Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Os cursos de formação de professores estarão comprometidos com a formação de um professor crítico reflexivo, tal como explicitam as propostas que originam das tendências investigativas atuais, cujo enfoque se dá na formação de professores-pesquisadores que investigam a própria prática, conforme a epistemologia da prática (Schön, 1983; 1992; Pérez Gómez, 1992; Zeichner, 1992; Kincheloe, 1997; Pimenta, 1997, 1998,1999).
Dessa forma, retoma-se a prática emancipatória que se alimenta das bases de um novo paradigma, em contraposição ao paradigma da racionalidade técnica, herdeiro de uma concepção positivista de mundo, que considera o professor como técnico, reprodutor de procedimentos didáticos e manipulador das múltiplas variáveis que interferem na dinâmica da sala de aula.
Os dois paradigmas – o da racionalidade técnica e o do conhecimento-na-ação e sobre-a-ação - expressam, portanto, modos diferentes de conceber as relações sujeito-objeto, o processo de ensinar e aprender, o papel do professor e da profissão docente, sustentando políticas educacionais diferenciadas.
O curso de Pedagogia estará construindo conhecimento através da mediação continuada da teoria e da prática, desenvolvendo processos de reflexão sobre a prática social concreta. Para isso, investirá em uma sólida formação teórico-prática, incluindo uma organização curricular flexível, que pressupõe, para além de uma estrutura disciplinar, um Núcleo de Formação Profissional responsável pela organização e acompanhamento de estudos independentes, atividades complementares, seminários de integração, projetos interdisciplinares, núcleos de pesquisa, aprofundamento e oficinas pedagógicas, bem como a supervisão contínua das atividades de estágio, desenvolvendo práticas de formação diferenciadas e mais abrangentes. Serão, também, valorizados processos de avaliação mútua e de auto-avaliação, que desenvolvam uma construção crítica de posturas, habilidades e compromissos, acentuando uma educação de qualidade, que seja mais ética e inclusiva.
Perfil do Egresso
O Curso de Pedagogia objetiva formar um educador capaz de atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas e experiências educacionais escolares e populares, tendo as seguintes características: pesquisador, intelectual auto-reflexivo, sensível à multiculturalidade, com domínio de conhecimentos teórico-práticos, políticos e sociais e comprometido com a construção de uma sociedade justa, fraterna e democrática. Por isso, sua formação deverá propiciar condições básicas ao futuro desenvolvimento de seu trabalho no espaço escolar, seja na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão do Trabalho Pedagógico, compreendendo que ser professor exige competências de interação humana e responsabilidade ética, sólida fundamentação teórico-prática e capacidade de tomar decisão e ser criativo.
Campos de Atuação
De acordo com as atuais Diretrizes Curriculares, o licenciado em Pedagogia estará apto a atuar no magistério da Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e na Organização e Gestão de Sistemas e Instituições de Ensino.
1) Na Educação Infantil, o professor exercerá suas funções em creches e pré-escolas particulares, públicas e conveniadas, que atendam crianças de 0 a 5 anos;
2) Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ministrando aulas de 1ª a 6ª série (1º ciclo), no ensino público e particular;
3) Na Gestão Educacional, o pedagogo receberá capacitação básica para as funções gestoras do processo educacional, estando apto a atuar em Administração e Coordenação do trabalho pedagógico.
I PERÍODO LETIVO SEMESTRAL
Fundamentos Sócio-Culturais da Educação I
Fundamentos Históricos da Educação I
Fundamentos Filosóficos da Educação I
Desenvolvimento e Aprendizagem I
Didática Geral I
Educação e Comunicação I
Educação Inclusiva I
Metodologia e Estratégias de Estudo e Trabalho Acadêmico
Ativ. Práticas Complementares de Formação I
Estágio Curricular Supervisionado I
II PERÍODO LETIVO SEMESTRAL
Fundamentos Sócio-Culturais da Educação II
Fundamentos Históricos da Educação II
Fundamentos Filosóficos da Educação II
Desenvolvimento e Aprendizagem II
Didática Geral II
Educação e Comunicação II
Educação Inclusiva II
Libras – Língua Brasileira de Sinais
Ativ. Práticas Complementares de Formação II
Estágio Curricular Supervisionado II
III PERÍODO LETIVO SEMESTRAL
Fundamentos Sócio-Culturais da Educação II
Fundamentos Históricos da Educação II
Fundamentos Filosóficos da Educação II
Desenvolvimento e Aprendizagem II
Didática Geral II
Educação e Comunicação II
Educação Inclusiva II
Libras – Língua Brasileira de Sinais
Ativ. Práticas Complementares de Formação II
Estágio Curricular Supervisionado II
IV PERÍODO LETIVO SEMESTRAL
Avaliação Educacional II
Didática Aplicada à Educação Infantil II
Arte-Educação na Educação Infantil II
Ciências da Natureza e Matemática. na Ed. Inf. II
Culturas e Sociedade na Educação Infantil II
Comunicação e Expressão na Educação Infantil II
Princípios de Gestão Democrática e Organização Escolar II
Tecnologias da Informação e Comunicação II
Ativ. Práticas Complementares de Formação IV
Estágio Curricular Supervisionado IV
V PERÍODO LETIVO SEMESTRAL
Didática aplicada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
Metodologia da Língua Portuguesa do Ensino Fundamental I
Metodologia de História e Geografia do Ensino Fundamental I
Metodologia de Ciências e de Matemática do Ensino Fundamental I
Metodologia de Artes e Educação Física do Ensino Fundamental I
Gestão e Práticas do Trabalho Pedagógico I
Pesquisa em Educação I
Ativ. Práticas Complementares de Formação V
Ativ. Teórico-Práticas de Aprofundamento I
Estágio Curricular Supervisionado V
VI PERÍODO LETIVO SEMESTRAL
Didática aplicada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II
Metodologia da Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
Metodologia de História e Geografia do Ensino Fundamental II
Metodologia de Ciências e de Matemática do Ensino Fundamental II
Metodologia de Artes e Educação Física do Ensino Fundamental II
Gestão e Práticas do Trabalho Pedagógico II
Pesquisa em Educação II
Ativ. Práticas Complementares de Formação VI
Ativ. Teórico-Práticas de Aprofundamento II
Estágio Curricular Supervisionado VI