociais, isto é, uma formação que seja capaz de atender aos anseios e perspectivas do indivíduo e da sociedade além de desenvolver a capacidade de investigação científica, transformando sua atuação numa dupla função ensino e pesquisa. Enfim, uma pedagogia fundamentalmente participativa, alicerçada no “aprender a aprender” e no “aprender a fazer”, articulando os saberes que definem sua identidade profissional.
DISCIPLINAS
Pesquisa e Prática em Educação I
Filosofia da Educação
Fundamentos da Psicologia na Educação
Fundamentos da Sociologia
História da Educação
Antropologia e Educação
Arte e Educação
Leitura, Análise e Produção de Texto Acadêmico
Tecnologia Aplicada à Educação
Biologia Aplicada à Educação
Seminários de Tendências Pedagógicas no Brasil
Pesquisa e Prática em Educação II
Fundamentos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
Métodos Quantitativos e Qualitativos Aplicados à Educação
Currículo e Escola
Didática na Educação
Educação Ambiental
Psicologia da Aprendizagem
Sociologia da Educação
Educação Inclusiva
Educação da Linguagem Brasileira de Sinais
Psicomotricidade
Jogos e Recreação
Avaliação Escolar
Fundamentos da EJA
Cuidados e Educação na Creche/Pré-escola
Gestão Escolar
Processo de Alfabetização – Conteúdo e Forma
Seminário em Literatura Infanto-Juvenil
Planejamento de Ensino e Projetos Políticos Pedagógicos
Gestão do Trabalho Pedagógico em Supervisão
Gestão do Trabalho Pedagógico em Orientação
Planejamento e Avaliação Institucional
Fundamentos e Metodologia do Ensino da língua Portuguesa
Fundamentos e Metodologia das Ciências Sociais
Fundamentos e Metodologia das Ciências Naturais
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática