DFP_
Diploma oferecido:Formação em Psicologia
Localização:Maceió - Alagoas
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
APRESENTAÇÃO
O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia visará a melhor qualificação da Formação do Psicólogo da Faculdade Integrada Tiradentes. Seu currículo está de acordo com as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Psicologia no Brasil e foi construído a partir do modelo de competências e habilidades definido pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI).
O currículo proposto oferecerá a habilitação de Formação de Psicólogo, com o total de 198 créditos e 4160 horas, distribuídos em 10 períodos. De forma específica, se propõe a oferecer uma visão generalista, que corresponde ao núcleo comum do curso, e também o conhecimento específico das ênfases, que são: Promoção de Saúde e Práticas Educativas. A opção por oferecer somente a habilitação “Psicologia – Formação de Psicólogo” está ancorada nas diretrizes curriculares em discussão atualmente pelas instituições que cuidam do ensino e da profissão, na análise do potencial institucional, formação do corpo docente, e na realidade regional quanto ao mercado de trabalho do Estado de Alagoas.
O estudo do fenômeno psicológico exige uma análise inter e multidisciplinar, o que torna complexa a formação nesta área, exigindo uma estrutura curricular pertinente e práticas pedagógicas inovadoras, adequadas aos novos tempos.
A perspectiva psicossocial, as questões éticas, e também o desenvolvimento de atitude investigativa e preparação do aluno para as atividades de pesquisa devem estar presentes em todas as disciplinas.
Para alcançar estas diretrizes metodológicas faz-se fundamental o compromisso do corpo docente, que perpassa a compreensão dos objetivos do Curso, as demandas culturais e educacionais que o determinam, e o engajamento num projeto coletivo de formação de futuros profissionais competentes, éticos e comprometidos com a sociedade.
A interdisciplinaridade é outra prática que será adotada ao longo do Curso. Na medida em que os conteúdos serão trabalhados, busca-se constantemente a relação com as demais áreas definidas dentro do Curso, permitindo ao aluno o entendimento de toda a integração da grade curricular e importância para a sua formação profissional.
As atividades de extensão e de estágios extracurriculares serão valorizadas como importantes instrumentos de formação e de relação com a comunidade. Possibilitam não só a prestação de serviços, como a consolidação da necessidade do profissional psicólogo na sociedade, ampliando-se as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e, ainda, infere a consciência de responsabilização social ao aluno. Com esta prática, ainda, qualifica-se a proposta curricular num processo permanente de reflexão-ação.
Objetiva-se, portanto, a formação de cidadãos capazes de atuarem dentro de padrões profissionais elevados e de participarem ativa e inovadoramente do desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento científico e como prática profissional no Estado de Alagoas, no país ou em outros lugares. Profissionais que, respeitando as conquistas importantes incorporadas pela Psicologia ao patrimônio cultural da humanidade, sejam capazes de olhar os desafios que o futuro coloca, atuando dentro de padrões éticos e com claro compromisso com a superação dos problemas sociais e humanos que marcam o nosso tempo e especificamente o Estado de Alagoas.
PERFIL DO EGRESSO
O profissional formado pela Faculdade Integrada Tiradentes estará apto para desenvolver suas atividades dentro de princípios éticos, tendo uma visão sistêmica da realidade e orientada sobre uma base psicossocial, utilizando o método científico como instrumento de investigação. Deverá também buscar continuamente, adquirir um conhecimento sólido, onde sua curiosidade intelectual seja exercitada através de leituras, pesquisas e participações em eventos científicos.
Portanto, a formação do Psicólogo propiciará o desenvolvimento das competências ancoradas em habilidades básicas constantes no núcleo comum do Curso de Psicologia e o domínio dos conhecimentos articulados em torno dos eixos estruturantes, garantindo a esse profissional o domínio de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicológicos e psicossociais, e na promoção de qualidade de vida. As competências básicas reportam-se a desempenhos e atuações requeridas do formado em Psicologia. São elas:
a) Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
b) Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
c) Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
d) Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
e) Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
f) Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
g) Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e organizações;
h) Coordenar e manejar processos grupais, considerando,as diferenças individuais e sócio-culturais dos seus membros;
i) Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
j) Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
k) Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo e terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
l) Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
m) Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
n) Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;
o) Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.
As Competências básicas acima descritas devem se apoiar nas seguintes habilidades:
a) Levantar a informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
b) Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na ares da Psicologia;
c) Utilizar o método experimental de observação e outros métodos de investigação científica;
d) Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
e) Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
f) Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
g) Utilizar os recursos da Matemática, da Estatística e da Informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.
OBJETIVOS DO CURSO
Geral
Formar profissionais que dominem criticamente os instrumentais e conhecimentos da Psicologia para uma atuação voltada à prevenção e promoção da saúde de indivíduos e grupos e ao desenvolvimento da ciência, dentro de princípios éticos.
Específicos
1. Oferecer uma formação pluralista, que assegure a compreensão dos fenômenos psicológicos, considerando a multiplicidade de perspectivas teórico metodológicas historicamente construídas pela Psicologia; 2. Oferecer uma formação interdisciplinar, permitindo ao aluno compreender as necessárias interfaces da Psicologia com outros campos disciplinares, para uma adequada compreensão do fenômeno humano;
3. Propiciar ao aluno o desenvolvimento de atitude crítica, inquiridora e criativa frente à realidade em que atuará;
4. Desenvolver atitude de compromisso social expressa em uma ação profissional que considera a realidade sócio-cultural dos indivíduos, grupos e instituições, bem como as necessidades das sociedades e comunidades;
5. Desenvolver atitude e conhecimentos necessários para uma atuação voltada à promoção da educação e da saúde mental de indivíduos e grupos;
6. Desenvolver atitude científica frente a seu objeto de estudo, buscando no conhecimento científico acumulado as bases para as suas intervenções profissionais;
7. Oferecer uma formação básica sólida, com uma visão ampla da Psicologia, que possibilite ao profissional flexibilidade para ajustar suas competências às demandas específicas de contextos de trabalho;
8. Desenvolver atitudes e conhecimentos necessários para uma atuação multiprofissional;
9. Desenvolver iniciativa e atitude de aperfeiçoamento contínuo frente ao seu próprio processo de formação profissional;
10. Desenvolver atitudes e conhecimentos necessários para uma atuação pertinente com as situações e problemas específicos, seja em nível de promoção, de prevenção ou de tratamento da saúde mental.
CAMPO DE ATUAÇÃO
Para maior preparo e desenvolvimento de habilidades e competências do egresso o curso possui duas ênfases especiais que objetivam abranger uma multiplicidade de perspectivas teórico-metodológicas e interdisciplinares perseguida pela Psicologia na atualidade: Práticas Educativas e Promoção de Saúde. Assim, busca favorecer uma atuação mais eficiente quando no campo profissional, atendendo a uma concepção ampliada de cuidado com a saúde, que perpassa aspectos do cuidar psicológico abrangente e atividades de práticas educativas variadas, nos mais diversos ambientes profissionais. São esses, por exemplo: saúde, educação, organizacional, justiça, políticas públicas, segurança, esporte, meio ambiente, comunidades, grupos populacionais específicos, dentre outros, em nível de orientação, aconselhamento e acompanhamento psicológicos, gestão, planejamento, avaliação, assessoria, consultoria, e execução de políticas, programas e projetos, etc.
MERCADO DE TRABALHO
O psicólogo tem um amplo campo de desenvolvimento de suas atividades, que vem se expandindo cada vez mais. Dependendo da área que este profissional esteja atuando e também da realidade apresentada, ele poderá exercer um trabalho voltado para a ênfase de Prática Educativa e/ou para Promoção de Saúde. Diante disso, abaixo apresentamos as diversas áreas de atuação do psicólogo e ressaltamos que em qualquer das áreas mencionadas, este profissional poderá exercer um trabalho de prática educativa e/ou promoção de saúde, já que acreditamos não ser o lugar que determina o trabalho a ser feito, mas sim as necessidades e diagnóstico do local e das pessoas.
Na área de Saúde, poderá atuar em consultórios e clínicas, em hospitais e outros serviços de saúde. A atividade do psicólogo estará voltada à prevenção e principalmente ao tratamento, caracterizando-se por diferentes ações, tais como: diagnóstico, tratamento e orientação a pessoas com dificuldades emocionais e de ajustamento, apoio psicológico a equipes multiprofissionais de saúde; psicoterapia, acompanhamento e orientação familiar, prevenção de transtornos e desajustamentos e promoção e educação em saúde, gestão de serviços e sistemas de saúde, dentre outras.
Na área da Educação, o psicólogo poderá inserir-se em escolas e outras organizações – como fundações, centros educacionais e outros – como membro das equipes ou como consultor. Suas atividades estão voltadas a contribuir para o favorecimento do desenvolvimento e da aprendizagem, caracterizando-se, principalmente, pelas seguintes ações: apoio e orientação para superação de problemas psicopedagógicos; desenvolvimento de metodologias de ensino, orientação a professores, alunos e pais, intervenções educativas em saúde em comunidades.
Na área Social, o psicólogo tem uma ampla inserção, podendo atuar compondo equipes multiprofissionais, como pesquisador, consultor ou assessor. Trabalhará em organizações empresariais, em instituições com finalidades sociais, junto a comunidades diversas, dentre outras.
Na área do Trabalho ou Organizacional, o trabalho do psicólogo estará voltado a promover a saúde mental de trabalhadores e da organização, além de poder desenvolver também ações de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, estudos de postos de trabalho, desenvolvimento de planos de cargos e salários.
Em outras instituições sua atuação estará voltada à clientela ou à própria instituição, desenvolvendo ações de diagnóstico institucional, acompanhamento da clientela, apoio e acompanhamento de equipes de trabalho, dentre outros.
O psicólogo desenvolve também atividades junto a comunidades, buscando contribuir para a promoção de melhor qualidade de vida a indivíduos e grupos.
Na área Acadêmica, têm-se outras possibilidades de atuação para o psicólogo, sendo exigida do profissional uma formação complementar, em pósgraduação acadêmica, mestrado e/ou doutorado. A pesquisa é uma das atividades nesta área, buscando compreender o fenômeno psicológico, a partir de diversos aspectos da vida humana. Podem-se desenvolver, assim, novos métodos, técnicas e instrumentos para a intervenção profissional, tais como: testes psicológicos, técnicas de entrevistas, dinâmicas de grupo, dentre outros. O ensino é outra atividade acadêmica, em que é facultado ao profissional ministrar aulas de disciplinas da área de Psicologia, ou outras com competência adquirida através de pós-graduações, em diversos cursos.
INFRAESTRUTURA
Para o curso de Psicologia é disponibilizada a Clínica de Psicologia, cuja infra-estrutura atende às diversas atividades acadêmicas e pedagógicas do curso, além da oferta de serviços para a comunidade externa, promovendo assim, ações extensionistas de forma permanente.
O Serviço de Psicologia articula e coordena todas as práticas profissionais com focos nas competências e habilidades do perfil profissional proposto para o curso (Formação do Psicólogo) e das ênfases ofertadas no caso do perfil de Psicólogo.
A Clínica de Psicologia possibilita oferecer ao aluno a oportunidade para realização de atividades contextualizadas de experimentação (não simulação/modelação), teoricamente embasadas, que incluam o exercício das seguintes habilidades:
- delinear experimentos;
- coletar dados em situação real de manipulação de variáveis;
- analisar dados; e
- redigir relatório científico (descrição, análise e experimentação de dados).
Além destas, assegura ao aluno a oportunidade para a prática sistemática de observação e registro de comportamento, para o domínio de técnicas variadas de codificação e registro em função de objetivos, teoricamente definidos, para o tratamento, análise e interpretação de dados de observação, bem como para a contribuição efetiva na redação do relatório final.
As Salas Especiais atendem as necessidades criadas pelo projeto pedagógico do curso.
As instalações são dotadas de isolamento acústico, climatização, iluminação, mobiliário e aparelhagem específica. Há espaços adaptados às finalidades a que se destinam os laboratórios, considerando a natureza das atividades e do público servido; espaço para orientadores; espaço para atendimento e acompanhamento de alunos.
Os laboratórios contam com equipamentos e instrumentos adequados às atividades e à proposta pedagógico do curso, além de pessoal técnico-especializado qualificado e pessoal técnico de apoio. A Clínica de Psicologia é coordenada por um professor psicólogo do curso de Psicologia da FITS e com regime de trabalho de tempo integral.
O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia visará a melhor qualificação da Formação do Psicólogo da Faculdade Integrada Tiradentes. Seu currículo está de acordo com as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Psicologia no Brasil e foi construído a partir do modelo de competências e habilidades definido pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI).
O currículo proposto oferecerá a habilitação de Formação de Psicólogo, com o total de 198 créditos e 4160 horas, distribuídos em 10 períodos. De forma específica, se propõe a oferecer uma visão generalista, que corresponde ao núcleo comum do curso, e também o conhecimento específico das ênfases, que são: Promoção de Saúde e Práticas Educativas. A opção por oferecer somente a habilitação “Psicologia – Formação de Psicólogo” está ancorada nas diretrizes curriculares em discussão atualmente pelas instituições que cuidam do ensino e da profissão, na análise do potencial institucional, formação do corpo docente, e na realidade regional quanto ao mercado de trabalho do Estado de Alagoas.
O estudo do fenômeno psicológico exige uma análise inter e multidisciplinar, o que torna complexa a formação nesta área, exigindo uma estrutura curricular pertinente e práticas pedagógicas inovadoras, adequadas aos novos tempos.
A perspectiva psicossocial, as questões éticas, e também o desenvolvimento de atitude investigativa e preparação do aluno para as atividades de pesquisa devem estar presentes em todas as disciplinas.
Para alcançar estas diretrizes metodológicas faz-se fundamental o compromisso do corpo docente, que perpassa a compreensão dos objetivos do Curso, as demandas culturais e educacionais que o determinam, e o engajamento num projeto coletivo de formação de futuros profissionais competentes, éticos e comprometidos com a sociedade.
A interdisciplinaridade é outra prática que será adotada ao longo do Curso. Na medida em que os conteúdos serão trabalhados, busca-se constantemente a relação com as demais áreas definidas dentro do Curso, permitindo ao aluno o entendimento de toda a integração da grade curricular e importância para a sua formação profissional.
As atividades de extensão e de estágios extracurriculares serão valorizadas como importantes instrumentos de formação e de relação com a comunidade. Possibilitam não só a prestação de serviços, como a consolidação da necessidade do profissional psicólogo na sociedade, ampliando-se as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e, ainda, infere a consciência de responsabilização social ao aluno. Com esta prática, ainda, qualifica-se a proposta curricular num processo permanente de reflexão-ação.
Objetiva-se, portanto, a formação de cidadãos capazes de atuarem dentro de padrões profissionais elevados e de participarem ativa e inovadoramente do desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento científico e como prática profissional no Estado de Alagoas, no país ou em outros lugares. Profissionais que, respeitando as conquistas importantes incorporadas pela Psicologia ao patrimônio cultural da humanidade, sejam capazes de olhar os desafios que o futuro coloca, atuando dentro de padrões éticos e com claro compromisso com a superação dos problemas sociais e humanos que marcam o nosso tempo e especificamente o Estado de Alagoas.
PERFIL DO EGRESSO
O profissional formado pela Faculdade Integrada Tiradentes estará apto para desenvolver suas atividades dentro de princípios éticos, tendo uma visão sistêmica da realidade e orientada sobre uma base psicossocial, utilizando o método científico como instrumento de investigação. Deverá também buscar continuamente, adquirir um conhecimento sólido, onde sua curiosidade intelectual seja exercitada através de leituras, pesquisas e participações em eventos científicos.
Portanto, a formação do Psicólogo propiciará o desenvolvimento das competências ancoradas em habilidades básicas constantes no núcleo comum do Curso de Psicologia e o domínio dos conhecimentos articulados em torno dos eixos estruturantes, garantindo a esse profissional o domínio de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicológicos e psicossociais, e na promoção de qualidade de vida. As competências básicas reportam-se a desempenhos e atuações requeridas do formado em Psicologia. São elas:
a) Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
b) Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
c) Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
d) Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
e) Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
f) Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
g) Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e organizações;
h) Coordenar e manejar processos grupais, considerando,as diferenças individuais e sócio-culturais dos seus membros;
i) Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
j) Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
k) Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo e terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
l) Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
m) Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
n) Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;
o) Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.
As Competências básicas acima descritas devem se apoiar nas seguintes habilidades:
a) Levantar a informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
b) Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na ares da Psicologia;
c) Utilizar o método experimental de observação e outros métodos de investigação científica;
d) Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
e) Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
f) Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
g) Utilizar os recursos da Matemática, da Estatística e da Informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.
OBJETIVOS DO CURSO
Geral
Formar profissionais que dominem criticamente os instrumentais e conhecimentos da Psicologia para uma atuação voltada à prevenção e promoção da saúde de indivíduos e grupos e ao desenvolvimento da ciência, dentro de princípios éticos.
Específicos
1. Oferecer uma formação pluralista, que assegure a compreensão dos fenômenos psicológicos, considerando a multiplicidade de perspectivas teórico metodológicas historicamente construídas pela Psicologia; 2. Oferecer uma formação interdisciplinar, permitindo ao aluno compreender as necessárias interfaces da Psicologia com outros campos disciplinares, para uma adequada compreensão do fenômeno humano;
3. Propiciar ao aluno o desenvolvimento de atitude crítica, inquiridora e criativa frente à realidade em que atuará;
4. Desenvolver atitude de compromisso social expressa em uma ação profissional que considera a realidade sócio-cultural dos indivíduos, grupos e instituições, bem como as necessidades das sociedades e comunidades;
5. Desenvolver atitude e conhecimentos necessários para uma atuação voltada à promoção da educação e da saúde mental de indivíduos e grupos;
6. Desenvolver atitude científica frente a seu objeto de estudo, buscando no conhecimento científico acumulado as bases para as suas intervenções profissionais;
7. Oferecer uma formação básica sólida, com uma visão ampla da Psicologia, que possibilite ao profissional flexibilidade para ajustar suas competências às demandas específicas de contextos de trabalho;
8. Desenvolver atitudes e conhecimentos necessários para uma atuação multiprofissional;
9. Desenvolver iniciativa e atitude de aperfeiçoamento contínuo frente ao seu próprio processo de formação profissional;
10. Desenvolver atitudes e conhecimentos necessários para uma atuação pertinente com as situações e problemas específicos, seja em nível de promoção, de prevenção ou de tratamento da saúde mental.
CAMPO DE ATUAÇÃO
Para maior preparo e desenvolvimento de habilidades e competências do egresso o curso possui duas ênfases especiais que objetivam abranger uma multiplicidade de perspectivas teórico-metodológicas e interdisciplinares perseguida pela Psicologia na atualidade: Práticas Educativas e Promoção de Saúde. Assim, busca favorecer uma atuação mais eficiente quando no campo profissional, atendendo a uma concepção ampliada de cuidado com a saúde, que perpassa aspectos do cuidar psicológico abrangente e atividades de práticas educativas variadas, nos mais diversos ambientes profissionais. São esses, por exemplo: saúde, educação, organizacional, justiça, políticas públicas, segurança, esporte, meio ambiente, comunidades, grupos populacionais específicos, dentre outros, em nível de orientação, aconselhamento e acompanhamento psicológicos, gestão, planejamento, avaliação, assessoria, consultoria, e execução de políticas, programas e projetos, etc.
MERCADO DE TRABALHO
O psicólogo tem um amplo campo de desenvolvimento de suas atividades, que vem se expandindo cada vez mais. Dependendo da área que este profissional esteja atuando e também da realidade apresentada, ele poderá exercer um trabalho voltado para a ênfase de Prática Educativa e/ou para Promoção de Saúde. Diante disso, abaixo apresentamos as diversas áreas de atuação do psicólogo e ressaltamos que em qualquer das áreas mencionadas, este profissional poderá exercer um trabalho de prática educativa e/ou promoção de saúde, já que acreditamos não ser o lugar que determina o trabalho a ser feito, mas sim as necessidades e diagnóstico do local e das pessoas.
Na área de Saúde, poderá atuar em consultórios e clínicas, em hospitais e outros serviços de saúde. A atividade do psicólogo estará voltada à prevenção e principalmente ao tratamento, caracterizando-se por diferentes ações, tais como: diagnóstico, tratamento e orientação a pessoas com dificuldades emocionais e de ajustamento, apoio psicológico a equipes multiprofissionais de saúde; psicoterapia, acompanhamento e orientação familiar, prevenção de transtornos e desajustamentos e promoção e educação em saúde, gestão de serviços e sistemas de saúde, dentre outras.
Na área da Educação, o psicólogo poderá inserir-se em escolas e outras organizações – como fundações, centros educacionais e outros – como membro das equipes ou como consultor. Suas atividades estão voltadas a contribuir para o favorecimento do desenvolvimento e da aprendizagem, caracterizando-se, principalmente, pelas seguintes ações: apoio e orientação para superação de problemas psicopedagógicos; desenvolvimento de metodologias de ensino, orientação a professores, alunos e pais, intervenções educativas em saúde em comunidades.
Na área Social, o psicólogo tem uma ampla inserção, podendo atuar compondo equipes multiprofissionais, como pesquisador, consultor ou assessor. Trabalhará em organizações empresariais, em instituições com finalidades sociais, junto a comunidades diversas, dentre outras.
Na área do Trabalho ou Organizacional, o trabalho do psicólogo estará voltado a promover a saúde mental de trabalhadores e da organização, além de poder desenvolver também ações de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, estudos de postos de trabalho, desenvolvimento de planos de cargos e salários.
Em outras instituições sua atuação estará voltada à clientela ou à própria instituição, desenvolvendo ações de diagnóstico institucional, acompanhamento da clientela, apoio e acompanhamento de equipes de trabalho, dentre outros.
O psicólogo desenvolve também atividades junto a comunidades, buscando contribuir para a promoção de melhor qualidade de vida a indivíduos e grupos.
Na área Acadêmica, têm-se outras possibilidades de atuação para o psicólogo, sendo exigida do profissional uma formação complementar, em pósgraduação acadêmica, mestrado e/ou doutorado. A pesquisa é uma das atividades nesta área, buscando compreender o fenômeno psicológico, a partir de diversos aspectos da vida humana. Podem-se desenvolver, assim, novos métodos, técnicas e instrumentos para a intervenção profissional, tais como: testes psicológicos, técnicas de entrevistas, dinâmicas de grupo, dentre outros. O ensino é outra atividade acadêmica, em que é facultado ao profissional ministrar aulas de disciplinas da área de Psicologia, ou outras com competência adquirida através de pós-graduações, em diversos cursos.
INFRAESTRUTURA
Para o curso de Psicologia é disponibilizada a Clínica de Psicologia, cuja infra-estrutura atende às diversas atividades acadêmicas e pedagógicas do curso, além da oferta de serviços para a comunidade externa, promovendo assim, ações extensionistas de forma permanente.
O Serviço de Psicologia articula e coordena todas as práticas profissionais com focos nas competências e habilidades do perfil profissional proposto para o curso (Formação do Psicólogo) e das ênfases ofertadas no caso do perfil de Psicólogo.
A Clínica de Psicologia possibilita oferecer ao aluno a oportunidade para realização de atividades contextualizadas de experimentação (não simulação/modelação), teoricamente embasadas, que incluam o exercício das seguintes habilidades:
- delinear experimentos;
- coletar dados em situação real de manipulação de variáveis;
- analisar dados; e
- redigir relatório científico (descrição, análise e experimentação de dados).
Além destas, assegura ao aluno a oportunidade para a prática sistemática de observação e registro de comportamento, para o domínio de técnicas variadas de codificação e registro em função de objetivos, teoricamente definidos, para o tratamento, análise e interpretação de dados de observação, bem como para a contribuição efetiva na redação do relatório final.
As Salas Especiais atendem as necessidades criadas pelo projeto pedagógico do curso.
As instalações são dotadas de isolamento acústico, climatização, iluminação, mobiliário e aparelhagem específica. Há espaços adaptados às finalidades a que se destinam os laboratórios, considerando a natureza das atividades e do público servido; espaço para orientadores; espaço para atendimento e acompanhamento de alunos.
Os laboratórios contam com equipamentos e instrumentos adequados às atividades e à proposta pedagógico do curso, além de pessoal técnico-especializado qualificado e pessoal técnico de apoio. A Clínica de Psicologia é coordenada por um professor psicólogo do curso de Psicologia da FITS e com regime de trabalho de tempo integral.
MATRIZ CURRICULAR
Metodologia Científica
Processos Psicológicos Básicos I
Práticas Investigativas I
Técnicas de Observação Psicológica
Elementos de Anatomia
Fundamentos Epistemológicos da Psicologia
Matrizes do pensamento Psicológico I
Processos Psicológicos Básicos II
Psicologia Social I
Psicologia do Desenvolvimento I
Matrizes do pensamento Psicológico II
Práticas Extensionistas I
Neuroanatomia do Comportamento
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
Práticas Investigativas II
Matrizes do pensamento Psicológico III
Psicologia Social II
Psicologia do Desenvolvimento II
Matrizes do pensamento Psicológico IV
Processos Psicológicos Básicos III
Estatística Aplicada a Psicologia
Técnicas de Entrevista Psicológica
Ética em Psicologia
Práticas Extensionistas II
Psicobiologia
Psicologia da Personalidade
Técnicas de Exames Psicológicos I
Teorias e Técnicas de Intervenção Grupal
Optativa I
Projeto de Intervenção Psicológica
Psicologia Escolar I
Psicologia do Trabalho I
Técnicas de Exames Psicológicos II
Psicopatologia I
Psicomotricidade
Optativa II
Psicologia Escolar II
Psicologia do Trabalho II
Psicopatologia II
Psicodiagnóstico
Psicologia Comunitária
Psicofarmacologia Clínica
Optativa III
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I
Orientação e Aconselhamento Psicológico
Psicologia da Saúde
Estágio Básico I - Psicologia do Trabalho
Estágio Básico I - Psicologia Escolar
Optativa IV
Teorias e Técnicas Psicoterápicas II
Teorias e Técnicas Psicoterápicas III
Pesquisa em Psicologia – TCC
Estágio Básico II - Psicologia Clínica
Estágio Básico II – Psicologia da Saúde
Psicofisiologia
Optativa V
Psicologia e Políticas Públicas
Monografia I
Estágio Específico I
Monografia II
Estágio Específico II
Disciplinas Optativas
Optativa 1
Psicologia do Esporte
Psicologia da Família
Optativa 2
Psicossomática
Psicologia Jurídica
Optativa 3
Libras
Psicologia e Inclusão Social
Optativa 4
Psicologia Ambiental
Saúde Coletiva
Optativa 5
Psicogerontologia
Psicologia do Trânsito
Metodologia Científica
Processos Psicológicos Básicos I
Práticas Investigativas I
Técnicas de Observação Psicológica
Elementos de Anatomia
Fundamentos Epistemológicos da Psicologia
Matrizes do pensamento Psicológico I
Processos Psicológicos Básicos II
Psicologia Social I
Psicologia do Desenvolvimento I
Matrizes do pensamento Psicológico II
Práticas Extensionistas I
Neuroanatomia do Comportamento
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
Práticas Investigativas II
Matrizes do pensamento Psicológico III
Psicologia Social II
Psicologia do Desenvolvimento II
Matrizes do pensamento Psicológico IV
Processos Psicológicos Básicos III
Estatística Aplicada a Psicologia
Técnicas de Entrevista Psicológica
Ética em Psicologia
Práticas Extensionistas II
Psicobiologia
Psicologia da Personalidade
Técnicas de Exames Psicológicos I
Teorias e Técnicas de Intervenção Grupal
Optativa I
Projeto de Intervenção Psicológica
Psicologia Escolar I
Psicologia do Trabalho I
Técnicas de Exames Psicológicos II
Psicopatologia I
Psicomotricidade
Optativa II
Psicologia Escolar II
Psicologia do Trabalho II
Psicopatologia II
Psicodiagnóstico
Psicologia Comunitária
Psicofarmacologia Clínica
Optativa III
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I
Orientação e Aconselhamento Psicológico
Psicologia da Saúde
Estágio Básico I - Psicologia do Trabalho
Estágio Básico I - Psicologia Escolar
Optativa IV
Teorias e Técnicas Psicoterápicas II
Teorias e Técnicas Psicoterápicas III
Pesquisa em Psicologia – TCC
Estágio Básico II - Psicologia Clínica
Estágio Básico II – Psicologia da Saúde
Psicofisiologia
Optativa V
Psicologia e Políticas Públicas
Monografia I
Estágio Específico I
Monografia II
Estágio Específico II
Disciplinas Optativas
Optativa 1
Psicologia do Esporte
Psicologia da Família
Optativa 2
Psicossomática
Psicologia Jurídica
Optativa 3
Libras
Psicologia e Inclusão Social
Optativa 4
Psicologia Ambiental
Saúde Coletiva
Optativa 5
Psicogerontologia
Psicologia do Trânsito
DFP_
Oferta Educativa semelhante
DFP_
DFP_