Graduação em Publicidade e Propaganda (Campina Grande, Paraíba)
Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos
Localização:Campina Grande - Paraíba
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
1. Objetivos do Curso
O uso intensivo dos meios de comunicação mostra que a linguagem é o meio de comunicação universal, devendo ser utilizada nas suas diferentes formas para educar e produzir conhecimentos valiosos para toda a humanidade. Dada sua importância, a formação de profissionais para atuarem nessa área surgiu como uma necessidade social.
O curso de graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda implantado pela Faculdade Reinaldo Ramos (FARR) tem como objetivos principais:
Qualificar o profissional com competências e habilidades para desenvolver atividades técnicas em agências de propaganda, veículos de comunicação, departamentos de publicidade e instituições públicas, como também para assessorar pessoas e organizações, com postura crítica e ética na elaboração da comunicação publicitária;
Formar o profissional de Publicidade e Propaganda comprometido com a análise crítica das práticas sociais relacionadas com as mídias e suas articulações culturais, políticas e econômicas;
Desenvolver a pesquisa da tecnologia da informação e sua inserção no desenvolvimento de novas estratégias de publicidade e propaganda;
Propiciar a disseminação de linguagens, estratégias e tecnologias midiáticas, contribuindo para o desenvolvimento cultural local e regional.
O curso possui duração mínima de 4 (quatro) anos e máxima de 7 (sete) anos.
2. Perfil do Profissional a Ser Formado
São funções do profissional de Publicidade e Propaganda a ser formado pela FARR/CESREI:
Análise de processos globais do mercado publicitário;
Desenvolvimento de instrumentos de avaliação dos processos publicitários;
Análise do processo de relacionamento agência - empresa - fornecedor;
Execução de planos de marketing e de publicidade e propaganda;
Acompanhamento e controle da atividade publicitária;
Análise e classificação da segmentação de mercado;
Desenvolvimento do processo criativo e suas técnicas;
Domínio das linguagens publicitárias em perspectiva tecnológica, de criação, produção e interpretação;
Reflexão crítica dos valores ético-políticos da publicidade e de sua prática profissional.
Com base nesse perfil, em suas dimensões genérica e específica, o profissional de Publicidade e Propaganda egresso da FARR estará capacitado para desenvolver, entre outras, as seguintes atribuições no mercado de trabalho:
Atuar na área de planejamento, criação, produção e avaliação de campanhas de publicidade e propaganda;
Planejar e controlar as diretrizes de comunicação de produtos e serviços de uma empresa, com base em estratégias de marketing;
Administrar, planejar e promover eventos;
Planejar e executar pesquisas de opinião e de mercado;
Administrar agências de publicidade;
Assessorar empresas industriais e comerciais, bem como instituições públicas, na divulgação de produtos, serviços, idéias, marcas etc.
O mercado de trabalho para esse profissional é constituído por agências de publicidade, produtoras e empresas ligadas à comunicação, empresas industriais e comerciais, instituições públicas, bem como cursos de formação profissional na área de Publicidade e Propaganda.
DISCIPLINAS
1º Semestre
1. Comunicação em Língua Portuguesa I
2. Sociologia da Comunicação
3. História da Comunicação
4. Introdução à Publicidade e Propaganda
5. Oficina de Criação
6. Metodologia do Trabalho Científico
2º Semestre
7. Comunicação em Língua Portuguesa II
8. Teoria da Comunicação
9. Expressão Gráfica I
10. Filosofia da Comunicação
11. Psicologia da Comunicação
12. Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira
3º Semestre
13. Mercadologia
14. Ética e Legislação Publicitária
15. Comunicação Comparada
16. Fotografia Publicitária
17. Expressão Gráfica II
18. Optativa
4º Semestre
19. Fundamentos da Semiótica
20. Comportamento do Consumidor
21. Redação Publicitária I
22. Administração e Organização Publicitária
23. Criação Visual e Direção de Arte
24. Estatística Aplicada
25. Optativa
5º Semestre
26. Atendimento em Publicidade e Propaganda
27. Redação Publicitária II
28. Direito do Consumidor
29. Produção Publicitária em Áudio
30. Estéticas e Linguagens Midiáticas
31. Pesquisa de Mercado
32. Optativa
6º Semestre
33. Desenvolvimento de Identidade Visual
34. Estratégias de Mídia
35. Metodologia da Pesquisa Científica
36. Produção Publicitária em Vídeo
37. Planejamento de Campanha
38. Estágio Supervisionado I
39. Optativa
7º Semestre
40. Propaganda Política e Marketing Eleitoral
41. Produção Publicitária em Novas Mídias
42. Projeto Experimental I
43. Gestão da Comunicação Mercadológica
44. Gestão Estratégica de Marcas
45. Estágio Supervisionado II
8º Semestre
46. Apresentação e Defesa de Campanha Publicitária
47. Empreendedorismo
48. Projeto Experimental II
49. Criação de Portfólio
50. Responsabilidade Sócio-Ambiental em Publicidade
Optativas
Técnicas de Desenho e Ilustração
Planejamento Promocional de Eventos
Técnicas de Animação
Advergames
Marketing Religioso
Gestão Financeira em Agência de Publicidade
Comunicação e Desenvolvimento Regional
Libras
Promoção de Vendas e Merchandising
Publicidade Sensorial