Localização:Osvaldo Cruz - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Formar profissionais capazes de aliar a competência profissional a uma consciência crítica, contemplando as tendências que regem a produção do saber na área da educação, para a aquisição das habilidades específicas, preparando-os para a vida, comprometidos com os avanços educacionais, com a ética profissional e a cidadania.
O curso tem por objetivos específicos:
» habilitar o profissional da pedagogia para atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais, podendo cumprir,
» outrossim, funções de supervisão técnica e orientação educacional, bem como na produção e difusão de conhecimentos nas áreas relacionadas à educação;
» organizar a escola, visando transformá-la em ambiente propício a construção do saber;
» formar cidadãos críticos e criativos.
PERFIL
Conforme o Art. 5º da Resolução 1, de 15 de maio de 2006, o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:
I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
§ 1º No caso dos professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, dada a particularidade das populações com que trabalham e das situações em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:
I – promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária;
II – atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas indígenas relevantes;
§ 2º As mesmas determinações se aplicam à formação de professores para escolas de remanescentes de quilombos ou que se caracterizem por receber populações de etnias e culturas específicas.
PRIMEIRO ANO
1º SEMESTRE
Língua Portuguesa I
Didática I
História da Educação Brasileira I
Sociologia da Educação I
Teorias da Educação I
Filosofia da Educação I
Metodologia Científica I
Informática Aplicada I
2º SEMESTRE
Língua Portuguesa II
Didática II
História da Educação Brasileira II
Sociologia da Educação II
Teorias da Educação II
Filosofia da Educação II
Metodologia Científica II
Informática Aplicada II
SEGUNDO ANO
3º SEMESTRE
Língua Portuguesa III
Política, Organização e Dinâmica da Escola I
Psicologia da Educação I
Planejamento e Gestão Educacional I
Fundamentos da Educação Especial I
Análise e Interpretação de Dados Estatísticos I
Recreação e Jogos I
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização I
4º SEMESTRE
Língua Portuguesa IV
Política, Organização e Dinâmica da Escola II
Psicologia da Educação II
Planejamento e Gestão Educacional II
Fundamentos da Educação Especial II
Análise e Interpretação de Dados Estatísticos II
Recreação e Jogos II
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização II
TERCEIRO ANO
5º SEMESTRE
Metodologia da Educação Infantil
Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
Artes na Expressão Infantil
Competência Lógico-Matemática na Criança
Ciências, Natureza e Sociedade na Educação Infantil
Literatura Infantil
Lúdico na Educação Infantil
6º SEMESTRE
Metodologia do Ensino Fundamental
Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
Arte no Ensino Fundamental
Matemática no Ensino Fundamental
Ciências Naturais no Ensino Fundamental
História no Ensino Fundamental
Geografia no Ensino Fundamental
QUARTO ANO
7º SEMESTRE
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Currículos e Programas
Gestão Administrativa e Pedagógica
Avaliação Educacional
Libras