DFP_
Localização:Ourinhos - São Paulo
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
A vida moderna, de grande complexidade, é resultante dos processos históricos e sociais em permanente e rápida transformação. Apresenta, sobretudo, atributos de racionalidade como elemento primordial, o que determina que as leis do mercado sejam definidoras dos comportamentos institucionais, grupais e individuais. Nessa realidade, os processos de modernização trouxeram, ao lado de facilidades e confortos bem recebidos pelas pessoas, grupos e a sociedade em geral, a degradação da qualidade de vida, incluindo, entre outros aspectos, a fragilização dos processos psíquicos do ser humano. Nesse panorama, observa-se que as pessoas têm percebido a necessidade de um reordenamento social e têm buscado caminhos para a criação de espaços onde possam desenvolver aspirações pessoais e relações interpessoais significativas e gratificantes. O ponto central e de referência para essa nova ordenação, é o psiquismo humano. Qualquer intervenção deverá estar apoiada em diferentes formas de investigação junto às pessoas, grupos e instituições sociais, seja nas situações cotidianas, como processo de desenvolvimento, seja nas situações de crise, como forma de reequilíbrio das estruturas e do funcionamento individual, grupal, institucional e social. É nesse contexto que a ciência psicológica insere-se, ao lado de outras ciências que contribuem para a compreensão dos variados planos das vivências humanas.
A Psicologia tem um importante papel na mudança de paradigmas e na promoção de práticas que favoreçam o desenvolvimento e a realização humana. Assim, o Projeto do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos, justifica-se pela importância da disciplina no mundo atual, como forma de entendimento, apoio e sustentação aos processos psíquicos individuais, grupais, institucionais e sociais. Justifica-se igualmente pela possibilidade de formar profissionais dessa área de conhecimento, com a função de atender à demanda existente na região. Assim, a implantação do Curso de Psicologia das FIO, está respaldada pela comunidade local, que busca atendimento de problemas de várias ordens, desde aqueles vinculados a questões da infância, até àqueles relativos à realidade do trabalho.
Dessa forma, o princípio norteador do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia das FIO foi o de oferecer formação qualificada, coerente e condizente com uma atuação profissional diferenciada, e capaz de promover transformações pessoais e sociais significativas.
O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia das FIO foi elaborado a partir das orientações constantes da Resolução CNE/CES n. 8, de 07 de maio de 2004, aprovada de acordo com os dispositivos do artigo 53 da Lei de Diretrizes e Bases e da Lei n. 9.131, de 15 de novembro de 1994.
Nesse sentido, o Curso de Psicologia das FIO está estruturado sobre dois núcleos formadores: núcleo básico e núcleo das ênfases curriculares. Após cursarem as disciplinas do núcleo comum, será oferecida aos alunos a possibilidade de formação em duas ênfases curriculares, podendo resultar em percursos profissionais diferenciados. São elas: “Psicologia e Processos Clínicos” e “Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional”. As disciplinas do núcleo comum e as disciplinas das ênfases estão distribuídas em diferentes eixos estruturantes, permitindo ao futuro profissional o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitarão atuação profissional compatível com os objetivos propostos pelo Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia das FIO.
Pretende-se assim, que o Curso de Psicologia das FIO tenha presença marcante em Ourinhos e região, abrindo possibilidades de formação e aprimoramento de profissionais da Psicologia e áreas afins e também atendendo às necessidades apresentadas pela comunidade. A qualidade de ensino e a atuação em projetos na comunidade são compromissos da instituição com as demandas regionais.
Objetivos
Objetivo Geral
O curso tem por objetivo formar profissionais com capacidade de reflexão e crítica, preparados ética, política, social e tecnicamente para atuação transformadora: preventiva, diagnóstica e terapêutica nas áreas da Psicologia Clínica e Psicologia do Trabalho.
Objetivos Específicos
* Promover apropriação do conhecimento científico em Psicologia de forma integrada e produtiva.
* Reconhecer as diferentes correntes e concepções teóricas em Psicologia.
* Integrar os conhecimentos teóricos com as práticas profissionais, considerando os diferentes contextos.
* Articular os conhecimentos psicológicos com os de áreas afins.
* Contribuir para a construção do saber e do fazer psicológicos.
Perfil Profissional
* Manter uma postura permanentemente responsável por sua formação e aprimoramento;
* Utilizar os métodos e técnicas da Psicologia na atuação profissional, acompanhando a evolução do conhecimento na área e em áreas de suporte;
* Identificar as necessidades e expectativas das pessoas, grupos e instituições relativas às possibilidades de contribuição da psicologia;
* Atender e acompanhar as demandas individuais, grupais, institucionais e sociais, buscando melhorar a qualidade de vida e favorecer o desenvolvimento humano e social;
* Analisar e intervir em situações e contextos em que seus conhecimentos e prática profissionais sejam necessários;
* Trabalhar em equipes multiprofissionais e contribuir com profissionais de outras áreas, sempre que isso signifique agregação de valor à ação profissional e contribuição ao desenvolvimento humano;
* Produzir novos conhecimentos e práticas, divulgando-as para favorecer o desenvolvimento de outros profissionais da Psicologia e de disciplinas afins;
* Considerar, nas intervenções, o ser humano como ser integral e participante de um contexto dinâmico e em constante transformação.
DFP_