DFP_
Localização:Santos - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O curso de PEDAGOGIA da Católica UniSantos prepara você para atuar na gestão pedagógica e administrativa, no âmbito escolar. Qualifica também para o trabalho em instituições não-escolares e não formais. Faz parte desta formação profissional a experiência investigativa visando à reflexão acerca de aspectos políticos e culturais da ação educativa.
Campo de atuação:
• Educação Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental
• Gestão Pedagógica e Educacional, no âmbito escolar e institucional
• Instituições não-escolares e não formais
• Terceiro Setor
• Brinquedoteca e Midiateca
• Hospitais e Empresas que necessitem da intervenção de um Educador
• Educação Especial
Infraestrutura: Para preparar você para o mercado de trabalho, o curso de PEDAGOGIA conta com uma proposta que garante o trabalho interdisciplinar, buscando a articulação entre os docentes e os grupos de pesquisa do Programa de Mestrado em Educação. Ampliam-se as condições para que os estudantes possam construir caminhos de aprofundamento e ampliação de conhecimentos sobre os diferentes temas educacionais .A problematização do “olhar escolar” se dá em espaços tematizados: sala de artes, brinquedoteca, laboratórios de informática, biblioteca especializada e multimídia.
Programas de estágio: Residência pedagógica em convênio com a Prefeitura de Santos estágios comunitários/sociais junto ao Núcleo de Extensão Comunitária (Necom) e ao Centro Cidadão da UNISANTOS.
- Programa pioneiro de Residência Pedagógica: convênio com a Prefeitura Municipal de Santos.
- Programa de Iniciação Científica: trabalho em grupos de pesquisa com oportunidade de bolsa.
-Sala ambiente possibilitando atividades práticas e vivências relacionadas à Educação Infantil e Ensino Fundamental.
- Corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores com forte experiência profissional.
- Participação em projetos interdisciplinares do Núcleo de Extensão Comunitária (Necom) premiados em nível nacional: “Cidadania sem Fronteiras”.
- Centro Cidadão: que oferece estágios por meio de cursos para alunos de Ensino Fundamental e Médio - espaço para prática pedagógico supervisionada.
Campo de atuação:
• Educação Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental
• Gestão Pedagógica e Educacional, no âmbito escolar e institucional
• Instituições não-escolares e não formais
• Terceiro Setor
• Brinquedoteca e Midiateca
• Hospitais e Empresas que necessitem da intervenção de um Educador
• Educação Especial
Infraestrutura: Para preparar você para o mercado de trabalho, o curso de PEDAGOGIA conta com uma proposta que garante o trabalho interdisciplinar, buscando a articulação entre os docentes e os grupos de pesquisa do Programa de Mestrado em Educação. Ampliam-se as condições para que os estudantes possam construir caminhos de aprofundamento e ampliação de conhecimentos sobre os diferentes temas educacionais .A problematização do “olhar escolar” se dá em espaços tematizados: sala de artes, brinquedoteca, laboratórios de informática, biblioteca especializada e multimídia.
Programas de estágio: Residência pedagógica em convênio com a Prefeitura de Santos estágios comunitários/sociais junto ao Núcleo de Extensão Comunitária (Necom) e ao Centro Cidadão da UNISANTOS.
- Programa pioneiro de Residência Pedagógica: convênio com a Prefeitura Municipal de Santos.
- Programa de Iniciação Científica: trabalho em grupos de pesquisa com oportunidade de bolsa.
-Sala ambiente possibilitando atividades práticas e vivências relacionadas à Educação Infantil e Ensino Fundamental.
- Corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores com forte experiência profissional.
- Participação em projetos interdisciplinares do Núcleo de Extensão Comunitária (Necom) premiados em nível nacional: “Cidadania sem Fronteiras”.
- Centro Cidadão: que oferece estágios por meio de cursos para alunos de Ensino Fundamental e Médio - espaço para prática pedagógico supervisionada.
DISCIPLINAS
Atividades acadêmico-científico-culturais I
Estágio curricular supervisionado em trabalho comunitário I
Fundamentos sócio-antropológicos da educação I
História da educação
Instrumentação da língua portuguesa I
Metodologia da pesquisa em educação I
Problemas do homem contemporâneo I
Psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem I
Saúde e desenvolvimento físico I
Trabalho comunitário I
Atividades acadêmico-científico-culturais II
Disciplina eletiva I
Estágio curricular supervisionado em trabalho comunitário II
Fundamentos sócio-antropológicos da educação II
História da educação brasileira
Instrumentação da língua portuguesa II
Metodologia da pesquisa em educação II
Problemas do homem contemporâneo II
Psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem II
Saúde e desenvolvimento físico II
Trabalho comunitário II
Atividades acadêmico-científico-culturais III
Conteúdo e metodologia do ensino da arte e da música I
Conteúdo e metodologia do ensino de matemática I
Disciplina eletiva II
Educação e linguagem I
Estágio curricular supervisionado em educação infantil I
Filosofia da educação I
Fundamentos da didática I
Fundamentos e prática de ensino da educação infantil I
Gestão da informação I
Psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem III
Atividades acadêmico-científico-culturais IV
Conteúdo e metodologia do ensino da arte e da música II
Conteúdo e metodologia do ensino de matemática II
Disciplina eletiva III
Educação e linguagem II
Estágio curricular supervisionado em educação infantil II
Filosofia da educação II
Fundamentos da didática II
Fundamentos e prática de ensino da educação infantil II
Gestão da informação II
Psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem IV
Atividades acadêmico-científico-culturais V
Conteúdo e metodologia do ensino de ciências I
Conteúdo e metodologia do ensino de educação física I
Conteúdo e metodologia do ensino de história e de geografia I
Estágio curricular supervisionado em educação fundamental I
Estrutura e organização da educação escolar I
Fundamentos e prática da alfabetização
Gestão do trabalho na escola e em espaços não escolares I
Metodologia da pesquisa em educação III
Prática de ensino fundamental I
Atividades acadêmico-científico-culturais VI
Conteúdo e metodologia do ensino de ciências II
Conteúdo e metodologia do ensino de educação física II
Conteúdo e metodologia do ensino de história e de geografia II
Conteúdo e metodologia do ensino de língua portuguesa I
Estágio curricular supervisionado em educação fundamental II
Estrutura e organização da educação escolar II
Gestão do trabalho na escola e em espaços não escolares II
Metodologia da pesquisa em educação IV
Prática de ensino fundamental II
Conteúdo e metodologia do ensino de língua portuguesa II
Educação inclusiva e diversidade cultural I
Estágio supervisionado em gestão da escola I
Gestão curricular e da aprendizagem I
Gestão da escola: coordenação pedagógica I
Gestão da escola: orientação educacional e vocacional I
Política e economia da educação brasileira I
Prática da gestão escolar I
Prática da língua brasileira de sinais I
Trabalho de curso I
Conteúdo e metodologia do ensino de língua portuguesa III
Educação inclusiva e diversidade cultural II
Estágio supervisionado em gestão da escola II
Gestão curricular e da aprendizagem II
Gestão da escola: coordenação pedagógica II
Gestão da escola: orientação educacional e vocacional II
Política e economia da educação brasileira II
Prática da gestão escolar II
Prática da língua brasileira de sinais II
Trabalho de curso II
Atividades acadêmico-científico-culturais I
Estágio curricular supervisionado em trabalho comunitário I
Fundamentos sócio-antropológicos da educação I
História da educação
Instrumentação da língua portuguesa I
Metodologia da pesquisa em educação I
Problemas do homem contemporâneo I
Psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem I
Saúde e desenvolvimento físico I
Trabalho comunitário I
Atividades acadêmico-científico-culturais II
Disciplina eletiva I
Estágio curricular supervisionado em trabalho comunitário II
Fundamentos sócio-antropológicos da educação II
História da educação brasileira
Instrumentação da língua portuguesa II
Metodologia da pesquisa em educação II
Problemas do homem contemporâneo II
Psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem II
Saúde e desenvolvimento físico II
Trabalho comunitário II
Atividades acadêmico-científico-culturais III
Conteúdo e metodologia do ensino da arte e da música I
Conteúdo e metodologia do ensino de matemática I
Disciplina eletiva II
Educação e linguagem I
Estágio curricular supervisionado em educação infantil I
Filosofia da educação I
Fundamentos da didática I
Fundamentos e prática de ensino da educação infantil I
Gestão da informação I
Psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem III
Atividades acadêmico-científico-culturais IV
Conteúdo e metodologia do ensino da arte e da música II
Conteúdo e metodologia do ensino de matemática II
Disciplina eletiva III
Educação e linguagem II
Estágio curricular supervisionado em educação infantil II
Filosofia da educação II
Fundamentos da didática II
Fundamentos e prática de ensino da educação infantil II
Gestão da informação II
Psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem IV
Atividades acadêmico-científico-culturais V
Conteúdo e metodologia do ensino de ciências I
Conteúdo e metodologia do ensino de educação física I
Conteúdo e metodologia do ensino de história e de geografia I
Estágio curricular supervisionado em educação fundamental I
Estrutura e organização da educação escolar I
Fundamentos e prática da alfabetização
Gestão do trabalho na escola e em espaços não escolares I
Metodologia da pesquisa em educação III
Prática de ensino fundamental I
Atividades acadêmico-científico-culturais VI
Conteúdo e metodologia do ensino de ciências II
Conteúdo e metodologia do ensino de educação física II
Conteúdo e metodologia do ensino de história e de geografia II
Conteúdo e metodologia do ensino de língua portuguesa I
Estágio curricular supervisionado em educação fundamental II
Estrutura e organização da educação escolar II
Gestão do trabalho na escola e em espaços não escolares II
Metodologia da pesquisa em educação IV
Prática de ensino fundamental II
Conteúdo e metodologia do ensino de língua portuguesa II
Educação inclusiva e diversidade cultural I
Estágio supervisionado em gestão da escola I
Gestão curricular e da aprendizagem I
Gestão da escola: coordenação pedagógica I
Gestão da escola: orientação educacional e vocacional I
Política e economia da educação brasileira I
Prática da gestão escolar I
Prática da língua brasileira de sinais I
Trabalho de curso I
Conteúdo e metodologia do ensino de língua portuguesa III
Educação inclusiva e diversidade cultural II
Estágio supervisionado em gestão da escola II
Gestão curricular e da aprendizagem II
Gestão da escola: coordenação pedagógica II
Gestão da escola: orientação educacional e vocacional II
Política e economia da educação brasileira II
Prática da gestão escolar II
Prática da língua brasileira de sinais II
Trabalho de curso II
DFP_