Graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes - Resolução 2 - Matemática (On-line)

Centro Universitário Claretiano
Duração:1 Ano
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:On-line
Sobre o curso
O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes do Centro Universitário Claretiano tem como objetivo habilitar portadores de diplomas de graduação (apenas para Bacharéis e Tecnólogos) para o exercício da docência. Ao término do curso, seus egressos recebem um certificado de equivalência à licenciatura em sua área de atuação nas disciplinas de: Biologia, Filosofia, Letras e Matemática, com o qual fazem jus a atuar como docentes do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio nos diferentes Sistemas de Ensino.
Entretanto, cabe ressaltar que o candidato só poderá cursar o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes se tiver em seu currículo de origem 300 horas na disciplina que pretende lecionar. O Candidato será comunicado caso seu currículo não corresponda a carga horária exigida.
O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes nas áreas de Matemática, Filosofia, Biologia e Letras é regulamentado pela resolução nº 2, de 26 de julho de 1997 (publicada no D.O.U. de 15/07/97 – seção 1 – p. 14.926) e o Centro Universitário Claretiano oferece este programa na modalidade a distância autorizado pela Portaria Ministerial 3.635, de 9 de novembro de 2004, publicada no Diário Oficial da União em 10 de novembro de 2004.
Esse curso está estruturado em três níveis:
• Núcleo Contextual (disciplinas Pedagógicas);
• Núcleo Estrutural (disciplinas específicas de área);
• Núcleo Integrador (atividades práticas).
O processo Seletivo para os candidatos inscritos será por análise do(s) histórico(s) escolar(es), mediante o pagamento da taxa estipulada, via boleto, anexo à Ficha de Inscrição. Portanto, estes candidatos não realizarão provas de processo seletivo.
Perfil do profissional
O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pretende formar profissionais com senso crítico e conscientes da relevância do exercício competente e ético da docência em contextos escolares e não-escolares, por meio do desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e afetivas, de modo a problematizar e apreender a realidade, posicionando-se diante de si e dos outros, comprometendo-se, assim, com a promoção do ser humano em todos os sentidos.
Campo de atuação e mercado de trabalho
• Os quatro últimos anos do ensino fundamental;
• ensino médio;
• educação profissional em nível médio nos diferentes Sistemas de Ensino.
• Disciplinas
•
• Curriculos e programas
• Didatica geral
• Fund. e metodos de ensino de calculo diferencial integral
• Fundamentos historicos e filosoficos da educacao
• Lingua brasileira de sinais
• Metodologia de ensino da algebra
• Metodologia de ensino da aritmetica
• Metodologia de ensino da geometria
• Planejamento e avaliacao
• Politicas de educacao basica
• Projeto - especifico e pedagogico - calculo diferencial integral
• Projeto - especifico e pedagogico - ensino da algebra
• Projeto - especifico e pedagogico - ensino da aritmetica
• Projeto - especifico e pedagogico - ensino da geometria
• Projeto - formacao - didatica geral
• Projeto - formacao - planejamento e avaliacao
• Projeto - formacao - politicas de educacao basica
• Psicologia da educacao
• Tecnologia educacional para educacao a distancia