DFP_
Localização:Petrópolis - Rio de Janeiro
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Perfil do Egresso
O perfil do egresso do Curso de Psicologia da UCP se define fundamentalmente pela conjunção, por um lado, dos princípios éticos que presidem esta Instituição e que garantem ao profissional daqui egresso uma sólida formação humana e, por outro lado, pelas competências e habilidades necessárias ao exercício da Psicologia, que são estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (Resolução CNE/CES nº 8, de 07/05/2004).
Nas referidas Diretrizes, lê-se que: “as competências reportam-se a desempenhos e atuações requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional um domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais, e na promoção da qualidade de vida. São elas:
a) Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
b) Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicando a dinâmica das interações entre os agentes sociais;
c) Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
d) Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto á escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
e) Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
f) Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
g) Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
h) Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e sócioculturais dos seus membros;
i) Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
j) Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
k) Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
l) Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
m) Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
n) Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;
o) Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.”
Ainda, segundo as referidas Diretrizes, estas competências “devem se apoiar nas habilidades de:
a) Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
b) Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios da Psicologia;
c) Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
d) Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
e) Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
f) Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
g) Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.”
O Psicólogo, portanto, egresso de nossa Instituição deve ser capaz de conjugar tais competências e habilidades no exercício pleno da Psicologia — em quaisquer áreas específicas onde sua atuação e intervenção for requerida — sobretudo de forma eticamente comprometida e socialmente responsável.
A profissão e o Mercado de Trabalho:
Pesquisas científicas sobre temas da Psicologia, bem como práticas profissionais de natureza psicológica, foram conduzidas competentemente no Brasil ao longo do século XX. Entretanto, a profissão de psicólogo só veio a ser regulamentada oficialmente mediante a Lei 4119 de 1962. Com esta regulamentação, tronou-se possível tanto organizar e institucionalizar cursos de formação de psicólogos quanto exercer legalmente a profissão no País.
É longa a história da Psicologia, mas como disciplina científica, admite-se que ela tenha resultado do empenho de Wilhelm Wundt que, em 1879, na condição de professor da Universidade de Leipzig, na Alemanha, obteve o reconhecimento do laboratório de pesquisa psicológica, por ele organizado. Atualmente, a Psicologia é internacionalmente reconhecida, sendo considerada importante a contribuição profissional de psicólogos em clínicas, hospitais e escolas, sendo por igual relevante o trabalho que realizam em organizações públicas e privadas, no sentido da manutenção e elevação do bem estar de pessoas e grupos.
A diversidade de áreas de pesquisa e de atuação profissional deu origem a campos especializados. A especialização é desejável e pode ser alcançada através de cursos de pós-graduação. No Brasil, até este ano (2006), o Conselho Federal de Psicologia reconhece as seguintes especialidades:
Psicologia Escolar/Educacional
Psicologia Clínica
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Psicopedagogia
Psicologia de Trânsito
Psicomotricidade
Psicologia Jurídica
Psicologia Social
Psicologia do Esporte
Neuropsicologia
Psicologia Hospitalar
O perfil do egresso do Curso de Psicologia da UCP se define fundamentalmente pela conjunção, por um lado, dos princípios éticos que presidem esta Instituição e que garantem ao profissional daqui egresso uma sólida formação humana e, por outro lado, pelas competências e habilidades necessárias ao exercício da Psicologia, que são estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (Resolução CNE/CES nº 8, de 07/05/2004).
Nas referidas Diretrizes, lê-se que: “as competências reportam-se a desempenhos e atuações requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional um domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais, e na promoção da qualidade de vida. São elas:
a) Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
b) Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicando a dinâmica das interações entre os agentes sociais;
c) Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
d) Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto á escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
e) Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
f) Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
g) Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
h) Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e sócioculturais dos seus membros;
i) Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
j) Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
k) Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
l) Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
m) Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
n) Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;
o) Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.”
Ainda, segundo as referidas Diretrizes, estas competências “devem se apoiar nas habilidades de:
a) Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
b) Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios da Psicologia;
c) Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
d) Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
e) Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
f) Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
g) Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.”
O Psicólogo, portanto, egresso de nossa Instituição deve ser capaz de conjugar tais competências e habilidades no exercício pleno da Psicologia — em quaisquer áreas específicas onde sua atuação e intervenção for requerida — sobretudo de forma eticamente comprometida e socialmente responsável.
A profissão e o Mercado de Trabalho:
Pesquisas científicas sobre temas da Psicologia, bem como práticas profissionais de natureza psicológica, foram conduzidas competentemente no Brasil ao longo do século XX. Entretanto, a profissão de psicólogo só veio a ser regulamentada oficialmente mediante a Lei 4119 de 1962. Com esta regulamentação, tronou-se possível tanto organizar e institucionalizar cursos de formação de psicólogos quanto exercer legalmente a profissão no País.
É longa a história da Psicologia, mas como disciplina científica, admite-se que ela tenha resultado do empenho de Wilhelm Wundt que, em 1879, na condição de professor da Universidade de Leipzig, na Alemanha, obteve o reconhecimento do laboratório de pesquisa psicológica, por ele organizado. Atualmente, a Psicologia é internacionalmente reconhecida, sendo considerada importante a contribuição profissional de psicólogos em clínicas, hospitais e escolas, sendo por igual relevante o trabalho que realizam em organizações públicas e privadas, no sentido da manutenção e elevação do bem estar de pessoas e grupos.
A diversidade de áreas de pesquisa e de atuação profissional deu origem a campos especializados. A especialização é desejável e pode ser alcançada através de cursos de pós-graduação. No Brasil, até este ano (2006), o Conselho Federal de Psicologia reconhece as seguintes especialidades:
Psicologia Escolar/Educacional
Psicologia Clínica
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Psicopedagogia
Psicologia de Trânsito
Psicomotricidade
Psicologia Jurídica
Psicologia Social
Psicologia do Esporte
Neuropsicologia
Psicologia Hospitalar
Introdução à filosofia
Introdução à teologia I
Linguagem e redação
Metodologia do estudo e da pesquisa
Neuroanatomia
Psicologia geral I
Sociologia
Antropologia cultural
Estatística aplicada à psicologia I
Genética e desenvolvimento humano
Introdução à teologia II
Psicologia da aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento I
Psicologia geral II
Estatística aplicada à psicologia II
Ética
História da psicologia
Neurofisiologia
Psicologia do desenvolvimento II
Psicologia geral III
Psicometria
Planejamento da pesquisa em psicologia
Psicologia da personalidade I
Psicologia do desenvolvimento III
Psicologia social I
Sistemas psicológicos I
Técnicas de exame psicológico I
Psicologia da personalidade II
Psicologia escolar I
Psicologia institucional
Psicologia social II
Sistemas psicológicos II
Técnicas de exame psicológico II
Ética profissional em psicologia
Psicologia escolar II
Psicologia organizacional e do trabalho I
Psicopatologia
Técnicas de exame psicológico III
Teorias e técnicas psicoterápicas I
Orientação vocacional e profissional
Psicologia organizacional e do trabalho II
Psicopatologia II
Psicopedagogia
Teorias e técnicas psicoterápicas II
Estágio supervisionado em psicologia e processos educativos I
Dinâmica de grupo e relações humanas
Psicodiagnóstico
Psicologia clínica
Teorias e técnicas psicoterápicas III
Estágio supervisionado em psicologia e processos educativos II
Estágio supervisionado em psicologia e processos de gestão I
Monografia I
Psicofarmacologia
Estágio supervisionado em psicologia e processos de gestão II
Estágio supervisionado em psicologia e processos clínicos I
Antropologia filosófica
monografia II
Estágio supervisionado em psicologia e processos clínicos II
Introdução à teologia I
Linguagem e redação
Metodologia do estudo e da pesquisa
Neuroanatomia
Psicologia geral I
Sociologia
Antropologia cultural
Estatística aplicada à psicologia I
Genética e desenvolvimento humano
Introdução à teologia II
Psicologia da aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento I
Psicologia geral II
Estatística aplicada à psicologia II
Ética
História da psicologia
Neurofisiologia
Psicologia do desenvolvimento II
Psicologia geral III
Psicometria
Planejamento da pesquisa em psicologia
Psicologia da personalidade I
Psicologia do desenvolvimento III
Psicologia social I
Sistemas psicológicos I
Técnicas de exame psicológico I
Psicologia da personalidade II
Psicologia escolar I
Psicologia institucional
Psicologia social II
Sistemas psicológicos II
Técnicas de exame psicológico II
Ética profissional em psicologia
Psicologia escolar II
Psicologia organizacional e do trabalho I
Psicopatologia
Técnicas de exame psicológico III
Teorias e técnicas psicoterápicas I
Orientação vocacional e profissional
Psicologia organizacional e do trabalho II
Psicopatologia II
Psicopedagogia
Teorias e técnicas psicoterápicas II
Estágio supervisionado em psicologia e processos educativos I
Dinâmica de grupo e relações humanas
Psicodiagnóstico
Psicologia clínica
Teorias e técnicas psicoterápicas III
Estágio supervisionado em psicologia e processos educativos II
Estágio supervisionado em psicologia e processos de gestão I
Monografia I
Psicofarmacologia
Estágio supervisionado em psicologia e processos de gestão II
Estágio supervisionado em psicologia e processos clínicos I
Antropologia filosófica
monografia II
Estágio supervisionado em psicologia e processos clínicos II
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