DFP_
Localização:Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O perfil do Psicólogo pretendido pela Faculdade INEDI passa por um profissional capaz de:
Atuar na promoção da saúde e no desenvolvimento da qualidade de vida de indivíduos e coletividades;
Atuar na prevenção de doenças de indivíduos e coletividades;
Atuar na reabilitação da saúde psicológica e psicossocial;
Atuar na psicologia do trabalho;
Atuar de forma inter e multidisciplinar;
Formular suas idéias com clareza e defendê-las com conhecimento, racionalidade, lógica e tenacidade, sem perder a abertura a novas idéias;
Ter permanente formação humanística, técnico-metodológica e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar da psicologia;
Apresentar conduta ética associada à responsabilidade social e profissional;
Entender, analisar e acompanhar as questões psicológicas, e ainda, quando solicitado, se pronunciar sobre tais assuntos;
Ter uma ampla compreensão dos fenômenos psíquicos em seus diferentes contextos;
Ter a capacidade de refletir, avaliar, diagnosticar e atuar de maneira criativa e crítica nos vários campos de intervenção psicológica e nos diferentes níveis de intervenção em saúde mental;
Compreender criticamente e acompanhar as atualizações das tendências em psicologia implicadas na realidade econômica, política e social;
Assumir um compromisso com a construção de novos conhecimentos e práticas transformadoras da sociedade;
Compreender a atividade psicológica como um campo de pesquisa e produção de conhecimento, direcionado à indivíduos e coletividades;
Compreender a atividade psicológica como um campo de atuação interdisciplinar e multiprofissional;
Elaborar laudos, relatórios e outras comunicações profissionais. Para atingir o perfil profissional pretendido é necessário que o psicólogo do terceiro milênio disponha de uma larga base cultural, visão de tendências sociais, facilidade de expressão, espírito empreendedor, liderança e ética em suas ações. Deverá ser um profissional ágil diante das mudanças de valores e sempre receptivo às inovações freqüentemente propiciadas pela própria natureza da sociedade.
Atuar na promoção da saúde e no desenvolvimento da qualidade de vida de indivíduos e coletividades;
Atuar na prevenção de doenças de indivíduos e coletividades;
Atuar na reabilitação da saúde psicológica e psicossocial;
Atuar na psicologia do trabalho;
Atuar de forma inter e multidisciplinar;
Formular suas idéias com clareza e defendê-las com conhecimento, racionalidade, lógica e tenacidade, sem perder a abertura a novas idéias;
Ter permanente formação humanística, técnico-metodológica e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar da psicologia;
Apresentar conduta ética associada à responsabilidade social e profissional;
Entender, analisar e acompanhar as questões psicológicas, e ainda, quando solicitado, se pronunciar sobre tais assuntos;
Ter uma ampla compreensão dos fenômenos psíquicos em seus diferentes contextos;
Ter a capacidade de refletir, avaliar, diagnosticar e atuar de maneira criativa e crítica nos vários campos de intervenção psicológica e nos diferentes níveis de intervenção em saúde mental;
Compreender criticamente e acompanhar as atualizações das tendências em psicologia implicadas na realidade econômica, política e social;
Assumir um compromisso com a construção de novos conhecimentos e práticas transformadoras da sociedade;
Compreender a atividade psicológica como um campo de pesquisa e produção de conhecimento, direcionado à indivíduos e coletividades;
Compreender a atividade psicológica como um campo de atuação interdisciplinar e multiprofissional;
Elaborar laudos, relatórios e outras comunicações profissionais. Para atingir o perfil profissional pretendido é necessário que o psicólogo do terceiro milênio disponha de uma larga base cultural, visão de tendências sociais, facilidade de expressão, espírito empreendedor, liderança e ética em suas ações. Deverá ser um profissional ágil diante das mudanças de valores e sempre receptivo às inovações freqüentemente propiciadas pela própria natureza da sociedade.
Primeiro Semestre
1.1. Fundamentos Epistemológicos e Históricos da Psicologia
1.2. Processos Psicológicos Básicos
1.3. Psicologia Social e Comunitária I
1.4. Saúde e Epidemiologia
Segundo Semestre
2.1. Psicologia Experimental
2.2. Língua Portuguesa
2.3. Desenvolvimento Humano I
2.4. Saúde Mental Coletiva I
2.5. Psicofisiologia I
2.6. Estágio Básico I: Observação
Terceiro Semestre
3.1. Metodologia Científica e Seminário
3.2. Desenvolvimento Humano II
3.3. Saúde Mental Coletiva II
3.4. Psicofisiologia II
3.5. Psicologia Social e Comunitária II
3.6. Genética Humana Aplicada a Psicologia
Quarto Semestre
4.1. Desenvolvimento Humano III
4.2. Métodos de Intervenção em Saúde Mental I
4.3. Estatística Aplicada à Psicologia
4.4. Psicologia da Aprendizagem I
4.5. Psicologia do Trabalho
4.6. Estágio Básico II: Observação e Intervenções em Saúde Mental
Quinto Semestre
5.1. Métodos de Intervenção em Saúde Mental II
5.2. Teoria da Personalidade I
5.3. Psicopatologia Geral I
5.4. Ética Profissional e Bioética
5.5. Psicologia dos Grupos
5.6. Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Psicanálise
5.7. Ênfase 1 ou 2
Sexto Semestre
6.1. Psicologia da Aprendizagem II
6.2. Psicopatologia Geral II
6.3. Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Cognitivo Comportamental
6.4.Psicodiagnóstico I
5.5. Teoria da Personalidade II
6.6. Optativa
Sétimo Semestre
7.1. Estágio Básico III: Intervenções em Saúde Mental
7.2. Neuropsicologia
7.3. Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Humanismo
7.4. Psicodiagnóstico II
7.5. Psicofarmacologia
7.6. Ênfase 1 ou 2
Oitavo Semestre
8.1. Diagnóstico Institucional
8.2. Projeto de Pesquisa
8.3. Trabalho e Transdiciplinaridade
8.4. Ênfase 1 ou 2
8.5. Ênfase 1 ou 2
8.6. Estágio Profissional I*
Nono Semestre
9.1. Estágio Profissional II**
9.2. Monografia I
Décimo Semestre
10.1. Estágio Profissional III***
10.2. Monografia II
Disciplinas Ênfase 1
Maternidade: Prevenção e Promoção
Teoria e Intervenções em Famílias Contemporâneas
Avaliação de Programas em Saúde Mental
Teoria e Intervenções na Terceira Idade
Optativas da Ênfase 1
Teoria e Intervenções em Organizações I
Teoria e Intervenções em Organizações II
Disciplinas Ênfase 2
Teorias Organizacionais do Trabalho
Teoria e Intervenções em Organizações I
Teoria e Intervenções no Terceiro Setor
Teoria e Intervenções em Organizações II
Optativas da Ênfase 2
Teoria e Intervenções em Famílias Contemporâneas
Teoria e Intervenções na Terceira Idade
Optativas Comuns a Ênfase 1 e 2
Teoria e Intervenções em Instituições de Saúde
Abordagens Teórico-Metodológicas em Trabalho e Saúde Mental
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
1.1. Fundamentos Epistemológicos e Históricos da Psicologia
1.2. Processos Psicológicos Básicos
1.3. Psicologia Social e Comunitária I
1.4. Saúde e Epidemiologia
Segundo Semestre
2.1. Psicologia Experimental
2.2. Língua Portuguesa
2.3. Desenvolvimento Humano I
2.4. Saúde Mental Coletiva I
2.5. Psicofisiologia I
2.6. Estágio Básico I: Observação
Terceiro Semestre
3.1. Metodologia Científica e Seminário
3.2. Desenvolvimento Humano II
3.3. Saúde Mental Coletiva II
3.4. Psicofisiologia II
3.5. Psicologia Social e Comunitária II
3.6. Genética Humana Aplicada a Psicologia
Quarto Semestre
4.1. Desenvolvimento Humano III
4.2. Métodos de Intervenção em Saúde Mental I
4.3. Estatística Aplicada à Psicologia
4.4. Psicologia da Aprendizagem I
4.5. Psicologia do Trabalho
4.6. Estágio Básico II: Observação e Intervenções em Saúde Mental
Quinto Semestre
5.1. Métodos de Intervenção em Saúde Mental II
5.2. Teoria da Personalidade I
5.3. Psicopatologia Geral I
5.4. Ética Profissional e Bioética
5.5. Psicologia dos Grupos
5.6. Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Psicanálise
5.7. Ênfase 1 ou 2
Sexto Semestre
6.1. Psicologia da Aprendizagem II
6.2. Psicopatologia Geral II
6.3. Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Cognitivo Comportamental
6.4.Psicodiagnóstico I
5.5. Teoria da Personalidade II
6.6. Optativa
Sétimo Semestre
7.1. Estágio Básico III: Intervenções em Saúde Mental
7.2. Neuropsicologia
7.3. Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Humanismo
7.4. Psicodiagnóstico II
7.5. Psicofarmacologia
7.6. Ênfase 1 ou 2
Oitavo Semestre
8.1. Diagnóstico Institucional
8.2. Projeto de Pesquisa
8.3. Trabalho e Transdiciplinaridade
8.4. Ênfase 1 ou 2
8.5. Ênfase 1 ou 2
8.6. Estágio Profissional I*
Nono Semestre
9.1. Estágio Profissional II**
9.2. Monografia I
Décimo Semestre
10.1. Estágio Profissional III***
10.2. Monografia II
Disciplinas Ênfase 1
Maternidade: Prevenção e Promoção
Teoria e Intervenções em Famílias Contemporâneas
Avaliação de Programas em Saúde Mental
Teoria e Intervenções na Terceira Idade
Optativas da Ênfase 1
Teoria e Intervenções em Organizações I
Teoria e Intervenções em Organizações II
Disciplinas Ênfase 2
Teorias Organizacionais do Trabalho
Teoria e Intervenções em Organizações I
Teoria e Intervenções no Terceiro Setor
Teoria e Intervenções em Organizações II
Optativas da Ênfase 2
Teoria e Intervenções em Famílias Contemporâneas
Teoria e Intervenções na Terceira Idade
Optativas Comuns a Ênfase 1 e 2
Teoria e Intervenções em Instituições de Saúde
Abordagens Teórico-Metodológicas em Trabalho e Saúde Mental
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
DFP_