DFP_
Localização:Itatiba - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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A ênfase da Pedagogia da USF está na formação de professores para a Educação Infantil e séries/anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a integrar docência-gestão-pesquisa. Isso permitirá ao profissional da educação levantar problemas e hipóteses para sua atuação em outras funções, que não a docência ou em outros espaços, que não o escolar.
O primeiro curso de Pedagogia da Universidade São Francisco, que funciona até hoje em Bragança Paulista, foi autorizado em 1974 e reconhecido em 1977. Com o passar do tempo, também passou a ser oferecido em Itatiba e em Campinas. Com tradição, experiência e de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Parecer CNE/CP nº 1/2006 publicado no Diário Oficial da União em 15/05/2006), a Pedagogia da USF propõem-se a formar profissionais capazes de assumir uma postura ética, solidária e científica, para:
• orientar e mediar os processos de conhecimento e aprendizagem dos alunos;
• elaborar e executar projetos de desenvolvimento curricular;
• participar da elaboração, avaliação e execução de projetos educativos de escolas;
• pesquisar e propor soluções concretas para problemas educacionais;
• lidar com a diversidade existente entre os alunos, entre outros objetivos específicos.
Com a ajuda de professores titulados e experientes, além de alcançar esses objetivos, você tem acesso a uma sólida formação teórico-metodológica e ao domínio de instrumentos que lhe permitem compreender, em sua totalidade, a complexidade do processo pedagógico escolar e não-escolar.
Áreas de Atuação
Áreas de atuação
O trabalho do pedagogo ocorre privilegiadamente nas organizações escolares, mas pode também desenvolver-se em outras instituições.
Na escola, o pedagogo se ocupa primordialmente com a organização do trabalho pedagógico, em suas múltiplas dimensões (docência, administração, coordenação, supervisão) e âmbitos (escola, cursos, áreas curriculares e do conhecimento, disciplina, sala de aula). Em decorrência, ele dirige seu trabalho para os corpos docente e discente e para a comunidade.
Na Educação Não-Escolar, o profissional da educação também se ocupa da organização do trabalho pedagógico em diferentes âmbitos (prefeituras, empresas, hospitais, organizações não-governamentais e instituições comunitárias) na implantação, desenvolvimento e avaliação de projetos educacionais.
A ênfase da Pedagogia da USF está na formação de professores para a Educação Infantil e séries/anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a integrar docência-gestão-pesquisa. Isso permitirá ao profissional da educação levantar problemas e hipóteses para sua atuação em outras funções, que não a docência ou em outros espaços, que não o escolar.
O primeiro curso de Pedagogia da Universidade São Francisco, que funciona até hoje em Bragança Paulista, foi autorizado em 1974 e reconhecido em 1977. Com o passar do tempo, também passou a ser oferecido em Itatiba e em Campinas. Com tradição, experiência e de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Parecer CNE/CP nº 1/2006 publicado no Diário Oficial da União em 15/05/2006), a Pedagogia da USF propõem-se a formar profissionais capazes de assumir uma postura ética, solidária e científica, para:
• orientar e mediar os processos de conhecimento e aprendizagem dos alunos;
• elaborar e executar projetos de desenvolvimento curricular;
• participar da elaboração, avaliação e execução de projetos educativos de escolas;
• pesquisar e propor soluções concretas para problemas educacionais;
• lidar com a diversidade existente entre os alunos, entre outros objetivos específicos.
Com a ajuda de professores titulados e experientes, além de alcançar esses objetivos, você tem acesso a uma sólida formação teórico-metodológica e ao domínio de instrumentos que lhe permitem compreender, em sua totalidade, a complexidade do processo pedagógico escolar e não-escolar.
Áreas de Atuação
Áreas de atuação
O trabalho do pedagogo ocorre privilegiadamente nas organizações escolares, mas pode também desenvolver-se em outras instituições.
Na escola, o pedagogo se ocupa primordialmente com a organização do trabalho pedagógico, em suas múltiplas dimensões (docência, administração, coordenação, supervisão) e âmbitos (escola, cursos, áreas curriculares e do conhecimento, disciplina, sala de aula). Em decorrência, ele dirige seu trabalho para os corpos docente e discente e para a comunidade.
Na Educação Não-Escolar, o profissional da educação também se ocupa da organização do trabalho pedagógico em diferentes âmbitos (prefeituras, empresas, hospitais, organizações não-governamentais e instituições comunitárias) na implantação, desenvolvimento e avaliação de projetos educacionais.
Escola e contexto
Estudo da formação da sociedade contemporânea
Filosofia
Fundamentos da educação infantil
Leitura e produção de textos i
Projetos do laboratório de pedagogia i
Filosofia da educação
História da educação
Leitura e produção de textos ii
Metodologia da educação infantil
Projetos do laboratório de pedagogia ii
Psicologia do desenvolvimento infantil
Fundamentos e metodologia do ensino de artes
Fundamentos e metodologia do ensino de educação física
Projetos do laboratório de pedagogia iii
Psicologia da educação
Sociologia da educação
Teoria e prática da educação infantil
Didática
Estágio supervisionado em educação infantil i
Estrutura e funcionamento de educação brasileira
Estudo do homem contemporâneo
Projetos do laboratório de pedagogia iv
Projetos em educação infantil
Teoria e prática da alfabetização
Estágio supervisionado em educação infantil ii
Ética na educação
Fundamentos e metodologia do ensino de história e geografia
Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa
Fundamentos e metodologia do ensino de matemática i
Projetos do laboratório de pedagogia v
Estágio supervisionado em ensino fundamental
Fundamentos e metodologia do ensino de ciências da natureza
Fundamentos e metodologia do ensino de matemática ii
Gestão e organização do trabalho pedagógico
Pesquisa em educação
Proj. Do lab. De pedagogia vi: orient. Para trab. De conclusão da licenciatura
Educação e tecnologias
Educação inclusiva
Gestão educacional: princípios e métodos
Pesquisa e prática educativa i
Psicologia e comportamento humano nas organizações
Trabalho de conclusão de curso em pedagogia i
Currículo e avaliação educacional
Educação: práticas sociais e diversidade cultural
Estágio supervisionado em administração escolar
Pesquisa e prática educativa ii
Políticas públicas de educação
Supervisão e coordenação pedagógica
Trabalho de conclusão de curso em pedagogia ii
Estudo da formação da sociedade contemporânea
Filosofia
Fundamentos da educação infantil
Leitura e produção de textos i
Projetos do laboratório de pedagogia i
Filosofia da educação
História da educação
Leitura e produção de textos ii
Metodologia da educação infantil
Projetos do laboratório de pedagogia ii
Psicologia do desenvolvimento infantil
Fundamentos e metodologia do ensino de artes
Fundamentos e metodologia do ensino de educação física
Projetos do laboratório de pedagogia iii
Psicologia da educação
Sociologia da educação
Teoria e prática da educação infantil
Didática
Estágio supervisionado em educação infantil i
Estrutura e funcionamento de educação brasileira
Estudo do homem contemporâneo
Projetos do laboratório de pedagogia iv
Projetos em educação infantil
Teoria e prática da alfabetização
Estágio supervisionado em educação infantil ii
Ética na educação
Fundamentos e metodologia do ensino de história e geografia
Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa
Fundamentos e metodologia do ensino de matemática i
Projetos do laboratório de pedagogia v
Estágio supervisionado em ensino fundamental
Fundamentos e metodologia do ensino de ciências da natureza
Fundamentos e metodologia do ensino de matemática ii
Gestão e organização do trabalho pedagógico
Pesquisa em educação
Proj. Do lab. De pedagogia vi: orient. Para trab. De conclusão da licenciatura
Educação e tecnologias
Educação inclusiva
Gestão educacional: princípios e métodos
Pesquisa e prática educativa i
Psicologia e comportamento humano nas organizações
Trabalho de conclusão de curso em pedagogia i
Currículo e avaliação educacional
Educação: práticas sociais e diversidade cultural
Estágio supervisionado em administração escolar
Pesquisa e prática educativa ii
Políticas públicas de educação
Supervisão e coordenação pedagógica
Trabalho de conclusão de curso em pedagogia ii
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