DFP_
Localização:Floresta - Paraná
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
A Graduação de Psicologia da FAG oferta as condições adequadas ao desenvolvimento e aptidoes/habilidades necessárias para o futuro profissional da área. Dentre essas habilidades encontram-se: a capacidade de comunicação, de articulação e contextualização das informações, habilidade para pensar e solucionar conflitos, o gosto pela pesquisa, a responsabilidade, a ética e a integridade, a flexibilidade e adaptabilidade, a capacidade de negociação e interação dinâmica.
COMPETENCIAS E HABILIDADES
Em termos de competências e habilidades gerais, busca-se a partir dos diversos programas de aprendizagem exercitar e desenvolver:
• Atenção a saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padroes de qualidade e dos princípios da ética/bioética;
• Tomada de decisoes: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidencias científicas;
• Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
• Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverao estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade;
• Administração e gerênciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerênciamento e administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;
• Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
OBJETIVOS DO CURSO
Formar profissionais comprometidos eticamente com a Ciência psicológica e com a promoção de saúde humana, e que busquem, a partir de sua prática, a transformação social, primando pela promoção de inclusao social, consciência crítica e qualidade de vida.
Para o alcance dessa proposta, os objetivos específicos delineados nesse Projeto Político Pedagógico sao:
• Formar psicólogos que trabalhem para promover a educação voltada a saúde para e no contexto social amplo;
• Formar psicólogos compromissados com a missao de, com o conhecimento adquirido, contribuir para transformação da realidade dentro dos parâmetros do seu campo de atuação;
• Formar psicólogos que tenham atitude científica frente ao conhecimento psicológico, estabelecendo relações entre teoria e prática (práxis) de forma a concebe-lo como inacabado e em constante transformação;
• Formar psicólogos que possam identificar as raízes epistemológicas das diferentes concepções de Psicologia e como estas relacionam-se com as práticas psicológicas contemporâneas;
• Formar psicólogos que, com a prática, avaliem criticamente a teoria e sua técnica para ampliar sua compreensao da realidade, de forma a construir e implementar novas práticas profissionais;
• Formar psicólogos que possuam o conhecimento sólido das teorias, métodos e intervenções da Psicologia, que possibilite sua compreensao, utilização e aplicação adequadas, assim como sua avaliação;
• Formar psicólogos capazes de dimensionar em sua atuação na relação com outros profissionais, buscando a integração e a articulação da Psicologia as diferentes áreas do conhecimento.
COMPETENCIAS E HABILIDADES
Em termos de competências e habilidades gerais, busca-se a partir dos diversos programas de aprendizagem exercitar e desenvolver:
• Atenção a saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padroes de qualidade e dos princípios da ética/bioética;
• Tomada de decisoes: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidencias científicas;
• Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
• Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverao estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade;
• Administração e gerênciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerênciamento e administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;
• Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
OBJETIVOS DO CURSO
Formar profissionais comprometidos eticamente com a Ciência psicológica e com a promoção de saúde humana, e que busquem, a partir de sua prática, a transformação social, primando pela promoção de inclusao social, consciência crítica e qualidade de vida.
Para o alcance dessa proposta, os objetivos específicos delineados nesse Projeto Político Pedagógico sao:
• Formar psicólogos que trabalhem para promover a educação voltada a saúde para e no contexto social amplo;
• Formar psicólogos compromissados com a missao de, com o conhecimento adquirido, contribuir para transformação da realidade dentro dos parâmetros do seu campo de atuação;
• Formar psicólogos que tenham atitude científica frente ao conhecimento psicológico, estabelecendo relações entre teoria e prática (práxis) de forma a concebe-lo como inacabado e em constante transformação;
• Formar psicólogos que possam identificar as raízes epistemológicas das diferentes concepções de Psicologia e como estas relacionam-se com as práticas psicológicas contemporâneas;
• Formar psicólogos que, com a prática, avaliem criticamente a teoria e sua técnica para ampliar sua compreensao da realidade, de forma a construir e implementar novas práticas profissionais;
• Formar psicólogos que possuam o conhecimento sólido das teorias, métodos e intervenções da Psicologia, que possibilite sua compreensao, utilização e aplicação adequadas, assim como sua avaliação;
• Formar psicólogos capazes de dimensionar em sua atuação na relação com outros profissionais, buscando a integração e a articulação da Psicologia as diferentes áreas do conhecimento.
Introdução à História da Psicologia
Sociologia
Metodologia Científica
Fundamentos do Desenvolvimento Humano
Introdução à Estatística
Psicologia e Sociedade
Genética Humana
Observação do Comportamento
História das Idéias Psicológicas
Filosofia
Leitura e Produção de Texto
Ciclos do Desenvolvimento Humano
Estatística Aplicada
Ética Profissional
Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso
Metodologia de Ensino
Fundamentos da
Psicanálise
Análise Experimental do Comportamento
Introdução à Psicologia Cognitiva
Fundamentos da Personalidade
Psicologia Social
Tópicos Avançados em Psicanálise
Fundamentos do Behaviorismo
Processos Cognitivos Básicos
Psicologia da Personalidade
Psicologia Social: Comunitária
Aprendizagem e Processos Sociais na Escola
Psicopatologia: Avaliação das Funções Psíquicas
Psicologia dos Grupos: Teoria e Prática
Psicologia das Organizações de Trabalho
Psicossociologia das Instituições
Fundamentos da Psicologia Clínica
Instituições Educacionais: Análise e Propostas de Intervenção
Psicopatologia dos Transtornos Mentais
Psicologia dos Grupos: Intervenções Grupais
Psicologia das Organizações de Trabalho: Gestão de Pessoas
Análise das Instituições: Técnica e Intervenção
Tópicos Especiais em Psicologia Clínica
Técnicas de Exame Psicológico: Testes Psicométricos
Psicologia e Saúde Pública
Psicoterapia de Apoio e Aconselhamento Psicológico
Fundamentos da Pesquisa em Psicologia
Psicoterapia Teoria e Técnica: Abordagem Psicanalítica
Psicoterapia Teoria e Técnica: Abordagem Comportamental
Psicoterapia Teoria e Técnica: Abordagem
Fenomenológicas, Existenciais e Humanistas
Psicoterapia Teoria e Técnica: Abordagem Cognitiva
Estágio: Práticas Grupais: Levantamento deDemandas e Planejamento de Ações Técnicas de Exame
Psicológico: Testes Projetivos
Processos Psicológicos no Âmbito Hospitalar
Psicoterapia Breve
Pesquisa em Psicologia:Processos Avançados
Psicoterapia Técnicas, Aplicações e Intervenções: Abordagem Psicanalítica
Psicoterapia Técnicas, Aplicações e Intervenções: Abordagem Comportamental
Psicoterapia Técnicas, Aplicações e Intervenções: Abordagem Fenomenológicas, Existenciais e Humanistas
Psicoterapia Técnicas, Aplicações e Intervenções: Abordagem Cognitiva
Estágio: Ações Preventivas e Interventivas nas Instituições
Tópicos Especiais em Desenvolvimento Humano
Psicopatologia do trabalho
Psicofarmacologia
Técnicas de Entrevista e Psicodiagnóstico
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica: Diagnóstico Psicológico, Teoria e Prática
Estágio Supervisionado em Psicologia das Instituições e Organizações
Trabalho de Conclusão de Curso: Projeto Áreas Emergentes em Psicologia
Tópicos Avançados em Psicologia
Planejamento de Carreira
Tópicos Avançados: Saúde Mental no Trabalho
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica: Intervenção Psicológica
Estágio Supervisionado em Psicologia das Instituições e Organizações: Ações Preventivas e Interventivas
Trabalho de Conclusão de Curso: Artigo
Sociologia
Metodologia Científica
Fundamentos do Desenvolvimento Humano
Introdução à Estatística
Psicologia e Sociedade
Genética Humana
Observação do Comportamento
História das Idéias Psicológicas
Filosofia
Leitura e Produção de Texto
Ciclos do Desenvolvimento Humano
Estatística Aplicada
Ética Profissional
Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso
Metodologia de Ensino
Fundamentos da
Psicanálise
Análise Experimental do Comportamento
Introdução à Psicologia Cognitiva
Fundamentos da Personalidade
Psicologia Social
Tópicos Avançados em Psicanálise
Fundamentos do Behaviorismo
Processos Cognitivos Básicos
Psicologia da Personalidade
Psicologia Social: Comunitária
Aprendizagem e Processos Sociais na Escola
Psicopatologia: Avaliação das Funções Psíquicas
Psicologia dos Grupos: Teoria e Prática
Psicologia das Organizações de Trabalho
Psicossociologia das Instituições
Fundamentos da Psicologia Clínica
Instituições Educacionais: Análise e Propostas de Intervenção
Psicopatologia dos Transtornos Mentais
Psicologia dos Grupos: Intervenções Grupais
Psicologia das Organizações de Trabalho: Gestão de Pessoas
Análise das Instituições: Técnica e Intervenção
Tópicos Especiais em Psicologia Clínica
Técnicas de Exame Psicológico: Testes Psicométricos
Psicologia e Saúde Pública
Psicoterapia de Apoio e Aconselhamento Psicológico
Fundamentos da Pesquisa em Psicologia
Psicoterapia Teoria e Técnica: Abordagem Psicanalítica
Psicoterapia Teoria e Técnica: Abordagem Comportamental
Psicoterapia Teoria e Técnica: Abordagem
Fenomenológicas, Existenciais e Humanistas
Psicoterapia Teoria e Técnica: Abordagem Cognitiva
Estágio: Práticas Grupais: Levantamento deDemandas e Planejamento de Ações Técnicas de Exame
Psicológico: Testes Projetivos
Processos Psicológicos no Âmbito Hospitalar
Psicoterapia Breve
Pesquisa em Psicologia:Processos Avançados
Psicoterapia Técnicas, Aplicações e Intervenções: Abordagem Psicanalítica
Psicoterapia Técnicas, Aplicações e Intervenções: Abordagem Comportamental
Psicoterapia Técnicas, Aplicações e Intervenções: Abordagem Fenomenológicas, Existenciais e Humanistas
Psicoterapia Técnicas, Aplicações e Intervenções: Abordagem Cognitiva
Estágio: Ações Preventivas e Interventivas nas Instituições
Tópicos Especiais em Desenvolvimento Humano
Psicopatologia do trabalho
Psicofarmacologia
Técnicas de Entrevista e Psicodiagnóstico
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica: Diagnóstico Psicológico, Teoria e Prática
Estágio Supervisionado em Psicologia das Instituições e Organizações
Trabalho de Conclusão de Curso: Projeto Áreas Emergentes em Psicologia
Tópicos Avançados em Psicologia
Planejamento de Carreira
Tópicos Avançados: Saúde Mental no Trabalho
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica: Intervenção Psicológica
Estágio Supervisionado em Psicologia das Instituições e Organizações: Ações Preventivas e Interventivas
Trabalho de Conclusão de Curso: Artigo
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