DFP_
Diploma oferecido:Formação em Psicologia
Localização:Bauru - São Paulo
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
A PROFISSÃO
A Psicologia/USC tem sido nos últimos anos o mais procurado da universidade. O ingresso imediato no mercado de trabalho e/ou em cursos de pós-graduação indica a qualidade de formação dos profissionais.
Está organizado para oferecer oportunidades diversificadas ao acadêmico através dos estágios em: a) processos clínicos nas abordagens: psicanálise, humanista existencial, analíica e comportamental, oferecendo também outras modalidades como plantão psicológico, a psicossomática, a psicoterapia familiar e de casal, hospialar; b) processos educativos; c) processos de trabalho.
Para as atividades práticas e a produção de conhecimento, o curso dispõe da clínica-escola, laboratórios e parceria com outras instituições educativas e organizações de Bauru e região.
A interface com a pós-graduação ocorre por meio dos cursos: capacitação de perito-examinador, psicopedagogia, hospitalar e saúde mental.
O PROFISSIONAL
Profissional com competências e habilidades para o exercício profissional crítico em diferentes contextos, tendo como referência princípios éticos, fundamentos teóricos e metodológicos pertinentes à produção do conhecimento científico em Psicologia, avaliação e intervenção na realidade, considerando as transformações sócio-ocupacionais e as exigências do desenvolvimento da área profissional bem como atendendo as demandas e desafios da sociedade local, regional e nacional.
MERCADO DE TRABALHO
O Psicólogo atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação visando promover em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.
Desempenha suas funções e tarefas profissionais individualmente, e também como membro efetivo de equipes multiprofissionais em instituições privadas ou públicas, em organizações sociais formais ou informais. Sua atuação pode ser em hospitais, ambulatórios, centros e núcleos de saúde, consultórios, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, vara da criança e do adolescente, varas de família, sistema penitenciário, associações profissionais, esportivas, clínicas especializadas, psicotécnicos, núcleos rurais.
Como Professor de Psicologia, atua em cursos do ensino médio, selecionando entre os vários campos da Psicologia, os conteúdos teórico-práticos pertinentes ao projeto pedagógico do curso, desenvolvendo-os através de técnicas didáticas, para proporcionar aos alunos condições de compreensão e utilização dos conhecimentos da ciência psicológica.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
Objetivo geral
Formar profissional crítico e competente nas dimensões teórica, ética (pessoal e profissional) e prática, empenhado em produzir conhecimento científico, avaliar, intervir e promover a saúde mental tanto individual ou em grupo, em diferentes contextos de atuação profissional, tendo como referente o contexto social brasileiro.
Objetivos específicos
. Compreender as diversas concepções de homem nas perspectivas biológica, psicológica, social e espiritual;
. Estudar as diferentes concepções de ciência e decisões metodológicas na produção de conhecimento científico em Psicologia;
. Analisar os diferentes fenômenos psicológicos básicos e suas alterações;
. Planejar, executar e avaliar atividades de prática profissional, tendo como subsídio as diferentes abordagens e métodos de investigação em Psicologia, observando os princípios da investigação científica com seres humanos e o código de ética;
. Oferecer diversas práticas de formação para atender as necessidades atuais do homem e da sociedade;
. Oportunizar diferentes ambientes e situações de aprendizagem para a pesquisa, a prática profissional e o ensino de Psicologia.
A Psicologia/USC tem sido nos últimos anos o mais procurado da universidade. O ingresso imediato no mercado de trabalho e/ou em cursos de pós-graduação indica a qualidade de formação dos profissionais.
Está organizado para oferecer oportunidades diversificadas ao acadêmico através dos estágios em: a) processos clínicos nas abordagens: psicanálise, humanista existencial, analíica e comportamental, oferecendo também outras modalidades como plantão psicológico, a psicossomática, a psicoterapia familiar e de casal, hospialar; b) processos educativos; c) processos de trabalho.
Para as atividades práticas e a produção de conhecimento, o curso dispõe da clínica-escola, laboratórios e parceria com outras instituições educativas e organizações de Bauru e região.
A interface com a pós-graduação ocorre por meio dos cursos: capacitação de perito-examinador, psicopedagogia, hospitalar e saúde mental.
O PROFISSIONAL
Profissional com competências e habilidades para o exercício profissional crítico em diferentes contextos, tendo como referência princípios éticos, fundamentos teóricos e metodológicos pertinentes à produção do conhecimento científico em Psicologia, avaliação e intervenção na realidade, considerando as transformações sócio-ocupacionais e as exigências do desenvolvimento da área profissional bem como atendendo as demandas e desafios da sociedade local, regional e nacional.
MERCADO DE TRABALHO
O Psicólogo atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação visando promover em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.
Desempenha suas funções e tarefas profissionais individualmente, e também como membro efetivo de equipes multiprofissionais em instituições privadas ou públicas, em organizações sociais formais ou informais. Sua atuação pode ser em hospitais, ambulatórios, centros e núcleos de saúde, consultórios, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, vara da criança e do adolescente, varas de família, sistema penitenciário, associações profissionais, esportivas, clínicas especializadas, psicotécnicos, núcleos rurais.
Como Professor de Psicologia, atua em cursos do ensino médio, selecionando entre os vários campos da Psicologia, os conteúdos teórico-práticos pertinentes ao projeto pedagógico do curso, desenvolvendo-os através de técnicas didáticas, para proporcionar aos alunos condições de compreensão e utilização dos conhecimentos da ciência psicológica.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
Objetivo geral
Formar profissional crítico e competente nas dimensões teórica, ética (pessoal e profissional) e prática, empenhado em produzir conhecimento científico, avaliar, intervir e promover a saúde mental tanto individual ou em grupo, em diferentes contextos de atuação profissional, tendo como referente o contexto social brasileiro.
Objetivos específicos
. Compreender as diversas concepções de homem nas perspectivas biológica, psicológica, social e espiritual;
. Estudar as diferentes concepções de ciência e decisões metodológicas na produção de conhecimento científico em Psicologia;
. Analisar os diferentes fenômenos psicológicos básicos e suas alterações;
. Planejar, executar e avaliar atividades de prática profissional, tendo como subsídio as diferentes abordagens e métodos de investigação em Psicologia, observando os princípios da investigação científica com seres humanos e o código de ética;
. Oferecer diversas práticas de formação para atender as necessidades atuais do homem e da sociedade;
. Oportunizar diferentes ambientes e situações de aprendizagem para a pesquisa, a prática profissional e o ensino de Psicologia.
DISCIPLINAS
Anatomia fisiológica aplicada à psicologia
Bases hist. E epistemológicas da psicologia
Comunicação e expressão
Sociologia geral
Antropologia
Ética e cultura religiosa
Fenômenos psicológicos
Métodos e técnicas da pesquisa
Métodos e técnicas da pesquisa em psicologia
Teorias e sistemas psicológicos
Bases epist. Psic. Do desenv. Humano
Bases epist. Da psic. Da personalidade
Bases epist. Psic. Social
Estatística aplicada a psicologia
Neurofisiologia do comportamento
Análise experimental do comportamento
Ética profissional
Infância sob a perspec. Do desenv. Humano
Met. De intervenção em psicologia social
Psicologia da pers.: abord. Analítica
Psicologia da pers.: abord. Psicanalítica
Adolescência sob a persp. Do desenv. Humano
Adulto e idoso sob a persp. Do desenv. Humano
Bases epist. Da avaliação psicológica
Met. De intervenção psic. Social comunitária
Psico. Pers.: abord. Cognitivo-comportamental
Psico. Pers.: abordagem humanista existencial
Teorias e técnicas da psicomotricidade
Bases epist. Da psicopatologia
Est. Básico: atividade de campo
Est. Básico: orientação e supervisão
Met. Da aval. Psic, da criança e adolescente
Metodol. De aval. Psicol. Do adulto e idoso
Psicofarmacologia
Psicologia do excepcional
Est. De triagem psicológica: orient. E supervisão
Est. De triagem psicológica: atividades em campo
Met. Aval. Intervenção orient. Vocacional
Metodologias de avaliação e intervenção em psicologia escolar educacional
Psicologia do trabalho
Psicopatologia da criança e adolescente
Psicopatologia do adulto e idoso
Teorias dos métodos e técnicas psicoterápicas
Dificuldades de aprendizagem
Est. De psicodiagnóstico: orientação e supervisão
Est de psicodiagnóstico: atividades em campo
Metodologias de avaliação e intervenção em psicologia organizacional e do trabalho
Políticas públicas
Teorias dos métodos e técnicas psicoterápicas com adultos e idosos
Teorias dos métodos e técnicas psicoterápicas em criança e adolescente
Educação para a diversidade e práticas inclusivas
Est. Processos clínicos i: orientação e supervisão
Est. De plantão psicológico I: orient. E superv.
Est. Plantão psicológico I: atividades em campo
Est. Processos clínicos I atividades em campo
Estágio de psicologia escolar educacional I: atividades em campo
Estágio de psicologia escolar educacional I: orientação e supervisão
Estágio de psicologia organizacional e do trabalho I: atividade em campo
Estágio de psicologia organizacional e do trabalho I: orientação e supervisão
Metodol .de intervenção familiar
Psicologia jurídica
Saúde pública
Ativ acad - científico - culturais
Est. Plantão psicológico II: atividades de campo
Estágio de plantão psicológico II: orientação e supervisão
Estágio de processos clínicos II: atividades em campo
Estágio de processos clínicos II: orientação e supervisão
Metodologias de avaliação e intervenção em psicologia hospitalar
Psicologia do esporte
Psicologia do trânsito
Sociologia da responsabilidade social
Anatomia fisiológica aplicada à psicologia
Bases hist. E epistemológicas da psicologia
Comunicação e expressão
Sociologia geral
Antropologia
Ética e cultura religiosa
Fenômenos psicológicos
Métodos e técnicas da pesquisa
Métodos e técnicas da pesquisa em psicologia
Teorias e sistemas psicológicos
Bases epist. Psic. Do desenv. Humano
Bases epist. Da psic. Da personalidade
Bases epist. Psic. Social
Estatística aplicada a psicologia
Neurofisiologia do comportamento
Análise experimental do comportamento
Ética profissional
Infância sob a perspec. Do desenv. Humano
Met. De intervenção em psicologia social
Psicologia da pers.: abord. Analítica
Psicologia da pers.: abord. Psicanalítica
Adolescência sob a persp. Do desenv. Humano
Adulto e idoso sob a persp. Do desenv. Humano
Bases epist. Da avaliação psicológica
Met. De intervenção psic. Social comunitária
Psico. Pers.: abord. Cognitivo-comportamental
Psico. Pers.: abordagem humanista existencial
Teorias e técnicas da psicomotricidade
Bases epist. Da psicopatologia
Est. Básico: atividade de campo
Est. Básico: orientação e supervisão
Met. Da aval. Psic, da criança e adolescente
Metodol. De aval. Psicol. Do adulto e idoso
Psicofarmacologia
Psicologia do excepcional
Est. De triagem psicológica: orient. E supervisão
Est. De triagem psicológica: atividades em campo
Met. Aval. Intervenção orient. Vocacional
Metodologias de avaliação e intervenção em psicologia escolar educacional
Psicologia do trabalho
Psicopatologia da criança e adolescente
Psicopatologia do adulto e idoso
Teorias dos métodos e técnicas psicoterápicas
Dificuldades de aprendizagem
Est. De psicodiagnóstico: orientação e supervisão
Est de psicodiagnóstico: atividades em campo
Metodologias de avaliação e intervenção em psicologia organizacional e do trabalho
Políticas públicas
Teorias dos métodos e técnicas psicoterápicas com adultos e idosos
Teorias dos métodos e técnicas psicoterápicas em criança e adolescente
Educação para a diversidade e práticas inclusivas
Est. Processos clínicos i: orientação e supervisão
Est. De plantão psicológico I: orient. E superv.
Est. Plantão psicológico I: atividades em campo
Est. Processos clínicos I atividades em campo
Estágio de psicologia escolar educacional I: atividades em campo
Estágio de psicologia escolar educacional I: orientação e supervisão
Estágio de psicologia organizacional e do trabalho I: atividade em campo
Estágio de psicologia organizacional e do trabalho I: orientação e supervisão
Metodol .de intervenção familiar
Psicologia jurídica
Saúde pública
Ativ acad - científico - culturais
Est. Plantão psicológico II: atividades de campo
Estágio de plantão psicológico II: orientação e supervisão
Estágio de processos clínicos II: atividades em campo
Estágio de processos clínicos II: orientação e supervisão
Metodologias de avaliação e intervenção em psicologia hospitalar
Psicologia do esporte
Psicologia do trânsito
Sociologia da responsabilidade social
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