Localização:Batatais - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
A dinâmica do curso permite que o futuro profissional entenda a relação da comunicação publicitária com o público consumidor, analisando situações mercadológicas e comunicacionais, bem como tenha condições de desenvolver planos de comunicação, de marketing e de campanha para os diversos segmentos de mercado. Assim, durante o curso, o futuro profissional de Publicidade e Propaganda desenvolverá projetos integrados com o propósito de entender a aplicação dos conceitos e técnicas estudadas em cada disciplina. A partir de uma infraestrutura adequada, que conta com laboratórios de fotografia, rádio, televisão, produção gráfica e multimídia, o futuro profissional irá produzir material publicitário e de comunicação, vivendo situações reais de campanha. Além das atividades de rotina na relação sala de aula/laboratórios/atividades, o curso também conta com a Agência Escola para o desenvolvimento de ações de comunicação e marketing para clientes reais em atividades complementares.
Perfil do profissional
O bom profissional da área de Publicidade e Propaganda deve conhecer e compreender aspectos referentes ao comportamento humano e às relações sociais. Ou seja, ele não se caracteriza apenas como um profissional que conhece o uso das ferramentas de comunicação. Desta forma, o profissional formado pelas Faculdades Claretianas terá condições de buscar e interpretar as informações que o mercado oferece, estabelecer planos de ações de comunicação e marketing e produzir material de comunicação amparado por uma visão ética-política. Assim, este profissional terá conhecimento qualificado para a aplicação das ferramentas de comunicação, sólido domínio das técnicas de produção da informação para os diversos veículos de comunicação, mídia, redação publicitária, planejamento, marketing, pesquisa de mercado e tecnologia. Este perfil é possível em virtude da visão generalista que o curso oferece sobre as ciências humanas e a comunicação, bem como os conhecimentos específicos da área de Publicidade e Propaganda.
Campo de atuação e mercado de trabalho
O mercado publicitário exige muito conhecimento e aplicação. Ele é abrangente e permite diversas atividades específicas e correlacionadas à área. Mesmo em períodos de grandes dificuldades econômicas, marcas, produtos e serviços estão na mídia, enaltecendo seus diferenciais e buscando manter seus consumidores e clientes ou procurando ampliar o seu mercado. Seja nos grandes centros urbanos ou nas pequenas cidades do interior, os mais diversos meios de comunicação, do folheto à internet, dependem de bons profissionais publicitários para estimular seu público-alvo. Da mesma forma, as empresas que mantêm estes veículos de comunicação precisam de bons profissionais da área para se posicionar no mercado. O mesmo acontece com instituições, empresas, organizações governamentais e não-governamentais. Assim, o profissional de Publicidade e Propaganda tem uma série de possibilidades de atuação profissional em agências de publicidade (atendimento, planejamento, pesquisa, criação, mídia, entre outras atividades), em assessorias de comunicação, empresas (departamentos de marketing), empresas públicas ou privadas de comunicação, produtoras, emissoras e redes de rádio e de televisão, provedores e/ou administradores de conteúdo de internet, entre outros.
Administração de empresas de publicidade
Antropologia teológica
Arte publicitária
Artes visuais I
Artes visuais II
Atividades complementares I
Atividades complementares II
Atividades complementares III
Atividades complementares IV
Atividades complementares V
Atividades complementares VI
Atividades complementares VII
Comportamento do consumidor
Comunicação e realidade regional
Comunicação mercadológica
Comunicação multimídia
Estudos de processos comunicacionais
Estética e cultura de massa
Fotografia
Fotografia publicitária
Iniciação à pesquisa científica
Legislação em publicidade e propaganda
Linguagens e produção
Língua portuguesa
Mercadologia
Metodologia da pesquisa científica
Máquinas, equipamentos e tecnologia da comunicação
Mídia I
Mídia II
Mídia III
Optativa de formação: libras
Planejamento de campanha I
Planejamento de campanha II
Planejamento em publicidade e propaganda
Produção publicitária em RTVC IV
Produção gráfica
Produção publicitária em RTVC I
Produção publicitária em RTVC II
Produção publicitária em RTVC III
Propaganda política
Redação e expressão oral
Redação publicitária I
Redação publicitária II
Redação publicitária III
Redação publicitária IV
Sociologia da comunicação
Teoria da comunicação
Teoria da propaganda
Teoria e pesquisa de opinião I
Teoria e pesquisa de opinião II